O perfil de Zezinho Catana: dócil, inofensivo, um coitado

28/06/2013 00:04 - Modificado em 28/06/2013 00:17

cerebroMas afinal quem é Zezinho Catana? Um homem que já cumpriu pena de prisão por uma tentativa de homicídio, um homicídio agravado, uma violação e que já confessou a morte de três pessoas. Duas das quais diz ter esquartejado e vendido a sua carne.

 

O psiquiatra Aristides Responsável dos Serviços Mentais de São Vicente, não tem dúvidas: estamos na presença de um psicopata, um manipulador que seduz as vítimas para depois as matar de forma fria e letal. As pessoas que conheceram ” Catana” descrevem-no como um ” coitado que não faz mal a uma mosca”. Um advogado de São Vicente disse ao ” NN que custa a acreditar que ele tenha cometido esses crimes, pois a sua conduta é de um coitado, chega a dar pena. E não parece que tenha coragem para enfrentar ninguém”. Um ex- recluso que conviveu com Catana na prisão disse ao NN que ” a sua maneira de ser dentro da prisão levou toda a gente a sentir pena dele, no meu caso, como trabalho com artesanato, ensinei-o e dei -lhe trabalho”. E depois de sair da prisão Zezinho procurou o artesão que mora em Chã de Alecrim e tentou que este lhe deixasse morar na sua casa. Chegou a dormir várias noites ao relento fora da casa do ex-presidiário, mas este disse ao NN que “não o acolhi na minha casa por que conhecia os crimes que ele cometeu”. O jeito para passar por coitado e “bom rapaz” é tanto que Catana, com a ficha criminal que tem, conseguiu um trabalho de guarda numa casa de um casal de emigrantes na Ribeira de Julião, em São Vicente. O NN apurou que chegou a abordar o comandante regional da PN, que foi director da cadeia da Ribeirinha no tempo que ele começou a cumprir pena pelo assassinato de Mon pá Trás , pedindo esmola e tentando se aproximar.

E é com o jeito de “ coitado “ que consegue se aproximar de José dos Anjos quando no início de 2013 foi viver para a cidade da Praia “Santantão terá sentido pena dele ao vê-lo dormir debaixo de carros, passar fome e frio, e acolheu-o em sua casa” – escreve o Asemana. José caiu na sedução, na manipulação de Catana. Essa é a sua forma de agir. Mas as suas vítimas têm todas o perfil de “ boas pessoas, pessoas que se deixam seduzir “. José é descrito por quem lhe conhecia como “ um paz de alma, pronto para ajudar”. Alice dos Reis era uma pessoa que sofria de doença mental. Maria Chandim também era conhecida como “ uma boa pessoa “.

Assim as descrições da personalidade de Zezinho Catana parecem dar razão ao psiquiatra Aristides Delgado que considerou “O facto do “Zezinho Catana” não ter apresentado qualquer respeito e sensibilidade pela vida humana no momento em que cometeu os crimes com características hediondas atesta o espírito de um psicopata, porque a natureza deste vai no sentido de “uma pessoa que sofre e faz sofrer a sociedade, pelo que não aprende com os erros, já que não tem remorsos. Para ele, não importa passar 20 ou 25 anos na prisão e, ao sair da cadeia, pode matar de novo porque a vida humana para ele é indiferente”.

 

  1. I.M.Martins

    Eu acho que este tipo de pessoas ,devem ser internadas numa clinica psiquiatra em vez de serem enviados a prisao.Este homem que segundo as”” pessoas”” dizem parecer um coitado q nao faz mal a ninguem : um pobre de alma; ele e mas e um isto e dizendo literalmente nem + nem – que um doente mental possuido pelo demonio nas horas de pegar as suas vitimas,e depois martiliza-las e depois matar-los ;de maneira crua e nua.
    OU posso dizer de uma segunda opcao e de lhe ser concedido pena de morte.

