O primeiro serial killer de Cabo Verde

25/06/2013 00:10 - Modificado em 25/06/2013 01:14

ze catanaO assassinato de José dos Anjos veio levantar suspeitas sobre dois casos que envolvem duas mulheres na ilha de São Vicente[1], e que tiveram ligação com o autor do crime, “Zezinho Catana”. Alice dos Reis desapareceu sem deixar rastos, já Maria de Chandim foi encontrada morta na sua residência. E na base de investigações que a PJ estava a realizar, “Catana” confessou ter assassinato as duas mulheres, em 2012, em São Vicente  e  entregou a carne de Alice, a peixeira Maria de Chandim para que esta vendesse, e depois matou-a para ilibar a sua acção.

Em declarações à RCV, o Director da Polícia Judiciária, André Semedo confirmou os factos relatados pelo NoticiasdoNorte, que na tarde de ontem realizou investigações que colocaram “Catana” na cena do crime: porque foi ele a última pessoa a conviver com mulher que foi encontrada morta, Maria de Chandim, e com a outra que cujo corpo nunca foi encontrado, Alice dos Reis.

Segundo o Inspector André Semedo “de facto confessou na Praia, por iniciativa do Departamento da PJ na cidade do Mindelo, a autoria dos dois crimes. No caso da senhora Alice dos Reis que era tida como desaparecida, cujo desaparecimento não foi comunicado a PJ de São Vicente e da cidadã, Maria de Chandim, onde houve uma denúncia junto da Polícia Judiciária, por insistência do Departamento da Direcção Nacional da Polícia Judiciária, ele confessou a prática dos crimes”.

Sobre o facto de haver suspeitas que a cidadã, Alice dos Reis foi esquartejada, e que a sua carne terá sido vendida em algumas localidades da ilha de São Vicente, o Director da PJ sublinha que “não podemos provar se a carne foi vendida em São Vicente, mas é opinião coerente que a Maria de Chandim que é peixeira acabou por vender a carne de Alice a mando do “Catana”. É certo que falta agora provar, mas o que está provado é que ele já confessou o assassinato das duas mulheres.



  1. mia

    kelA eh pa dal pena d morte ou entao pol na prasa publika pa td agm k kre pa dal k pedra -.-
    kela dja confundi homi k vaca boy cabra

  2. Hamilton Rodrigues

    agora minha gente, depois de tanta barbaridade onde ele vai parar é na cadeia sem pena de duvidas com pena máxima, mas será que é suficiente? Ainda por cima esse “psicopata” vai continua a comer nas nassas custas. Para mim até a morte seria pouco para ele, mas enfim assim é a nossa lei.

  3. mindelo

    Pois é….. judiciária devê pertal ovo, pq certament tem +vitimas dele…

  4. CidadaoCV

    Impressionante…. terrivelmente impressionante. Só resta a “Zé Catana” confessar todos os seus crimes, (antes e depois de ser “catana”) quem cometeu estes crimes pode ter cometido muito mais. Pelo menos a polícia já tem um “modus operandi”. É reabrir todos os casos de pessoas desaparecidas (carne vendida) ou mortas por resolver e procurar possíveis ligações a este tipo…. É chocante imaginar que uma pessoas tenha coragem de agir desta forma.

  5. Alicia maria melicio

    Este animal deve ser julgado com pena de morte ,sem piedade porque nao pode estar entre ser humanos ele e um salvagem nunca imagini que em cabo verde podia ter um asecino em serio como este , o mundo esta louco perdido sem rumbo e uma verdadeira pena ler essa noticias que a justicia seja duro com ele igual ele foi com aqueles seres humanos que ele tira a vida.

  6. penas eli teque ficar morto por que eli manta pessoa eli tambem tenque morto

  7. Evelise Fernandes

    Meus Deus que crime macabro!!! Nem sei que dizer só sei que ele é um monstro em pessoa!!! Que tristezaaaaaaaaaaaaaa

  8. Ricardo Figueiral

    Até este momento a imprensa caboverdiana tem prestado muita atenção ao aspecto ético do consumo de carne humana e não tem abordado o perigo de contaminacão Por uma questão de informação transcrevo uma parte dum artigo sobre a mesma materia na Wikipedia/

