Filomena Martins apresenta plataforma eleitoral

19/05/2012 00:00 - Modificado em 18/05/2012 23:53

A candidata do PAICV à presidência da CMSV, Filomena Martins, afirmou que a sua candidatura surge para servir os interesses dos sãovicentinos. Na apresentação da sua plataforma eleitoral, Martins reiterou que elaboração do Plano Director Municipal irá pôr um fim a venda ilegal de terrenos. Por outro lado, a candidata do PAICV sob o lema “Soncent ê nôs tud junt” elenca a cultura, turismo, mar, formação e educação como sectores importantes no desenvolvimento económico da ilha do Monte Cara.

 

A candidata à presidência da CMSV, Filomena Martins apresentou os seus planos para que a ilha de São Vicente possa ter um desenvolvimento sustentável. Durante um encontro realizado ,ontem , a tarde , no Mindelo, Filomena Martins ressalvou que a sua candidatura coloca os interesses dos sãovicentinos, acima de quaisquer outros:“adoptarei um princípio de proximidade com os munícipes, porque somos nós que temos que assumir a luta por São Vicente e depois exigir do Governo, aquilo a nossa ilha necessita nos diversos sectores económicos e sociais”.

Para Filomena Martins chegou a hora dos cidadãos sãovicentinos colocarem de lado o espírito pessimista a volta do desenvolvimento da ilha. Porque os munícipes têm a capacidade de fazer com que a ilha catapulte para um patamar onde a modernização e a sua qualidade de vida sejam uma realidade. Mas para a candidata do PAICV, para haver esses ganhos o primeiro passo é elaborar um Plano Director Municipal.

 

Decisões

 

Segundo Martins o planeamento do território irá permitir que a CMSV acabe com a venda ilegal de terrenos na ilha. Para tal enaltece o poder dos planos urbanísticos “ a elaboração urgente de um verdadeiro PDM trata-se de uma necessidade imperiosa em São Vicente para que a edilidade rompa definitivamente com a gestão avulsa dos solos que vêm empobrecendo a economia da ilha e gerando injustiças sociais entre os munícipes que muitas vezes partem para a construção clandestina”.

A candidata do PAICV, na base da sua plataforma eleitoral ,defende que a incrementação de uma política cultural activa, no município iria atrair investimentos, proporcionar a criação de empregos e obtenção de rendimentos. Segundo Martins “ temos que criar uma agenda cultural local, ou seja um plano de acção onde tenhamos um conjunto de condições como o caso de um anuário de cultura onde se elenca todos os eventos que São Vicente acolhe durante um ano para oferecer aos cidadãos e turistas”.

Turismo e Mar

Mas Filomena Martins reitera que o turismo é um dos sectores mais promissores para o desenvolvimento da ilha de São Vicente. Na perspectiva da candidata do PAICV, a aposta no sector do turismo iria resolver grande parte dos problemas da ilha. Já que uma internacionalização de São Vicente como um destino turístico permitiria um apogeu na sua economia. Por outro lado, Martins encontra no mar uma possibilidade da ilha expandir-se e atender aos serviços desse sector que representam áreas de negócio.

 

Sociais e Formação

 

De acordo com a candidata do PAICV há que rever novas possibilidades de domínio da habitação social, já experimentadas noutras paragens do mundo. Filomena Martins afirma que “ a ilha de São Vicente é aquela que tem maior taxa de desemprego nacional. Por isso temos que apoiar aqueles que necessitam de um lar construindo habitações sociais. A edilidade tem que tem a sua política de habitação, mas também podemos elaborar um estudo para ver a hipótese de construir casas em contentores devidamente preparadas para albergar uma família”.

Quanto a formação e emprego, Filomena Martins diz que a edilidade deve ter uma agenda para promoção do emprego. Neste sentido Martins defende que os jovens devem romper com o círculo de formação para desemprego e apostar em áreas que lhes permita inserir no mundo do trabalhado. E que a CMSV deverá ajudar os jovens na busca de financiamentos para os seus projectos, com a criação de um Centro Incubador de ideias.

 

  1. Ò Filomena dexá gente dsegode ma nôs CMSV quê nô ta nel dritim ma nôs Augusto Neves.

  2. Moda mnine de Soncente que mi ê ta dzê : To much blá…blá… e promessa.Ma depôs nada! Sê JMN que tita mandode pa bem cabá d’interrá nôs Soncente más do que jal está, enton não vale a pena. JNM sempre contribui pa elmiminaçon Historico de Soncente através demoliçon de quaz tude nôs Patrimone, moda Casa Dr Adriano, Fortim d’El Rei, Miradouro, Praça Estrela etc, etc, etc… E por isse nunca nô ta perdoal.Dexa gente ma nôs Augusto Neves e tude ta bai dritim.

