Assembleia Nacional: Situação económica de Cabo Verde analisada no parlamento

28/05/2013 00:00 - Modificado em 28/05/2013 00:17
| Comentários fechados em Assembleia Nacional: Situação económica de Cabo Verde analisada no parlamento

assembleia municipalDepois de discutir “que caminhos para o sucesso de São Vicente” a Assembleia Nacional interpelou o Governo sobre a situação económica do país. Da conjuntura de crise internacional e dos problemas de desemprego que assolam o país emergiram dois quadros do debate. Um traçado pelo MpD que dá conta de uma economia débil e de fraco crescimento e outro, pelo PAICV, de uma economia saudável e em construção.

A interpelação ao Governo foi proposta pelo MpD e o líder da bancada, Elísio Freire, fez a introdução ao debate. Para Freire, o Governo tem escondido a verdadeira situação da economia nacional. Afirma que “Cabo Verde está numa situação difícil e crítica” e sublinha que o MpD já tinha alertado para esta situação mas que o Governo “fez orelhas moucas” e que a situação actual fala por si: desemprego, endividamento, dívida pública elevada. E concluiu a sua explanação afirmando que faltam medidas do Governo para debelar a situação. “O Governo tem de explicar como foi possível gerar tanto desemprego em dois anos”, questiona Freire, apesar dos vários investimentos.

O Governo, através da Ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte, prestou explicações ao plenário. A ministra perguntou “como é que uma má política económica pode proporcionar bem-estar social?”. Isto em resposta às questões levantadas pelo MpD. A Ministra evidenciou uma confiança na economia nacional e infra-estruturas em desenvolvimento para a melhoria da economia nacional. Esta posição é suportada pelos deputados do PAICV que demonstram confiança no trabalho do Governo.

Esta interpelação foi interrompida por causa do avançar da hora e continua na retoma dos trabalhos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.