População clama por mais um médico

10/05/2013 00:12 - Modificado em 10/05/2013 00:12

medicoEsta constatação foi feita pelo delegado de Saúde de São Nicolau, Orlando Andrade, que sublinha que a existência de três médicos para a ilha é insuficiente dada a orografia e a distância entre as zonas, por isso, pede “com urgência” mais um médico para responder às necessidades da população de São Nicolau.

Em declarações à Inforpress, o delegado de Saúde, Orlando Andrade afirma que “não tem sido fácil dar conta da saúde” em São Nicolau com apenas três médicos, onde o entrevistado faz parte dos quadros de serviço ao público e assume as funções de delegado de Saúde para resolver os problemas institucionais.
“De acordo com os cálculos da Organização Mundial da Saúde em relação ao número de médicos por população, há quem diga que a ilha está bem servida, mas este cálculo não funciona em São Nicolau, dada a disparidade das localidades”, afirmou o médico.

Serviços

Orlando Andrade considera que, apesar de ser delegado de Saúde, exerce o mesmo serviço executado pelos dois colegas e, às vezes, nem tem tempo para se dedicar à família.
“Imagina se um médico vai ao Carriçal, zona isolada das outras localidades da ilha, e o outro fica de urgência e se acontece alguma coisa de repente a esse que fica, o hospital fica sem possibilidades de dar resposta a qualquer urgência”, exemplificou o delegado de Saúde.

Solução

O delegado reconhece o facto de São Nicolau ter “bons enfermeiros”, que são profissionais de saúde capazes de fazer vários trabalhos que “são da responsabilidade do médico” e que ainda os apoiam em casos de urgência.
Para Orlando Andrade, se houvesse mais um médico na ilha, os serviços ficariam descentralizados e poder-se-ia fazer mais em prol da saúde comunitária e familiar da população de São Nicolau.

  1. T

    Precisamos sim, de mais médicos, aparelhos hospitalares, etc etc, mas tb, precisamos que o Orlando deixe de mania de grandeza e trabalha. Ele esqueceu-se de referir no tempo que nao vai ao hospital, pq esta a fazer politica na assembleia municipal…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.