  2. Emigrante atento

    BOM,PRIMEIRO LAMENTO OS ACONTECIMENTOS PRATICADOS POR (PESSOAS) DA RIBEIRA DA TORRE-RABO CURTO(SERIAL KILLER,FALSIFICADOR DE NOTAS).NO QUE TOCA AO SERIAL KILLER POSSO ESTAR ERRADO ,MAS É MAIS CULPA DAS NOSSAS AUTORIDADES DO QUE DO CATANA.DA MANEIRA SELVAGEM QUE COMETEU OS PRIMEIROS CRIMES,DEPOIS DE SAIR DA PENITENCIARIA DEVIAM SEGUIR OS SEUS PASSOS.É FRIO E CALCULISTA E SABE QUANDO E ONDE ATACAR.DEPOIS PASSA TUDO A PENTO FINO E REINTEGRA NA SOCIEDADE COMO ALGUEM COITADO.ABRE OS OLHOS JUDICIARIA

  3. LENA REIS

    Sr psiquiatra a minha irmã não sofria de doença mental assim o Sr me deixa mais triste por acaso o sr erra seu médico .A minha irma ALICE era uma boa pessoa ela não ofendia ninguém nas ajudava muitas pessoas

  4. John Brt

    Este homem,deve e tem algum trauma pa fazer o que ele faz,mas é extremamente friu e calculista ,tendo em conta que, para atingir seus objectivos,é capaz de tudo, a ponto de passar por coitada(passar friu ,fome,etc) só para sensibilizar as suas vítimas,isto é digno de um sociopata.
    OBS: O que mais me intriga é o facto de,numa sociedade tão pequena haja espaço para este tipo de pessoas!Pronto agora a que aporar os facto e tomar o mais rapido possivel,alguma providência para com este indivíduo,no sentido de o prender para sempre ,sugiro,na medida em que ninguem estará tranquilo se esse psikopata andar á solta daqui a 20 anos!

  5. Zé Catana, não passa de um Psicopata mesmo, tem uma conduta que pode ser causada por transtornos infantil que geram conflitos, o que pode ser resultado de aprendizado. Tem a caracteristica que pode ser tanto por factores físiológicos como por socio-psicológico. É daquele indiv não responde ao nenhum tipo de castigo, não sente angústia pessoal, não tem problemas, o seu comportamento é anormal para castigar os outros, não ten sensso, não tem medo de aprovação ou desaprovação social, são antisocial

  6. Anilton Fortes

    Deveria haver pena de morte para casos deste género. alguém que não importa com a vida dos outros,é lógico que não precisa da sua também.

  7. patrique

    muntes cabo verdiano é so burro ignorantes ta fala cusas sem pensa catana fasy um grande crime sem duvida e é merece paga o k fasy mas ca nhos squece ma justiça é ca sema nhos sta pensa nau oto ta fla pa mata tmb ,, pa fica djunto cu rato , pa podrece na cadia nhos ca odja claro ma pessoas de quel tipo li ma meste um tratamento sserio pmd alguem k ta fasy ques cenas li ta sufre de depressão mental e odimonio dja pudera conta del Deus é ca se k dexa merda se nhos familia nhos ta fla pa mata tmb

  8. Saturnino brito

    Aproveitando, as suspeições já levantadas, a polícia deveria investigar agora mais afundo alguns desaparecimentos misteriosos, ocorridos em S. Vicente. Falo concretamente do saudoso ” Kuvic” que possuia um bar no mercado da Rua de Lisboa . Alguns testemunhos deram conta do Kuvic juntamente com este Jose Catana.

  9. Aline Santos

    Sr Catana mata,porque é heraditário o Bizavo,o Avo e o pai,todos matavam,perguntam as pessoas mais velhas do rabo-curto eles explicam tudo.

  10. Matar! na lei divino? Mas podem ver outras formas de castigo, como por ex. choque eléctrico, meter numa psiquiatria misturado com loucos furiosos, para torturá-lo, mas para colocar-lhe na cadeia juntamente com os outros pode ser risco, já li um escrito – entrevista de Macedo Rezende “Brazileiro”, com um caso de um individuo que já tem 71 crimes, homicídio de matança, na cadeia mata um colega de cela porque “roncava de mais”, mata outro porque não ia com a sua cara, segundo informação e a sua imagem na fotografia, apresentava ser bom individuo. Por isso acho que deve pensar bem no sue castigo, porque a “Psicopata” não são loucos.

