Aulas de teatro para crianças e ás vezes é de pequeno que se torce o pepino

4/06/2013 01:19 - Modificado em 4/06/2013 01:39
| Comentários fechados em Aulas de teatro para crianças e ás vezes é de pequeno que se torce o pepino

oficinaJanaína Alves Branco vive em São Vicente há três  anos.Confessa ao NN que veio para Cabo Verde porque conheceu o amor, o tal  que vive e faz teatro no Mindelo  e foram duas paixões : a primeira pelo João Branco  que vive e faz teatro no Mindelo   e a segunda por Mindelo . Com tanta paixão é claro  que Janaína  ficou por aqui e claro que continuou a fazer teatro. Onde se destaca a sua participação nas peças ” Teorema do Silêncio “ e  “ Escola de Mulheres “. Mas Janaína revela ou NN uma outra paixão: trabalhar com crianças e é assim que a actriz surge no projecto Oficina Permanente de Teatro que consiste em ensinar crianças a encenar e fazer peças de teatro com elas

Janaína fez a formação técnica em artes dramáticas, em Teresina no Brasil e, desde então, sempre trabalhou com crianças nesse país. Assim, ao conhecer São Vicente e constatar que é uma sociedade jovem, pensou logo em implantar o seu projecto da Oficina Permanente de Teatro no Mindelo. A técnica em artes dramáticas adianta que “a maior dificuldade foi encontrar um espaço para leccionar aulas de teatro”. Foi deste modo que apresentou o seu projecto à nova produtora nacional Xis Produção Cultural que o aceitou, ajudando-a com a parceria com o Hotel Porto Grande, local onde se realizarão as aulas de teatro.

A maior dificuldade na implantação do projecto foi ultrapassada, contudo, Janaína ainda enfrenta outros obstáculos, como o ter o número necessário de alunos para começar as aulas. Afirma que a publicidade já está a ser feita e apela aos pais para trazerem os filhos para a oficina de artes dramáticas, visto que o teatro é uma das actividades mais completas. O teatro desenvolve o físico-motor, a capacidade de aprendizagem e o aspecto social. Também acrescenta que o teatro só faz bem, as notas vão melhorar, enriquece e completa a educação das crianças. Janaína Branco diz que “já trabalhei com crianças de seis anos que não falavam devido a traumas ou por não serem sociáveis, começaram a falar e houve uma mudança radical.” E o resultado final é maravilhoso e o sorriso, o abraço das crianças é a melhor recompensa, porque elas ficam agradecidas e sabem quando uma pessoa está a fazer algo de bom para elas, diz Janaína .

Devido às vantagens enumeradas por  Janaína Branco, esta exorta os pais a inscreverem os próprios filhos no Hotel Porto Grande, sendo o valor mensal da cota de mil escudos e refere que “a criança pode ficar um mês, dois meses ou 1 ano, assim como os pais o desejarem”. A técnica de artes dramáticas disponibiliza dois turnos e aceita crianças dos 8 aos 12 anos, no entanto, adianta que “há excepções, pelo que se houver uma criança de 7 ou de 14 anos muito interessada, vou aceitar.” Janaína Branco quer arrancar com a oficina de artes dramáticas, pede aos pais que dêem a oportunidade às crianças de experimentarem e que as deixem optar se gostam ou não do teatro.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.