Trabalho infantil doméstico: um crime que passa impune no seio da família

12/06/2013 00:41 - Modificado em 12/06/2013 00:41
| Comentários fechados em Trabalho infantil doméstico: um crime que passa impune no seio da família

trabalhoA delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente na ilha de São Vicente, continua a ser um parceiro das autoridades que lidam com o combate do trabalho infantil. A instituição está aberta para receber denúncias e para trabalhar na resolução dos casos que saírem do anonimato.

Por ora o ICCA lança um olhar sobre “o trabalho infantil no trabalho doméstico”, uma problemática que passa despercebida à sociedade e que sucede entre quatro paredes no seio das famílias e que, na maioria das vezes, fica guardado no invisível: pais que submetem crianças a trabalhos que representam perigo para a sua integridade física e mental, como o caso de serviços que envolvem materiais inflamáveis ou transporte de cargas.
É neste sentido que o ICCA vai promover um projecto nesta quarta-feira, 12 de Junho, dia mundial contra o trabalho infantil para demonstrar que “a participação das crianças ou adolescentes em actividades de auxílio aos pais que não prejudicam a sua saúde e desenvolvimento pessoal ou interfira na sua escolarização é benéfico. Mas, o que se quer com o programa de sensibilização, é que os pais compreendam que há trabalhos que os filhos devem executar e que há outros que não devem ser executados porque não são compatíveis com a maturidade física e mental do menor”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.