CVTELECOM investiu 48 milhões de escudos em acções de responsabilidade social

4/07/2013 01:28 - Modificado em 4/07/2013 01:28
| Comentários fechados em CVTELECOM investiu 48 milhões de escudos em acções de responsabilidade social

cvt4A Assembleia Geral Anual de Acionistas realizada ontem aprovou as seguintes propostas apresentadas no âmbito dos pontos da ordem de trabalhos:

• Aprovação dos relatórios de gestão, dos balanços e das contas individuais e consolidados relativos ao exercício de 2012.

• Distribuição do resultado líquido do exercício de 2012, no montante de 1.222.640.186 ECV nos seguintes termos:

o Pagamento aos Acionistas de um montante global de 611.320.093 ECV, correspondendo a 611$00 por ação.

o O montante de 611$00 por ação acima referido será pago aos Acionistas em três fases: Julho (40%), Setembro (30%) e Novembro (30%).

• Pagamento de prémios aos seus trabalhadores com um limite máximo de 2 meses de ordenados, pagos de acordo com o regulamento em vigor na Empresa.

 

Negócio e Inovação

Excluindo o efeito da aplicação do normativo contabilístico IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee), as receitas diminuíram 1,4% face a 2011 enquanto o EBITDA diminuiu 3,4% face ao mesmo período. As receitas e o EBITDA foram principalmente impactados pelo efeito adverso das receitas grossistas (-11,2% face a 2011). Em 2012, o crescimento das receitas de dados influenciaram positivamente as receitas móveis e fixas. Durante 2012, a CVTelecom lançou várias ofertas comerciais, tanto no móvel como no fixo, destinadas a promover a utilização e a fidelização dos clientes, incluindo: (1) novas ofertas de Banda Larga suportadas em serviços 3G; (2) Powa Swag – um tarifário para os mais jovens; (3) Grilo ao Segundo – um novo tarifário all-net, e (4) vouchers internacionais.

 

Num cenário económico em que o mercado está a ser marcado pela retração do consumo interno, o Grupo CVT viu crescer as suas receitas de retalho em 1,6%, resultado da aposta e do investimento da Empresa (que ascendeu a 2,677 Milhões de contos) na Qualidade de Serviço e na constante liderança e inovação no lançamento de novos Produtos e Serviços, a par com uma política de eficiência operacional que permitiu ao Grupo CVT reduzir a sua estrutura de custos, excluindo custos comerciais, em cerca de 5%.

 

O Grupo CVT reforçou assim o seu atendimento ao cliente, redimensionando o atendimento telefónico, aumentando o horário e melhorando o atendimento nas lojas que permitiram reduzir os tempos de espera dos clientes e aumentar a qualidade de serviço no atendimento.

 

Esta aposta do Grupo contribuiu em grande escala para o aumento da qualificação, capacitação, modernização e segurança da Rede e Serviços, assim como para o incremento dos níveis de penetração e democratização do acesso a todos os Serviços de Telecomunicações.

2012 foi marcado pela explosão dos dados, tendo-se assistido a um crescimento muito acentuado de acessos à Banda Larga Fixa e Móvel. A aposta do Grupo CVT neste campo tem tido resultados ímpares que colocam Cabo Verde na linha da frente, quando comparado com outros países, em termos de acesso, cobertura, preço e velocidade de Internet.

A Banda Larga Fixa do Grupo CVT (CVMultimédia) fecha assim um ciclo de 4 anos de crescimento anual a dois dígitos que muito contribuiu para a maior penetração da Internet em Cabo Verde e a democratização do acesso à Sociedade de Informação.

Por outro lado, a oferta alargada de Internet de Banda Larga da CVMóvel, com preços de acesso muito reduzidos, representou mais um importante passo para a democratização e massificação do acesso à Internet em Cabo Verde.

 

Dividendo

 

O ano 2012 foi marcado pela conclusão de um importante ciclo de investimentos com forte impacto nas amortizações e nos resultados líquidos da CVTelecom, e por uma conjuntura económica e financeira bastante desafiante para o País e mercados internacionais, com reflexo direto na distribuição do dividendo, em linha com a política adotada pelas restantes empresas do sector de telecomunicações.

 

Todos estes fatores levaram os acionistas a aprovar hoje em Assembleia Geral uma revisão em baixa da distribuição dos dividendos, para que o Grupo CVT possa amortizar a dívida contraída para financiar os investimentos realizados no país e manter sustentável, no seu médio e longo prazo, uma empresa geradora de valor para os seus acionistas e restantes stakeholders.

 

Este ano serão distribuídos 50% dos dividendos, correspondentes a 611$00 por ação, sendo pagos em 3 prestações: 245$00 (40%) em Julho de 2013, 183$00 (30%) em Setembro de 2013 e 183$00 (30%) em Novembro de 2013.

 

Política de Recursos Humanos

 

A CVTelecom vê os seus colaboradores como um dos públicos prioritários e essenciais para o sucesso e continuidade competitiva da Empresa. Por isso, 2012 foi também marcado por um forte investimento na formação e capacitação dos seus recursos humanos, e também na contratação de novos quadros superiores e técnicos especializados, garantindo uma criação líquida de emprego, direta e indireta, num contexto económico adverso. Esta política tem tido um retorno concreto através da melhoria dos índices de motivação e satisfação que subiram cerca de 6 e 7 pontos percentuais, respetivamente.

 

Responsabilidade Social

 

O Grupo CVT continua a assumir-se como uma Empresa socialmente responsável com intervenções em várias áreas como a Educação, Saúde, Desporto, Proteção do Meio Ambiente, Promoção Social e Promoção da Sociedade de Informação. Só em 2012 o investimento do Grupo CVT em ações de Responsabilidade Social atingiu os 48 milhões de ECV, mais 2% que em 2011.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.