Brasil pede esclarecimentos aos EUA após notícia sobre espionagem

7/07/2013 21:52 - Modificado em 7/07/2013 21:52
| Comentários fechados em Brasil pede esclarecimentos aos EUA após notícia sobre espionagem

ObhamaGoverno recebeu “com grave preocupação” a notícia de que as comunicações de cidadãos brasileiros são registadas e armazenadas pela NSA norte-americana.

 

O Governo do Brasil pediu esclarecimentos à Administração Obama sobre a acusação de que os serviços secretos norte-americanos registam as chamadas telefónicas e a actividade na Internet no seu território há uma década.

 

O jornal O Globo escreve na edição deste sábado que a Agência de Segurança Nacional norte-americana recolhe e armazena os dados das comunicações no Brasil de forma “constante e em grande escala”.

 

“O Governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações electrónicas e telefónicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objecto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos”, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Antonio de Aguiar Patriota, segundo um comunicado publicado no site do ministério.

 

O responsável adiantou que o Governo do Brasil “promoverá, no âmbito da União Internacional de Telecomunicações, em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações” e “lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objectivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade”, através de “normas claras de comportamento dos Estados na área da informação e telecomunicações”.

 

Em conclusão, o ministro brasileiro diz que o objectivo é “garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países”.

 

 

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.