Publicidade de álcool dirigida aos jovens: O governo vai actuar

14/06/2013 01:49 - Modificado em 14/06/2013 01:49

menor bebendoCom a chegada do verão a cidade do Mindelo foi invadida por outdoors das duas principais marcas de cerveja estrangeira que são comercializadas no País. Uma deles usa num dos seus outdoors a figura de uma jovem semi-vestida de noiva com uma bandeja contendo uma cerveja gelada com a frase “ Noiva de Cabo Verde “.

 

A Rádio Pública fez a denúncia de vários casos de publicidade, na cidade do Mindelo, apelando ao consumo do álcool, usando jovens ou colocados junto de universidades ou locais frequentados por jovens. O facto ganha mais gravidade quando se sabe que um estudo divulgado recentemente coloca a ilha de São Vicente no topo do consumo de álcool em Cabo Verde com uma taxa de prevalência de 84 %. A RCV colocou a questão da utilização de jovens em publicidades apelando ao consumo do álcool, assim como forma e local onde a mensagem é transmitida a Ministra de Estado e da Saúde, que também tutela a defesa dos consumidores.

Para esta governante o “ a lei é clara nessa matéria quando limita a publicidade ao consumo do álcool e diz que os jovens não podem ser alvos dessa publicidade. Por isso o governo vai dar combate a essa prática”. Fontes conclui dizendo que “ a saúde das empresas não pode estar á cima da saúde das pessoas”

 

Drama

 

O consumo excessivo  [1]De bebidas alcoólicas tornou-se num problema grave em São Vicente. A ilha carrega nas costas o peso de liderar a nível nacional, o ranking dos municípios onde prevalece o consumo de álcool. De acordo com os números revelados pelo primeiro inquérito nacional sobre a prevalência do uso de substâncias psicoactivas, 84% dos são vicentinos já experimentou bebidas alcoólicas.

De facto, hoje a gravidade da situação é maior, porque muitos adolescentes passaram a trocar refrigerantes por grogue, ponches ou bebidas espirituosas. A situação é visível à porta dos botequins nos bairros periféricos e nas imediações de estabelecimentos comerciais no centro da cidade

 

 

  1. Manande-Sancent

    Bulxit. Com ou sem publisidad maltas cre biber e txau.! Leviandad!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.