Chip tira sal da água do mar

11/07/2013 11:37 - Modificado em 11/07/2013 11:37
| Comentários fechados em Chip tira sal da água do mar

agua salEm breve poderá ser possível remover a totalidade do sal, em grandes quantidades de água do mar, apenas com um chip. Este chip separa o sal da água através de um processo de dessalinização eletroquimicamente mediado.

 

O líquido salgado passa por um microcanal onde se aplica uma corrente elétrica de três volts, avança o site ‘Gizmag’.

O processo permite que um elétrodo incorporado num dos pontos de ramificação do canal, com o intuito de neutralizar alguns dos iões de cloreto da água, aumente o campo elétrico nesse ponto do canal.

Estabelecidas estas condições, a área de maior corrente, chamada de zona de depleção do ião, desvia o sal para uma das ramificações do canal, permitindo que a água doce continue a sua passagem para a outra.

 

PONTOS FRACOS DO CHIP

O pequeno aparelho de dessalinização da água do mar apenas remove 25% do sal.

 

Para que possa ser considerada potável é necessário remover 99% do sal da água.

 

Ainda assim, os cientistas acreditam que conseguirão corrigir esta fraqueza.

A empresa ‘Okeanos Technologuies’, criada em 2010 com o objetivo de desenvolver a dessalinização da água e combater a escassez deste bem essencial em alguns pontos do planeta, é a responsável por este projeto, em parceria com várias universidades.

Recorde-se que os processos de dessalinização da água do mar em grande escala que existem atualmente exigem grandes investimentos monetários e não garantem que a água fique limpa.

 

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.