“Teorema do silêncio”: Quebrar o silencio sobre o abuso sexual

24/05/2012 00:00 - Modificado em 24/05/2012 00:07
| Comentários fechados em “Teorema do silêncio”: Quebrar o silencio sobre o abuso sexual

“O teatro cumpre uma das suas funções dentro da sociedade não só do ponto de vista da recriação e do divertimento, mas , também do ponto vista do alerta de despertar as pessoas para problemas concretos que as pessoas temem em olhar olhos nos olhos”. Com esta afirmação João Branco, encenador , dá o mote para a peça “Teorema do Silêncio” escrito por Caplan Neves .

 

Teorema do Silencio tem estreia marcada para o dia 25 (sexta feira), com repetição no dia 26, no Centro Cultural do Mindelo. O tema central da peça é o abuso de sexual de menores. Interpretado por Janaína Alves e Fonseca Soares a história gira a volta desses de um professor que gosta de crianças e de uma jovem que acaba sendo molestada.

João Branco diz que a ideia de fazer uma peça com esse tema vem de algum tempo “É o nosso contributo que queremos dar e que estamos através da arte cénica a chamar atenção para um problema que nos choca e nos revolta”. E por isso a necessidade por parte do grupo de tratar o tema de “forma séria e correcta” já que o tema em si é sensível e delicado. “Defendemos que este assunto tem de deixar de ser tabu e passar a ser falado, denunciado e investigado de uma outra forma”.

Mas para João Branco a peça não é panfletária é acima de tudo “ uma obra de arte” e que o objectivo não é dar uma lição de psicologia ou de moral. “Estamos a fazer uma peça de teatro e como tal é uma obra artística envolta num processo criativo e que espera a avaliação do público. Se as pessoas saírem do espectáculo e pesarem um bocadinho e reflectirem sobre o assunto para nos já é um ganho importante”, conclui JoãoBranco

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.