  3. Cidadão Atento

    Ó Filomena, moda gente te dzê, “Quem te viu e quem te vê”…
    Bô foi Ministra d’Educaçon, mas em matéria de realizaçon, bô foi um zero à esquerda, para além de ter prejudicod tcheu gente, mas em materia de arrogancia e pedantismo bô foi “um maximo”. Bô tocha devera que algum pessoa te creditá que bô te preocupod que povo? Como deputada, nunca bô levantá bô voz pa defende Soncent ma sê Povo. Bô ta sempre te fazê oposiçon à Soncent, ma sempre ta qrê sbi à custa de Soncent? Bô conchê Soncent?

  4. Maria

    Uaba……. moda que un tita oia…….. bo ca tita bem ganhal!!!

  5. Djack de Beta

    Ó Prof. Filomena, como é que a senhora vai alanvancar são Vicente. sejamos modesto, uma senhora que como ministra de educação, foi o que foi, criou discrepância jamais corrigidas para satisfazer a sua malta de LLL, ainda mais não serviu nem como …. do JMN, melhor dizendo não conseguiu alavancar o nosso PM, agora quer ser Presidente de camara. Calma Nelita bô foi bom professora, quer de Psico quer de Filosofia. ex aluno.

  6. Pantera

    O Dr. Augusto Neves é o mais valia para S. Vicente. O trabalho feito por ele como autarca esta a olhos visto, senão fosse por ele S, Vicente que ja esta no abismo estaria enterrada.

  7. Bruno

    Pessoal sejamos honestos, quem esta a afundar São Vicente é a actual equipa que esta a gerir os destinos da Câmara Municipal de São Vicente. Fica feio estar a atacar Filomena com conversas de meninos e crianças. Filomena até agora apresentou propostas e projectos o que as outras candidaturas ainda não fizeram. Para o vosso ódio ela vai ganhar na mesma.

    Chupem o limão.

  8. soncent

    Força Filomena rumo a vitoria

  9. hl

    Filomena ê sô filosofia (muita mentira), fala bonito, tem bom vocabulário e ê só. Bacandidata la pa Guninê Bissau quê bo terra. Bô tcha Soncente em paz. é Tanta incompetencia q nem Zé maria na estado quel esta Actualmente (coitado ca ta bom de cabeça) ta dob crédito. El trob da la, e nunca mas.

  10. Nita Fortes

    Não queremos a Féfé. Ela pode candidadatr-se na Praia onde ela gosta de estar com seus companheiros.

  11. Justiceiro

    Perguntem a Nelita o que ela fez enquanto Ministra da Educação. Nada de Nada! Agora, aparece cheio de ideias para levantar São Vicente. Vai brincar com outros. Força Gustim e Equipa.

  12. manuel de baza

    Tamos tramados o augusto he muito fracote, mas esta senhora e um dezastre. Nunca alvantou voz para defender sao vicente. Lembro-me da ultima legeslativa, que aunica coisa que ela incistia para sao vicente era arte e artesanato. Agora pergunto quantos sao vicentinos sao iguais a mim, que de artezanato nao intende p……ra neuma. O sao vicentno e mais que um punhado de artezaos a vender nas feiras feita esporaticamente nos dias de paquete na baia.

  13. Naiss

    Eu não acredito na veracidade de certos comentários que já li. Então, mesmo depois de ter havido condenações do tribunal a pessoas ligadas a essa câmara considerada corrupta, há pessoas que falam bem da gestão camarária actual? O pessoal de S. Vicente é mesmo masoquista e gosta de sofrer mesmo. Vamos mas é exercer o nosso direito de voto para mudar isso tudo. Vamos votar Filomena Vieira Martins – já é altura de experimentarmos uma camara em sintonia com o governo.

  14. Lombotanquense

    É, convenhamos, já é altura de mudar a equipa governativa da edilidade. Não estão a trabalhar para que o munícipe tenha uma melhoria na qualidade de vida. O Augusto passa a vida a trocar farpas com o poder central e depois vem cobrar de que o poder central não ajuda a câmara. Em Cabo Verde é chegada a hora de todos que se dizem ou que se acham políticos ahahahahah, pensarem numa coisa que é nos muito caro para os verdadeiros verdianos, a nossa união, a nossa luta pela sobrevivência. Respeitem-se.

  15. Anildo

    Por favor, Filo, JMN e de mais Caramada, deixam o Augusto neves Trabalhar em paz, se vocês não querem ajudar Sao Vicente então não atrapalham o trabalho da CMSV . Temos um bom presidente nessa câmera, é uma vergonha que todos os trabalhos da CMSV, não tem ajuda do Governo Central, o que Nelita vem Fazer aqui, ba da volta e para de sonhar. como professora tens nota 10, continua dando aula nisso és bom . . Viva nós Augusto porque se temos bons estradas na cidade graças a CMSV e muito .

  16. joão pedro morais go

    Porra, nessa MC já foi provado que está cheio de corrutos e desonestos, e ainda querem continuar com a equipa.Se o juiz que os julgou fosse honesto também estavam todos na cadeia. É melhor devolverem os terrenos.
    k tal experimentar estar em sintonia com o GC?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.