Abandonou tudo pelo amor , mas foi abandonada pelo seu amor

10/07/2013 07:59 - Modificado em 10/07/2013 07:59

franca11“Tudo por amor”, é assim que a professora Izilda Pereira define o seu percurso de vida em Santo Antão. Ex-mulher de um emigrante que a abandonou com três filhos para criar, com a promessa de lhes proporcionar uma vida melhor.

Hoje , é com orgulho que Izilda fala nos três filhos – todos eles formados e a trabalharem – “graças à vontade que eu sempre tive de os ver encaminhados, de lhes proporcionar uma vida que eu nunca tive”. Esta é a história de uma mulher de luta que abdicou dos seus objectivos e sonhos em prol da família.

“Fui mãe e pai ao mesmo tempo”

Quatro anos após ter chegado a França, Paris, Izilda resolve regressar para Cabo Verde para se casar com o seu “grande amor”, o então ex-marido. Doze anos após o casamento e já com quatro filhos, o marido emigra e deixa os filhos por conta de Izilda. Mas nem por isso, esta mãe se deixa abater: “fui professora, lavadeira de roupa, empregada. Trabalhei e muito para poder sustentar os meus filhos sozinha. Sempre incuti neles a importância de estudarem para serem pessoas melhores e consegui e, isso para mim, é um feito e o meu grande orgulho”, conta a professora.

“Quando vi que só dependia de mim cuidar dos três, lutei com unhas e dentes, terminei os meus estudos liceais, ingressei nas formações ministradas pelo Ministério da Educação na altura e fui crescendo profissionalmente”, acrescenta Izilda. E foi com o “suor” do seu esforço e o amor pelos filhos que a motivou sempre a continuar a estudar, porque “sabia que só assim poderia garantir o meu emprego e ter um salário digno que me desse a possibilidade de os ajudar”.

Neste momento, à beira da reforma, é com grande orgulho que fala do seu percurso enquanto mãe e enquanto profissional. Senhora respeitada por todos os que a conhecem, reconhecida pelos alunos, mãe esmerada e batalhadora, amada e engrandecida pelos filhos, é este o cenário actual da vida de Izilda Pereira. “Fui mãe e pai, fui professora, trabalhadeira, passei por muitas angústias na minha vida (até passei fome), mas estou aqui e Deus está a recompensar-me. Não poderia haver recompensa maior do que o reconhecimento dos meus filhos e do amor que me dão todos os dias mesmo estando longe”, desabafa com lágrimas nos olhos a professora.

  1. Eurides

    Cabo Verde acaba de ganhar um filho nobre licenciado na Engenharia aerospacial, formado numa universidade privada nos USA Sua área de ação é construção e manutenção de aviões.
    Tudo isso é deve-se à luta incessante da mãe, que não vê barreiras , galga montes e vales; lutou e venceu!!!
    Muitas Izildas estão por ai e no anonimato.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.