Concordata com a Igreja Católica : uma concordata com cinco séculos de atraso ?

13/06/2013 00:48 - Modificado em 13/06/2013 00:48

igrejaCabo Verde assinou, na passada segunda-feira, a concordata para regular as relações entre os Estados de Cabo Verde e do Vaticano. O NN procurou saber a posição das outras confissões religiosas sobre este acordo entre Cabo Verde e o Vaticano. O certo é que nem todos estendem a passadeira vermelha para uma “concordata” que as outras confissões religiosas sequer conhecem o texto que foi rubricado , nem foram chamados para o assunto .

Em declarações à RCV, o reverendo David Araújo, da Igreja do Nazaerno disse que a sua igreja não conhece o texto do acordo assinado, já que outras confissões religiosas não foram ouvidas nesse processo. Mas espera que a Concordata entre a Santa Sé e Cabo Verde, não venha a transformar o Estado cabo-verdiano num Estado-católico.

Confrontado com a possibilidade de haver o ensino da religião nas instituições ensino público, o reverendo adiantou que a sua preocupação é que não se entenda isso como um retorno ao Estado-católico.

Num comentário postado no NN via Facebook, Severino Manuel Gertrudes considera que a “, o governo de Cabo Verde, de forma “tresloucada” assina a concordata com a Igreja católica, descriminando outros Instituições, nomeadamente a Igreja do Nazareno, uma Instituição secular em Cabo Verde, que toda a gente deve reconhecer o bem que esta Instituição tem fez e há-de mais ainda a esta Nação. Essa concordata, se fosse nos dias de hoje, mesmo Portugal não a assinaria. Estamos a fazer agora, o que os outros fizeram há 5 séculos atrás, e que certamente estão arrependidos de o terem feito.

Para Arlindo Tavares, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, “é compreensível” a assinatura desta concordata pela história mundial e local da Igreja Católica. Compreende a assinatura desta concordata mas sente uma diferença no tratamento dos órgãos do Governo em relação às outras igrejas, mas neste aspecto também é compreensivo baseando-se nas mesmas razões históricas. Sustenta que a igreja também vai começar a trabalhar para que possam melhorar as relações com o Governo. Mas, de todas as formas, exige que todos possam ser vistos da mesma maneira baseando-se no princípio da liberdade e da igualdade religiosa.

O NN tentou ouvir as outras confissões religiosas sedeadas no Mindelo que, no entanto, remeteram a reacção para breve. Por outro lado, outros preferem ficar à parte deste assunto.

 

  1. Joana Inês Sá

    Eu creio que faz todo o sentido, desde que não colida com a nossa Constituição. Cabo Verde é um estado laico. Mas é também e sobretudo uma nação cristã religiosa e de cultura também. Tolerante e civilizada, que aceita as outras .
    Trata-se de um Acordo, por sinal entre Cabo Verde e Vaticano que também representa a religião maioritário em Cabo Verde 78% da população a professa. O Vaticano já não assina Concordata. Isto já desapareceu há muito. Acontece que se trata de uma grande religião cristã.

  2. xikotada psikolojika

    O Sr JMN e as suas trapalhadas. Este individuo e incapaz de reflectir quando esta sob pressão. Em todos os actos eleitorais de tanto atemorizado que fica, com a possibilidade de ser derrotado, lança uma novidade. desta vez a culpada e a crise e os desvios nos diferentes Institutos e outros sob a sua alçada, que lhe mexem com os miolos e lança a DISCORDATA. 1 esta fora de moda, já nenhum governante minimamente atento assina documentos do tipo com nenhuma instituição religiosa e nesses moldes.

  3. xikotada psikolojika

    Na minha opinião a DISKORDATA viola a constituição, pq independentemente da IC ser a maioria, a CONSTITUIÇÃO não e da maioria mas sim de todos os CABOVERDIANOS. Contudo aguardo a posição do GUARDIÃO da nossa CARTA MAGNA, apesar das minhas esperanças serem ínfimas, pq este esta la a cata de votos para as próximas presidenciais e se for contradizer este desacordo bay bay próximas eleições.

  4. xikotada psikolojika

    JMN e Jorge Carlos Fonseca são dois bananas travestidos de PM e PR. O primeiro faz de tudo para engordar o seu eleitorado bajulando e tentando enganar os catolicos, mas Deus ha de pagar e muito bem o D. Paulino Evora que nunca foi nas cantigas do PAICV, sempre soube ter nas suas fileiras padres que opunham ao regime do PAI. Contudo o JCF que era a nossa esperanca prestou um mau servico ao pais enquanto chefe de estado. A quando do encontro com o Papa qual subordinado, subordinou…..cont

  5. xikotada psikolojika

    cont. dizia que JCF subordinou a NAÇÃO CABOVERDIANA a Santa Se. Se são dois estados pq razão um chefe de Estado havia de beijar a mão do outro, será que não bastava um aperto de mãos, um abraço ou coisa que os chefes de Estado fazem. Neste particular tiro o chapéu ao Pedro Pires que a quando da visita do GRANDE JOÃO PAULO II a CV, estendeu as mãos ao visitante dando lhe as boas vindas. PP com isso não desrespeitou o Papa mas também não diminuiu a NAÇÃO CABOVERDIANA. Manteve se o respeito.

  6. xikotada psikolojika

    Agora de tudo isso o q mais me revolta e ler o seguinte sobre o acordo ….para q atinjamos o futuro c paz, serenidade e prosperidade. Filu. Brincadeira tem limite. Prosperidade…. onde e quando. Percorri a Geopolitica do mundo e n consegui descobrir nenhum pais de inspiracao Catolica q tenha atingido este patamar e sobrevivido. A mentalidade e muito importante e nos paises catolicos a mentalidade deixa muito a desejar. Portugal, Italia, Irlanda do Norte entre outros,….cont

  7. xikotada psikolojika

    cont…. para n ser deselegante o meu convite e para verem os de inspiração protestante. Africa do Sul, Coreia do Sul, Inglaterra e muitos outros. Haja paciência Filu.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.