Cenas de pugilato no Parlamento da Ucrânia

25/05/2012 07:35 - Modificado em 25/05/2012 07:35
| Comentários fechados em Cenas de pugilato no Parlamento da Ucrânia

Não é novidade no país nem exclusivo dos ucranianos: o Parlamento da Ucrânia foi hoje palco de uma verdadeira cena de pugilato entre deputados da oposição e do partido do Presidente Viktor Ianukovitch.

 

As cenas de violência aconteceram durante o debate sobre a hipótese de o russo se tornar língua oficial nalgumas zonas do país que, juntamente com a Polónia, organiza o Euro 2012.

Os deputados da oposição pró-ocidental consideram que esta lei é uma tentativa do partido de Ianukovitch de dividir o país antes das eleições legislativas de Outubro e que ela ameaça a cultura, a língua e a independência ucraniana em relação à Rússia.

Ianukovitch, pró-russo, foi o líder derrotado pela chamada Revolução Laranja de 2004 na Ucrânia, mas regressou recentemente em força depois da derrota dos seus principais rivais políticos: Viktor Iuchtchenko e Iulia Timochenko.

Esta está detida e foi condenada a sete anos de prisão por abuso de poder enquanto foi primeira-ministra. A sua greve de fome e as suas queixas de maus tratos na prisão levaram já alguns dirigentes europeus a anunciar que tencionam boicotar os jogos do Euro 2012 na Ucrânia. 16 ao todo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.