São Vicente: PR condecora centenário Grémio Sportivo Castilho com Medalha de Primeira Classe

4/05/2023 18:29 - Modificado em 4/05/2023 18:29

 O Presidente da República condecorou hoje, no Mindelo, o centenário Grémio Sportivo Castilho com a Medalha de Primeira Classe em sinal que a “República precisa de mais e há condições para se mais fazer”.

José Maria Neves, na intervenção após a condecoração, no Palácio do Povo, no Mindelo, considerou ser um acto simbólico, mas, de “grande importância”, tendo em conta que “o Presidente da República ao condecorar este clube centenário está a dar o sinal de que a República precisa de mais e há condições para se mais fazer”.

Neste sentido, o Chefe de Estado apontou três razões para a distinção com a Medalha de Primeira Classe, a começar pelo facto, asseverou, do clube, nesses 100 anos, ter-se transformado numa “instituição relevante” para São Vicente e Cabo Verde.

Por outro lado, o impacto da equipa nas diversas modalidades e as suas “boas práticas” devem, segundo a mesma fonte, ser mostrados aos jovens cabo-verdianos de forma a verem essas instituições que “foram crescendo, ganhando músculo e contribuído para o bem-estar da nossa sociedade”.

Como terceira razão, José Maria Neves afirmou que a organizações como o Grémio Sportivo Castilho podem ser “extremamente importantes” para o Cabo Verde dos próximos 50 anos, este País, que, asseverou, se modernizou nestes quase 50 anos de independência e agora está a tempo de “dar o salto”.

“Tenho a certeza que um clube com a dimensão, prestígio e experiência e vida do Grémio Sportivo Castilho poderá ser extremamente importante para esse futuro, porque, precisamos densificar organizações como este para uma sociedade mais forte e empoderada, para um País mais forte e empoderado”, sublinhou, adiantando que clubes deste tipo podem contribuir para a construção de uma sociedade com “menos violência, mais paz, mais amizade e abertura de espírito”.

O Presidente da República, que já tinha tocado no assunto aquando da sua visita à sede do clube, em Fevereiro de 2023, mês do aniversário do grémio, reiterou a necessidade de se apoiar e criar as condições para a profissionalização gradual de algumas modalidades e aproveitar todas as capacidades existentes nas ilhas.

Por seu lado, o presidente do clube, Emanuel Rodrigues, disse ser com “grande emoção e honra”, que a equipa recebe a distinção neste ano de centenário, já que, sustentou, tem tido um “papel importante” na promoção do desporto em Cabo Verde e as actividades culturais promovidas têm proporcionado momentos de reflexão aos membros e comunidade em geral.

Emanuel Rodrigues adiantou ainda que a agremiação tem um projecto de abrir uma escola de desporto, em São Vicente, e já se prepara para entrar nas competições dos escalões sub-11, sub-13. sub-17, na próxima época, e sub-19, ainda este ano, tudo de forma a cumprir, conforme a mesma fonte, os objectivos mencionados por José Maria Neves.

“Prometemos continuar a servir e a contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde, em especial São Vicente, e a manter vivo o espírito do Grémio Sportivo Castilho durante muitos anos”, concretizou.

O Grémio Sportivo Castilho foi fundado no dia 18 de Fevereiro de 1923, um clube eclético que tem como objectivo a prática desportiva, recreativa e cultural, mas, que actualmente mantém apenas duas modalidades, o futebol e o ténis.

O clube presidido por Emanuel Rodrigues, conhecido como Lêve no mundo futebolístico, tem no palmarés um campeonato nacional de futebol, que conquistou na época 1972/1973, e dois campeonatos regionais de São Vicente, respeitantes às épocas 1972/1973 e 1973/1974.

Para além do Castilho, São Vicente detém mais um clube centenário, o Clube Sportivo Mindelense, fundado em 1919, mas que consagrou a data de 25 de Maio de 1922 como a da fundação oficial, com a aprovação do primeiro estatuto.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.