    Kuru
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Kuru é o nome local da Doença de Creutzfeldt-Jakob clássica. Ocorreu como que uma epidemia nas décadas de 1950 e 1960 entre pessoas os papuas, nativos da Nova Guiné. Descobriu-se que a causa próxima era a prática da antropofagia. Apresentando os sintomas da DCJ, essa doença vitimava principalmente mulheres e crianças, as pessoas que ingeriam cerimonialmente o cérebro de seus familiares mortos, em um ritual de luto. A antropofagia foi apontada como o mecanismo de transmissão de príons na doença, que ficou conhecida como Kuru. A descoberta desta forma ritual de transmissão rendeu ao pesquisador D. Carleton Gajdusek o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, no ano de 1976.
    Ainda no final do século XX foi descrito um caso desta doença por Helio Setti Júnior, em seu livro “Aventuras no mar”.

  9. a pena ma sempre eli tambem persar mantar por qutue eli mantou pessoa de futuro

  10. TO

    É PA POL NA CADEIA SEM TEMPO SAI PÉ CA MATA OTU ALGUÉM

  11. ka mesti julgal pmd si e bai cadeia e ta fika mansu e ta torna sai, ago e ta abri loja di carne humanu carneiru

  12. Leonilde Teixeira

    Tortura…… é o que merece…. caba col pouco a pouco…. mas nu sabi ma quelá é ca possível por causa de direitos humanos. Infelismente nu tem qui contenta cu pena qui nos constituição ta da…….. mas é pouco….cadeia é mt pocu pa um ser humando di quelá

  13. É si ami n ka ta fla pa dexal na prisão pe morre la não,pmd na prisão de cabo verde lei é se,se bu comete um qualquer tipo de crime que for,es ta fazeu se,es ta dau pena minima de 20 tal por ai fora e se bu comporta dreto es ta deixau sai antes de bu ka completa bu pena, mas na caso de kel pisicopata de tal “Zé Catana” é ka presiso pol na prisão,panhal bai pol la dento de Estádio de varsia mas na meio de campo marado ku um balai de td objetos cortante ké pa cortal padas pa padas.

  14. elton mendes

    po na cadeia?????? pol num hospicio ?????
    esse infeliz é pa mataaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  15. Luisa

    Acredito que este homem/animal não seja normal como eu. Não sei do problema dele, mas caba aos cidadãos caboverdeanos residentes e não exigirem das auroridades judicial uma justiça séria a esta caso. As autoridades caboverdenas devem pedir ajuda a países desenvolvidos no intuito de ajudar a avaliar este homem, a ver se ele tem algo que os seres humanos não possuem. Este caso é simplesmente macrabo, duro, incompreensivel e muito estranho.

  16. de pina

    ,,,,deve ter matod mas uns 2 pq tem desaparecid txeu gent nunca ex foi incontrod…bandido cadeia e pok pa el,,,agora e pera o que k justissa ti t bem faze

  17. natalina correia

    é prender o gaju para sempre ele não mereçe viver na soçiedade.

  18. Paxenxa

    Dentro em breve aparecerá em Cabo Verde pessoas doente de KURU porque ingeriram carne humana (Carne vendida pelo Zezinho Catana a Low Coast, passando por carne carneiro.Pena dessa população de Terra Branca, arredores e toda cambada que comeu carne de gente!

  19. Paulo Jorge Ol

    É lamentável que tenhamos indivíduo deste entre nós. é uma figura humana ou então “um monstro”. Temos vindo a assistir um caso considerado o mais mediático na nossa justiça, no campo do narcotráfico, mas este vai ser o mais mediático em termos de barbaridade. Imaginem o que é matar o seu semelhante para comer e vender! a justiça tem que ter muita cautela com este indivíduo porque a sociedade está chocada e não o recebe de volta. Já ficamos com uma página negra na história da nossa sociedade.

  20. Cadeia vai ser é um grande hotel 5 estrelas ,é para tira-lhe dedo por dedo para ver se come ele mesmo, e se é doente mesmo …

  21. euclides santos dios

    esto asacino é para matar em poco as pocos para elo simto doro. esto ´´é uma vergonha para caboverdianos.

  22. janine oliveira

    em Cabo Verde devia existi pena de morte onde ele seria castigado e codenado a morte!

