Os crimes Zezinho Catana chocam Cabo Verde

24/06/2013 00:05 - Modificado em 23/06/2013 23:54

ze catanaOs crimes de Zezinho Catana é um dos assuntos mais falados no momento em todos os lugares e, pessoas de todas as idades, comentam o sucedido . Através das redes sociais, principalmente do Facebook, as pessoas levantam uma onda de protestos e repúdio pelos actos do Zezinho Catana exigindo justiça ao caso e, como medida de prevenção, perguntam se “eles lhe vão dar TIR ou tiro?”.

As pessoas mostram-se chocadas com este acto bárbaro de Catana e não se contêm na forma como expõem a medida de punição pretendida para este caso. “Este homem, Zezinho Catana, um assassino que deveria ser julgado no Tribunal do Povo em Praça Pública, para que cada cidadão tirasse um pedaço do seu corpo com alicate”, exterioriza Fernando Lopes . “Triste dimas, para além de colocar Cabo Verde mal visto imagino como alguém que coma carne como deve estar”, escreve Lenny Barros e acrescenta que alguém do tipo merece a morte. E para os internautas não existe punição mais justa para Catana do que a morte. E Djimy Boss mostra-se preocupado porque “se já apareceu um é porque ainda tem mais”, por isso, avisa para que as pessoas estejam atentas.

Mas já para RC Lima a “cadeia é pouco, matar não se pode, o jeito é prová-lo doente e dar-lhe esse tratamento”. E numa explicação mais detalhada António Barbosa da Silva explica que “esse assassino merece uma combinação de uma ”prisão/sanção” dura e cuidados psiquiátricos adequados em manicómio isolado da sociedade” para garantir os direitos dos doentes e a segurança das pessoas contra a agressão e o homicídio.

PJ criticada por causa da actuação no caso

A Polícia Judiciaria é alvo de duras críticas por parte dos internautas no que tange ao caso do Zezinho Catana pela forma como actuou nas investigações onde as pessoas, de certa forma, atribuem uma certa culpa a essa instância judicial. Lu Santos questiona como é que uma pessoa com o histórico criminal de assassinato e que convivia com estas pessoas não foi investigada aquando do desaparecimento das vizinhas. E Diva Tomar acrescenta que “é mais triste porque a PJ tinha tudo nas mãos para o apanhar antes, mas não informaram nem investigaram”.

Fredson Fred finaliza escrevendo: “Então Sr. Inspector, o Sr. pode provar que não houve denúncia dos familiares da Alice; olha fomos variadas vezes à PJ e inclusive a PJ esteve no terreno. Cuidado com o que diz para não nos ofender e ferir-nos mais do que já estamos tentando incumbir a falta de capacidade da PJ em desvendar casos do tipo.”

 

  1. LENA REIS

    Sr Inspector eu IRMÃ de ALICE estou triste com noticia porque famíliar não apresentou queixa por favor ver o arquive

  2. Pedro Rogério Delgad

    Pedro Rogério Delgado comentou uma ligação.
    há alguns segundos
    Os crimes de homicídios cometidos do género perpetrados por Zezinho Catana, sem que se saiba “a priori” se os cometeu com intenção de matar (culpa), “chocam Cabo Verde”, visto que se considera que somos um país de “morabeza”, por um lado; por outro, levam a que as autoridades judiciárias (Ministério Público e os tribunais) passem a tratar pessoas do género como “pessoas” e não “coisas”, quando se reclama o laudo pericial, tanto quanto possível, por iniciativa do MP, como fiscal the legalidade, ou pelo seu advogado, como defensor oficioso, nomeado por uma delas, ou pela OACV, no sentido de prova the sua eventual INIMPUTABILIDADE. Pois, só um psicopata que é capaz de fazer uma coisa dessa na nossa sociedade -brandos costumes, sem intenção criminosa -pois, pela cara risonha dele, que nos mostrou, quando levantava os restos mortais do seu antigo companheiro de quarto, aponta para a eventual personalidade anormal de um agente que poderá vir a ser condenado com a pena de MEDIDA DE SEGURANÇA -seu recolhimento num estabelecimento psiquiátrico. Se é certo que a medida de coacção pessoal de PRISÃO PREVENTIVA que lhe foi decretado pelo juiz de instrução é adequada, até que se saiba se a ele não poderá ser condenado como imputável com a sanção penal de prisão efectiva, a ser cumprida conjuntamente com os que se acham na Cadeia pela prática de factos puníveis com a consciência the ilicitude,, faz-se necessário o exame pericial, com a brevidade possível, para que a sociedade se tranquilize e pense na sua luta em prol do melhoramento the sua condição de vida. Advogado, Céd.Pof. 063/01

