Morreu Ofélia : a noite cabo-verdiana está de luto

24/05/2013 01:12 - Modificado em 24/05/2013 01:12

velaMorreu ,ontem a tarde , no Hospital Batista de Sousa , São Vicente ,Ofélia Ramos ou simplesmente Ofélia : a mulher que inventou as noites cabo-verdianas. A cantadeira estava doente desde 2012 e morreu devido a uma insuficiência cardíaca .

 

A cantadeira de ” mão cheia” calou-se e a noite cabo-verdiana está de luto para que Ofélia percorra o caminho da eternidade , caminho triste, mas a ” certeza mas certo q no tem”. A morna e a coladeira abrem as portas do céu para receber a sua cantadeira/empresaria .Não haverá ingratidão para a mulher que regressou do Senegal em 1970 e abriu o Bar Calypso , mais conhecido por Bar Ofélia .

Isto num tempo , como escreveria Manuel de Novas ,onde se procurava ” assassinar a nossa morna” e os compositores e cantadores de mornas eram marginalizados e não tinham espaço para actuarem. Esses músicos vão se acantonar e resistir nas noites cabo-verdianas. E o bar da Ofélia era o seu reduto. Por lá passaram Manuel de Novas , Césaria Évora , Franck Cavaquim ,Bau, Tito Paris ,Chico Serra, e quase todos os grandes tocadores de Mindelo .

Ai resistiram até que os anos noventa trouxeram a consagração mundial da morna e da coladeira através de uma mulher que cantava descalça no Bar Calypso e que o mundo baptizou de Diva dos pés descalços .

O corpo de Ofélia está a ser velado na sua residência no Monte Sossego. O funeral está previsto para hoje ás 16 horas

  1. Luiz Silva

    A Ofélia pertencia a uma familia de grandes musicos. O pai, Hilario Ramos, acompanhou B.Leza na sua digressão a Portugal associado ao Djuff e Eddy Moreno. Associado ao grande guitarrista Toque, compôs a morna Odji Magoado. Era irmão do Djosinha, excelente futebolista do Castilho e também guirarrista em Dakar onde foi envenado e do Ildo Ramos que esteve sempre associado ao Ti Goy. Cantava muito bem aliàs tinha a& musica no sangue. E ficou na historia das noites caboverdianas à lua côr di prata…

  2. Lima Andrade Hirondi

    D.Ofélia que a terra lhe seja leve,à familia enlutada as minhas condolencias

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.