PJ estava prestes a deter “Zezinho Catana” quando este sumiu

25/06/2013 00:00 - Modificado em 25/06/2013 01:15

pj-cvHá mais um crime a juntar a lista de “Zezinho Catana”: uma violação que a PJ do Mindelo investigava. “ O carniceiro de Craquinha e Terra Branca” sentindo que ia ser capturado fugiu. Os agentes da PJ acabaram por encontra-lo quando apareceu na TV na Terra Branca a desenterrar os ossos de José.

 

O Departamento da Polícia Judiciária em São Vicente confirmou que em concertação com a Direcção Nacional da PJ realizaram diligências para apurar indícios que apontavam que “Zezinho Catana” tinha ligação a dois casos que envolvem duas mulheres na ilha de São Vicente.

Em 22 de Julho, Alice dos Reis desapareceu sem deixar rastos, e um mês depois Maria de Chandim foi encontrada morta na sua residência. “Catana” residia em Fernando Pó, zona das duas mulheres, pelo que estes três cidadãos tinham por hábito frequentar a casa de um e de outro para consumir bebidas alcoólicas e confeccionar refeições.

Volvidos cerca de um ano, “Zezinho Catana” veio a assumir que assassinou as duas mulheres, e que terá “ordenado a Maria de Chandim para vender a carne de Alice, e que depois matou Maria para encobrir a sua acção no caso”.

 

A acção da PJ

 

Segundo o Inspector, André Semedo, o caso da morte de Maria de Chandim não foi arquivado pela PJ, porém não houve pistas para que que pudessemchegar a um suspeito. Isto porque os parentes, na altura não falaram da relação de “Catana” comMaria e na altura apresentaram, o filho da vítima, que sofria de perturbações mentais, como suspeito.Hipótese que a PJ acabou por descartar e seguindo uma outra linha de investigação começou a seguir “Zezinho Catana”, isto porque na altura a PJ investigava uma caso de violação onde o “Catana era suspeito e descobriram a relação com Maria. Conforme o NN confirmou no terreno, junto de pessoas que conviviam com “ O carniceiro de Craquinha e Terra Branca”, estefugiu “ por que a PJ andava atrás dele “. E a PJ só o encontrou quando apareceu na TV na Terra Branca a desenterrar os ossos de José. E os inspectores no Mindelo descobriram a verdade que lhes fugiu há um ano. Já tinham certeza que tinham encontrado o presumível violador e o assassino de Maria Chadim, e começaram a trabalhar para conseguir uma confissão. Por isso o director da PJ no Mindelo, André Semedo, esclarece que “o caso não foi arquivado. A investigação prosseguiu desde daquela altura, só que não tínhamos elementos que nos permitisse avançar, como aqueles que conseguimos neste momento”.

Autopsia

Quanto a autópsia que não foi realizada ao corpo de Maria de Chandim, o Inspector André Semedo esclarece que a autópsia não é a única forma de saber a causa da morte. Pelo que em muitos casos, apenas o exame de âmbito externo designa as lesões que provocam a morte.

“As autópsias são feitas por técnicos especializados, técnico esse que não temos em São Vicente desde do ano passado. E em relação a Maria de Chandim no processo está claro a causa da sua morte, por isso a delegada de Saúde mandou sepulta-la. Isso quer dizer que nada desabona a investigação, pelo que prosseguimos as investigações faltando apenas indícios para dar novo impulso ao processo”.

 

 

PJ não investigou o desaparecimento de ALICE

Quanto ao desaparecimento de Alice, a PJ esclarece que não investigou o caso porque não foi feita nenhuma participação do seu desaparecimento, por isso não agiram. E mais não houve nenhuma denúncia sobre eventuais suspeitos. O NN apurou que ninguém suspeitou de Zé Catana, tanto que este ajudou os familiares nas buscas e esteve a … receber pêsames quando os familiares consideram que Alice estava morta. A única suspeita nasceu quando, pouco antes de ser morta, Maria Chandim disse ao filho de Alice que “ a tua mãe nunca será encontrada”. Tinha razão, pois tinha vendido a sua carne instruída por … Catana

 

  1. Monteiro

    Será que posso acreditar nesta notícia ?????
    Porque é que essa notícia não passou na TV e nem nos outros jornais on-line????
    Duvido da veracidade dessa notícia.

  2. Aristides

    que policia mal preparada, com um pouco mais de inteligencia e preparaçao teriam evitado a morte de maria de chandim e jose dos anjos pois deveriam saber que estavam perante um individuo extremamente perigoso. que pena, vivemos num pais onde os tecnicos nao sao valorizados pela sua competencia mas sim pela cor politica.

  3. mario jorge dias

    Policia de cabo verde e so pa fim de mes o resto ke se lixem pq tb têm arma do Estado para defender e/ou atacar os coitados.