    Os crimes Zezinho Catana chocam Cabo Verde – Notícias do Norte
    noticiasdonorte.publ.cv
    Os crimes de Zezinho Catana é um dos assuntos mais falados no momento em todos os lugares e, pessoas de todas as idades, comentam o sucedido . Através das redes sociais, principalmente do Facebook, as pessoas levantam uma onda de protestos e repúdio pelos actos do Zezinho Catana exigindo justiça ao…
    Gosto · · Não seguir publicação

  3. carlos

    Espero que este acto bárbaro seja a última gota para que Cabo Verde, através dos seus órgãos de soberania e com a participação dos cidadãos (referendo?) analise, discuta, e tome medidas legislativas que se imponham, designadamente aumentando o tempo da pena máxima, e, melhor ainda seria instituir com carácter transitório (10 a 20 anos) e disuasor, ou a Pena de Morte ou a Prisão Perpétua aplicáveis em crimes desta natureza. Uma vez em prisão que sejam postos a trabalhar para minimizar os custos.

  4. Chibinho

    Que tristeza Sr. André Semedo. O Sr. Não foi feliz nas suas entrevistas a Radio. Em busca de protagonista falou barato. Nem parece um jurista. Além de falar mal o português e bastante fraco nas suas argumentações; que pena. Em consequencia de toda essa palhaçada e má figura devia, o Sr. Director Nacional devia puni-lo disciplinarmente e acessoriamente a sua comissão de serviço devia ser dada por finda. O Sr. nem para agente da PN serve. Alias há agentes que entendem da matéria melhor que o Sr.

  5. Mônica Semedo

    Bom, de facto o que Zezinho Catana Cometeu é imperdoável e anormal. A minha pergunta é esta: Será que Zezinho Catana, é um LOUCO, ou um PSICOPATA? Eu considero-lhe como simplesmente um PSICOPATA e ANTISSOCIAL, antes de o julgar pelo ato que ele cometeu, seria conveniente submete-lo a um teste de psiquiatria com o objetivo de analisar se realmente ele é uma pessoa sã, e só depois tomar algumas medidas para com ele. Imagina se ele fosse um psicopata e não foi descoberto, é e ele continua preso,

  6. arminda

    esse homem monstro devia ser cortado todos os dedos e dar lhe de comer a sua propria carne aos poucos para ele poder sentir a dor dos outros

  7. Pelo crime cometido, pela barbaridade desde acto, ele merece estar de olhos nele. Estão a imaginar ele no meio de outros reclusos atrás das grades??? Estão a pensar como vai ficar ali junto dos Agentes prisionias?? Sejam atentos companheiros, ele é muito perigoso, muito frio e cinico.

  8. Maria Manuel

    Caboverdianos em estado de choque. Pergunto aos líderes parlamentares se não tem uma palavra de conforto e encorajamento aos cidadãos? Também pergunto ao PR sendo um grande defensor da moldura penal existente em Cabo Verde e relativamente aos tipos de crimes cometidos hoje na nossa sociedade, qual é a sua posição no que diz respeito a sua alteração? E que medidas devem ser tomadas com os reincidentes? Acompanhamento clínico?Reinserção social? Quais as medidas? Pensemos juntos a bem de todos.

  9. Manuel S. Mendes

    Certíssimo Ilustríssimo Dr.Pedro Rogério Delgado!Considerando os aspectos legais,é claro que o Zezinho Catana não cometeu esses actos com a consciência de que os mesmos teriam as consequências que já teve e as que advirão.Contudo deixa em melindre a consciência das pessoas,incluindo eu, que sempre acreditaram que uma situação dessa era impossível de ocorrer em Cabo Verde.Com essas atitudes destruiu todo o alicerce daquilo que acreditamos e propagandeamos de que somos de morabeza e bons costumes.