  23. Caboverdiano ,Sangue de tUbarrao ! sangue frio !! Pena de MOrte!! ou perpétua!!

  24. Alcindo

    Poxa keli é mesmo um mostro ,mas tudo kel desejo ku nu tem ka ta resolve nada
    Pa jes fmls de kes vitimas
    Ogora! Nu ta espera ki justiça ca ta ser tao encompiténte pa dixal sai e volta mata e vende um otu pessoa justiça vem do alto

  25. Romase

    Este sr. é uma pessoa com grandes probemas psicologicas com direito a cuidados medical ,

  26. Joao Jose Fortes

    este individo a unica soluçao era entregalo numa institute pra ser como um cobai ,meter-lhe certos virus pra ver o resultado , o que este virus pode fazer nu homem

  27. rosana sofia fort

    deus ta perduom pamod até dpos de morte ainda akel espirito ta continua maldite ta perciqui gente ma pa mi si castigo era pa quinta um ferro na bosta de vaca dpos pa mitel el na brock de kuu pal pudia murré ta grita uaiiiiiiiii uaiiiiiii uaiiiii uaii su canibal atrasod mental

  28. Fátima

    A morte não apaga a dor das famílias. Mas que, merece ser castigado, sim.
    Passar o resto da vida acorrentado e, fazer trabalho na prisão
    .

  29. mario

    Cabo Verde ca ta sab.Assim no ta corre qu turista.

  30. ilhas

    ele sabe da conta de CUVICK, is tv estod dx enqd juntos

  31. madine bastos

    se cada bes k é mata e dadu como doente mental, dadu pena de cadeia pelo simples facto de tem bom comportamento e dixido el cv ta fica cem alguem.Pa quel caju-le e pa pol saquedo pa folal vivo cima e fase

  32. Nilson Vicente

    Só pode ser que tem alguns desturbio mental alguém de quel tipo lá tem qui tomado medidas col pé cá volta ta cometi omesmo cusa.

  33. Fonseca

    Gostaria de saber a versão da Associação Zé Moniz, da Liga Cabo-verdiana dos Direitos Humanos, da Igreja Católica, da Liga dos Nazarenos, do Centro Racionalista Cristão, das outras organizações cívis e religiosas à essa babárie. A obra de “Zezinho Catana” é dos homens ou dos démónios? Os familiares das vítimas merecem ou não consolo cívico e divino? Pode o ZC ter “tratamento humano” na Cela? Como não pode ser “picado” com alicates, apedrejado ou incendiado, fica a provocação do debate aos media!

  34. Nando Ferras

    Coitadinho do André Semedo. Um grande parvo que fez papel de idiota nas suas entrevistas a Radio Nacional. Também não dava para mais. Duvido da sua licenciatura em Direito. Além de perceber muito pouco de questões jurídicas expressa-se muito mal. Um grande fracote que não tem perfil para exercer o cargo que exerce actualmente. Será que na PJ não há indivíduos mais competentes……

  35. burkan pires

    Se justiça frá ma el é doente todos os caboverdeanos vão fazer justiça com a própria mão, Zezinho Catana para alivio dos caboverdeanos ele deve ser envenenado na cadeia e dizer que morreu de AVC para satisfação de todas as familias que sofrem neste momento.

  36. Voz d Cv

    kela e ca humano

  37. Rogério Rodrigues

    Ilhas!
    Explica lá melhor, POR FAVOR, essa do CUVIC.
    Fiquei intrigado com a afirmação, mas como
    utilizaste palavras abreviadas, não entendi bem
    a tua mensagem.
    É que o CUVIC, foi nosso amigo e até está
    continuámos intrigados com o seu desaparecimento.
    Agradecido. ROGER.

  38. Rogério Rodrigues

    Ilhas!
    Explica essa do CUVIC.
    Fiquei intrigado com a afirmação.
    É que o CUVIC, foi nosso amigo e até está
    continuámos intrigados com o seu desaparecimento.
    Agradecido. ROGER.

  39. Não estou de acordo que o mate mas que apanhe a prisão perpétua.

  40. Belita

    Este Catana ai merece sofrer ate a morte,ele e muito cruel,psicopata ele apresenta um Encanto superficial e manipulador,ele nao tem sentimento Afetuosos, ele portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhe totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crime.o que fazer com ele minha gente…

  41. Belita

    Este Catana ai merece sofrer ate a morte,ele e muito cruel, ele portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhe totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crime.o que fazer com ele minha gente…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.