  11. Matar! na lei divino? Mas podem ver outras formas de castigo, como por ex. choque eléctrico, meter numa psiquiatria misturado com loucos furiosos, para torturá-lo,lezar os membros superiores, mas para colocar-lhe na cadeia juntamente com os outros pode ser risco, já li um escrito “entrevista” de Macedo Rezende “Brazileiro”, caso de um individuo que já tem 71 crimes, homicídio de matança, na cadeia mata um colega de cela porque “roncava de mais”, mata outro porque não ia com a sua cara, segundo informação e a sua imagem na fotografia, apresentava ser bom individuo. Por isso acho que deve pensar bem no sue castigo, porque a “Psicopata” não são loucos, sabe muito bem o que quer, consegue planificar para atingir o seu objectivo e faça sem deixar o rasto.

  12. snap

    Quem vai pagar tratamenro para este monstro és tu Patrique? Vai dar banho ao cao.
    Vai dizer isto aos familiares das vitimas palhaço.
    O primeiro burro é voce

  13. Luna

    Desafio-vos meus senhores a pesquisar sobre a Psicopatia antes de fazer qualquer juizo de valor . Que Deus descanse as suas almas.

  14. cidadão

    Sra Lena Reis
    Eu em nenhum momento referi que a sua irmã era doente mental pois nunca a atendi nas minhas consultas e na presente reportagem o articulista não faz essa afirmaçao de que eu tenha dito isso, até porque os diagnosticos são sigilosos.Acho que há um mal entendido mas estou disposto para esclarecer isso com a senhora e pode me procurar no meu local de trabalho.Um bom dia para a senhora e muita força para ultrapassar esse momento dificil

  15. Aristides

    SRA Lena Reis
    Eu em nenhum momento referi que a sua irmã fosse doente mental pois nunca a atendi na minha consulta e caso a tivesse atendida o diagnostico é sigiloso.Também o articulista em nenhum refere que eu fiz tal afirmação acho que há um mal entendido mas estou disposto a esclarecer isso com a senhora desde que a sra a queira fazer-lo, pode procurar-me no meu local de trabalho.Muita força e coragem para ultrapassar esse momento difícil.
    Bom dia

  16. simiteri

    É voz corrente cá no Tarrafal de Santiago que o Zezinho Catana matou um indivíduo de sexo masculino que era doente mental. Tal suspeição tem cabimento porque este cidadão que adorava deambular pela Vila e mendingando junto às famílias sumiu na altura que o psicopata Catana viveu cá.

  17. ADLV

    1000 ano de prisão. Penas é ki nos justiça ka sta preparado pa condena es tipo de crime…

  18. ADLV

    Patrique bu tem um bocadinho de razon sim pmd mal ka ta pagado ku mal mas idependentemente de nha família ou nau ou de kenha ki for tudo alguém tem ki paga pa crime ke comete e na nha opinião consuante é grandeza de crime é si ke pagamento e també saito lugar se nha família ki matado ke bendedo nca ta fica sabe, por isso, ka tem pensada se for nha família ki comete kel crime la…

  19. anselmo fonseca

    Notícia muito ponderada, muito informativa e muito bem conseguida. Triste e arrepiante, mas é a primeira a tocar na ferida, com extratos de análise de um psiquiatra ao perfil e conduta socio-psicológico do Zezinho Catana. É caso para levar as instâncias a se pronunciarem sobre a instituição de um exame psiquiátrico aos reclusos perigosos, no fim do seu tempo no presidiário, para decidir o seguinte: “Estará o recluso apto a voltar à sociedade civil e provar que arrependeu-se?”.Parabéns ao NN!

  20. BRITO

    tudo isto é muito triste. mas é uma pessoa que precisa de tratamento a sério mesmo estando na cadeia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.