  10. pedro rogerio delgad

    Pedro Rogério Delgado
    há 5 segundos
    A MIM PARECE QUE ZÉZINHO CATANA, TERIA AGIDO, COMO DETERMINADOS MAGISTRADOS QUE COMETAM CRIME DE DENEGAÇÃO DE JUSTIÇA, POR NÃO SE ACHAREM NA SUA INTELIGÊNCIA E LIBERDADE, SE E NA MEDIDA EM QUE FICARÃO ETERNAMENTE IMPUNES, PORQUE NÃO SE ARREPENDEM DE DECISÕES CONTRA A LEI E A CONSTITUIÇÃO, COMO É O CASO DO EX-TESOUREIRO DA SHELL/VIVO ENERGY, AINDA POR DECIDIR PELO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DA CEDEAO.ONTEM, um especialista em PSICOLOGIA – psicólogo FORENSE, em entrevista concedida a RTC -Televisão Nacional, ….Moreia, ensinou-nos a respeito, afirmando que parece que Zezinho Catana, psicopata, desempregado, deve responder por crime de homicídio por tal facto por matar e vender carne da vítima a pessoas, vendo-as a sofrer como HOMICIDA. A MIM PARECE QUE O HOMEM DEVERÁ SER CONDENADO COM A PENA DE PRISÃO, E NÃO COM A MEDIDA DE SEGURANÇA – internamento, PORQUE O MAGISTRADO JUDICIAL, EM CASO CONCRETO, NÃO LHE VAI PEDIR PARECER MÉDICO, EM PREJUÍZO DA DESCOBERTA DA VERDADE NO PROCESSO. ESTES JUÍZES QUE MAIS COPIAM O MODELO PORTUGUÊS NÃO SÃO PROPENSOS À PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL, A ACREDITAR NAS PALAVRAS DO EX-PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA DE PORTUGAL,…RODRIGUES, VISTO QUE OS MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DÃO MAIS ATENÇÃO A PRODUÇÃO DE PROVA TESTEMUNHAL, SEM PREJUÍZO DE DIZER QUE QUANDO SE VALHA DA EXPERIÊNCIA COMUM -LIVRE APRECIAÇÃO DE PROVA, COM A FUNDAMENTAÇÃO, NÃO APRESENTEM A FUNDAMENTAÇÃO. VEJAMOS, O QUE ACONTECEU COM O CASO DE CHÃ DE ALECRIM: ZÉ DE MARIO POLÍCIA HAVIA PEDIDO AO MP, ANTES DO EVENTUAL DE APLICAÇÃO DA MEDIDA DE COACÇÃO PESSOAL DE PRISÃO PREVENTIVA, NÃO SE PEDIU AO PSICÓLOGO FORENSE (CORRENDO O RISCO DE IR AO DESEMPREGO) OU PSIQUITARA EXAME DIRECTO PARA EFEITOS DE PROVA DE EVENTUAL IINIMPUTABILIDADE, EM PREJUÍZO DE MELHOR REALIZAÇÃO DA JUSTIÇA PENAL – HANDICAP DA JUSTIÇA CABO-VERDIANA QUE RECLAME NOVA POSTURA DE MAGISTRADOS CHAMADOS A ACUSAR OU A DIZER O DIREITO. O QUE SIGNIFICA QUE A SOCIEDADE CABO-VERDIANA AINDA NÃO ACORDOU DESSA REALIDADE, DEVENDO-SE EMITIR OPINIÕES CREDÍVEIS RELATIVAMENTE AO CASO ZÉZINHO CATANA, PORQUANTO, NÃO SE SABE SE TRATA DE PSICOPATA ….QUE TENHA PRATICADO TAIS FACTOS PUNÍVEIS COM CRIMES DE HOMICÍDIO COM A PENA DE PRISÃO, UMA VEZ PROVADA A IMPUTABILIDADE DIMINUÍDA, OU, COM A MEDIDA DE SEGURANÇA PRIVATIVA DA LIBERDADE – INTERNAMENTO NUM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, DIANTE DE EVENTUAL INEXISTÊNCIA DE CULPA. NESSA SITUAÇÃO, CATANA PODERIA TER AGIDO, SEM INTELIGÊNCIA E LIBERDADE, EM DESCONFORMIDADE COM O DIREITO. A MIM PARECE QUE ZÉZINHO CATANA, TERIA AGIDO, COMO DETERMINADOS MAGISTRADOS QUE COMETAM CRIME DE DENEGAÇÃO DE JUSTIÇA, POR NÃO SE ACHAREM NA SUA INTELIGÊNCIA E LIBERDADE, SE E NA MEDIDA EM QUE FICARÃO ETERNAMENTE IMPUNES, PORQUE NÃO SE ARREPENDEM DE DECISÕES CONTRA A LEI E A CONSTITUIÇÃO, COMO É O CASO DO EX-TESOUREIRO DA SHELL/VIVO ENERGY, AINDA POR DECIDIR PELO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DA CEDEAO.
    AFINAL, O QUE É UM PSICOPATA?
    Gosto · · Partilhar

  11. Considero que ze catanna nao e um ser humano normal por isso a justica devo agir pe
    pela conforme a lei recomenda
    eu acho que as vitimas sao todos de barlavento entao pq nao julgar este cara em s vicente

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.