Corpo de Bombeiros vai ter mais uma ambulância

24/06/2013 00:01 - Modificado em 23/06/2013 23:45

Bombeiro SVOs problemas técnicos que afectam as ambulâncias do Corpo de Bombeiros de São Vicente geraram constrangimentos aos cidadãos que necessitavam da prestação dos serviços dessa corporação. Perante as reclamações, o Comando dos Bombeiros reconhece que há problemas, mas assegura que se vai solucionar a situação com a entrada em funcionamento de uma nova ambulância para dar resposta aos pedidos da população.

João Barros, comandante dos Bombeiros de São Vicente sublinha que houve problemas para atender aos pedidos de apoio com uma ambulância, porque “em duas situações pontuais, por questões técnicas”, a corporação ficou impossibilitada de prestar serviço com a ambulância que tem à disposição da população.

O entrevistado afirma que “num primeiro momento foram 48 horas e, da segunda vez, foram cerca de 36 horas. Falando em matéria de socorros, esse tempo é muito e é preocupante. A situação ocorreu porque a ambulância que temos em serviço e que durante cerca de dois anos já deu boas respostas às pessoas, devido a algumas circunstâncias começou a ter alguns problemas”.

Boa nova

O comandante dos Bombeiros salienta que nos próximos dias a corporação vai dispor de uma nova ambulância para atender aos pedidos dos cidadãos, mas esclarece que estão a aguardar a chegada de uma peça de Portugal para colocar a viatura no plano operacional do Corpo de Bombeiros.

O certo é que alguns cidadãos ficaram com os nervos à flor da pele quando foram informados que o Corpo de Bombeiros não dispunha da sua ambulância para atender aos pedidos. Houve quem tivesse de solicitar o apoio de viaturas particulares. João Barros diz que entende o sentimento dessas pessoas por se tratar de pedidos de socorro.

Responsabilidade

“A verdade é que a população de São Vicente é exigente e da nossa parte, desejamos que continuem a ter essa postura. Mas cada um tem de ser mais exigente com a própria pessoa, porque os cidadãos, quando falha um serviço, apontam logo o dedo à instituição, mas muitas vezes não reconhecem o próprio erro, isto é, os pedidos de auxílio surgem na medida de actos negligentes praticados pelas mesmas pessoas que necessitam desse serviço” assegura João Barros.

O Comandante dos Bombeiros relembra alguns casos, como incêndios e acidentes, em que a falta da ambulância levou as pessoas a reclamar dos serviços da corporação. No fim-de-semana anterior registou-se a morte de um jovem num acidente de viação e as reacções vieram no sentido de que o atraso dos Bombeiros em chegar ao local determinou o falecimento da vítima.

O entrevistado esclarece que “o caso ocorreu num período que não tínhamos a nossa ambulância disponível, mas a pessoa não faleceu pelo facto de termos chegado atrasados ao local. Envidámos esforços e conseguimos, através do Hospital, chegar a esse lugar. Porém, ficou provado que o jovem seguia em alta velocidade sob o efeito do álcool, com o capacete desabotoado e que ao sofrer o acidente teve morte imediata”.

Sustentabilidade

João Barros sublinha que os bombeiros têm a noção de que é preciso ter um serviço “com boa preparação, pelo que, apesar da conjuntura actual, há uma vontade no seio da corporação para atingir esse objectivo e responder da melhor forma aos pedidos da população são-vicentina”.

Este online sabe que a sustentabilidade dos veículos e dos equipamentos dos bombeiros é garantida pela Câmara Municipal de São Vicente. Quanto ao serviço prestado pela ambulância dos bombeiros, por norma aprovada na Assembleia Municipal, os cidadãos deveriam pagar uma taxa de 200 escudos, mas segundo o comandante dos Bombeiros, a maior parte dos requisitantes não paga porque dizem não ter esse dinheiro.

  1. ANTONIO LIMA

    katem dnher pa paga ambulância,mas tem dnher pa bai pa CARAVELA,SIRYUS,CAVE,BATAKLAM,tem dnher pa da cafê,tem dnher pa bebidas alcoolicas e drogas,pa isga batota na Ribeira de Julião,tem dnher pa compra havaiana,leguis e outras leviandades k pessoal li na SV t gosta de ostenta…ja ta na hora de nõ ser + cidadão e nõ xpia pa nôs ilha,pq SÃO VICENTE tt funda cada dia + e CMSV e o proprio Governo sozinhos k tt bem pode da conta de recado…pessoal esse CRISE ta GERAL

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.