  4. ILHAS

    ….QUE APROVEITEM E DÃO UM APERTO NELE SOBRE OUTRAS PESSOAS Q PODEM TER SIDA ASSASSINADAS POR ESSE ESPIRITO MAU…………JA DERAM CONTA DESSA CRIATURA COM O NOSSO QUERIDO …. “CUVICK”………

  5. Taylor Faya

    Este individuo manchou a imagem dos Cabo-verdianos e está a ” tocar o terror ” devido a gravidade dos seus crimes .
    Ele merece ser enjaulado porque é um perigo para a sociedade .
    Deve ser um canibal e psicopata

  6. Tiago

    …este fugiu “ por que a PJ andava atrás dele “. E a PJ só o encontrou quando apareceu na TV na Terra Branca a desenterrar os ossos… Sr inspector da PJ, nós cidadãos C. Verdianos, não sabíamos que era tão difícil encontrar uma pessoa com as características do “Catana”, num país pequeno como CV, para uma instituição de investigação científica e criminal como a PJ. Algo está mal. Esperamos ser esclarecidos porque pagamos para ter segurança.

  7. Ima

    Obrigado NN, porque é o unico orgao de comunicaçao a acompanhar este caso ao pormenor. Agora se me permite, Sr. jornalista, uma correcçao, os casos de Alice e Maria de Chandim aconteceram em Fernando Pó e nao Ribeira de Craquinha.

  8. Baldoque

    Não “acredito” nesta notícia. Não “acredito” no André Semedo. Acham que um policial PJ não sabe que se alguém “foge”, e em princípio não tinha muitas posses, estaria em Cabo Verde? Não seria necessário, tão somente, enviar as fotos do Catana (que deviam existir, se estava a ser seguido) para as outras delegações da PJ. Seria capturado na Praia ou no raio que o parta em Cabo Verde..
    Ou a notícia não é verdade (o que não creio pois acredito na seriedade do Eduíno) ou a PJ não quer assumir que…

  9. Baldoque

    …APESAR DO BOM TRABALHO QUE VÊM REALIZANDO, ESTE TALVEZ NÃO TENHA SIDO BEM TRABALHADO. Se calhar há a necessidade de se puxar as orelhas a alguém.
    Processo: Enviar fotos para as outras delegações, não esquecer do MP, e continuar a seguir o “Catana” a chegar as conclusões.

  10. leaodonorte

    Vejo aqui pessoas a criticar e mais nada. Nós os Caboverdeanos, só sabemos criticar e mais nada. Gostamos de aparecer e nem preocupamos em tentar, ou pelos ver os factos pelo o outro lado. Na notícia, esse inspector disse que “o caso da morte de Maria de Chandim não foi arquivado pela PJ, porém não houve pistas para que que pudessem chegar a um suspeito.” Por acaso esses indivíduos que investigavam o caso conseguem adevinhar, se fosse possivel nem estavam na policia, pq certamente essa …

  11. leaodonorte

    … semana ganharia a quantia de 200.000.000 M de Euros no Euro milhões. Também se refere que “Isto porque os parentes, na altura não falaram da relação de “Catana” comMaria e na altura apresentaram, o filho da vítima, que sofria de perturbações mentais, como suspeito.Hipótese que a PJ acabou por descartar e seguindo uma outra linha de investigação começou a seguir “Zezinho Catana”,”, tudo isso poderia ajudar, mas tb pode prejudicar, vários opções …

  12. leaodonorte

    “começou a seguir “Zezinho Catana”, isto porque na altura a PJ investigava uma caso de violação onde o “Catana era suspeito e descobriram a relação com Maria.”, se no momento prendessem o gajo, de certeza absoluta que aparecia advogados, populares, defensores de direitos humanos, oportunistas, mal intensionados a dizer, estão a abusar de poder, não tem provas, o homem é inocente. Paciência pa nôs Caboverdeno. PJ continua k bsot traboi e ka importá o que és idiota tá escrevé. Imagina se CV sem PJ.

  13. Lurdes Silva

    Fugiu na kel Cabo Verde piquinoti li? Pj ka tinha nenhum foto de Zé Catana k podia po na jornal, TV etc? Sinceramente.

  14. Lindomar Ferra

    Ma nha guenti paxenxa; pessoas sta torna cada vez mas irracional, ku pensamentos erroneos, curacao maldosos e alma inton, sta ta pide Socorro de tanto sufoco de kusas imundas. e so nu odja ki es noticias de crimes de ze catana, dja transforma pessoas ses mentes ki dja fk pior ki de ze catana, td ku mentes criminosos, ta planifika, cada acçoes dentu de curacao ou de alma, ki mi in ta pergunta: sera ki kada um de kes comentaristas li e um ze catana ki pode parce de um hora pa oto?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.