Cidadãos queixam-se da actuação da BAC: Comando diz que recebeu criticas, mas nenhuma queixa

8/05/2013 01:20 - Modificado em 8/05/2013 01:20

O NN recebeu denúncias de cidadãos que afirmam terem sido vítimas de medidas coercitivas por parte dos agentes da Brigada Anti-Crime sem qualquer justificação. Os indivíduos sublinham que a postura dos agentes em casos de abordagem não condiz com os regulamentos estipulados na lei, uma vez que se aproveitam da própria posição para aplicarem castigos às pessoas.

Questionado sobre as denúncias, o Subcomissário da Polícia Nacional, Orlando Évora, comandante da BAC afirma não ter recebido denúncias, mas que já recebeu algumas críticas sobre o trabalho realizado pela unidade que comanda e que houve melhorias na actuação dos “ninjas”, designação atribuída aos agentes pelo facto de utilizarem máscaras.

Orlando Évora diz que o Comando da BAC está aberto a receber denúncias que atestam factos verídicos de uma actuação “excessiva” dos agentes. O comandante da Brigada Anti-Crime esclarece que “estarei aberto a receber queixas e, em diálogo com as partes envolvidas, encontrar o melhor caminho para resolver a situação”.

 

A Brigada Anti-Crime foi criada há dois anos pelo Comando da Polícia Nacional de São Vicente para combater a criminalidade na via pública e nos bairros. Esta unidade policial tem recebido elogios pelo trabalho realizado na ilha, mas há situações em que a BAC parece exceder as normas de actuação e, de acordo com as denúncias recebidas por este online, acabam por passar despercebidas à sociedade mas que deixam marcas nas vítimas.

“A BAC pode estar a realizar um bom trabalho para garantir a segurança das pessoas, mas os seus agentes têm de respeitar a lei. Porque alguns, pelo facto de fazerem parte dessa força policial, castigam jovens tidos por eles como delinquentes sem que estes tenham cometido algum delito. Encontram-nos na rua e nos bairros e agridem-nos com bastões e até pontapés em situações onde as vítimas nem sequer estavam a perturbar a ordem pública”.

Por outro lado, os denunciantes sublinham que a BAC tem por hábito abordar de “forma agressiva” pessoas que nada têm a ver com a criminalidade e quando o indivíduo reage demonstrando que a razão está do seu lado, os agentes procuram induzi-lo em erro para que pratique um crime de resistência à autoridade.

  1. olheiro

    pov de soncente q te muda e nunca …
    agora as começa de queixa e critica
    mi pessoalmente jam fui abordot pa
    BAC ma nada ex q fazem enfim nox
    mesmo e q te da ex bendit força e
    mural pe delinquencia
    EX TE DZE QUEM TE MISTURA MA TCHUC TE CME FAREL

  2. Mindelense

    Não deixem de fazer o vosso excelente trabalho devido uns e outros que as vezes estão de manso só pra enganar, assim que vocês se afastam, eles caem logo em cima das vítimas. Eu aposto que em vez da BAC, for uma pessoa inocente/trabalhador a passar por estes jovens que se dizem (ex-delinquentes/bandidos) verão que são imediatamente atacadas e/ou ofendidas física e moralmente. O que não entendo é porquê que as reclamações são sempre do mesmo tipo de pessoas e não de outras que sempre saem a noite?

  3. polvora

    estou de acordo com o comandante da BAC existem criticas sim , mas existem mais elogios . Algum execesso havido acabou por ser uma transgressão pela positiva e e colocou os marginais em sentido … uma bofetada aqui e acolá foi remediado Santo, Mas tb há casos que os agentes foram pedagogos levando adolescentes para casa ,protegendo gente alcoolizada , não é verdade que a BAC usou apenas a força .Continuem pois estão a faezr um bom trabalho

  4. BB

    Fazem o vosso excelente trabalho. A Segurança em SV esta a um bom nivel graças ao vosso trabalho….. Força

  5. cabral

    os agentes da bac muitas vezes não são culpados, porque é presionados pelos superiores para actuaram desta forma, por isso as denuncias não tem efeitos, conversas fiadas para enganaram os cidadões que ha inquerito ou processos de averiguações, se os agentes envolvidos ou indiciados são alguem que eles tem na mira para vingar ai sim, mas se são os seus meninos de mandados a queixa será destruidas em cinsa, caro cidadões as coisas são muito mais piores que voces podem imaginaram, eles são cruel
    .

  6. JOSÉ CID

    É uma pena quando o noticias do norte publica um assunto dessa natureza, tanta coisa para desvendar e venha logo com isso. os policiais já sabem quem são os bandidos, porque nunca me bateram? eu sou um cidadão como outro qualquer.

  7. Brito

    Queria dizer ao Sr Orlando Evora que estão num bom caminho e enaltecer o trabalho da equipa do BAC. Que continuam fazendo o excelente trabalho que ate agora teem desenvolvido. Gostaria de estar ligado a esta brigada que por mtas vezes ate é brando com a irresponsabilidade e o desrespeito por parte da população. Só vejo pessoas a criticarem mas ninguem trazendo soluções ou mudando posturas para que tenhamos uma sociedade muito melhor. Parabens ao BAC aos agentes desta brigada ao seu comandante .

  8. vista boa

    caro cidadões os agentes do bac ha muito tempo tem estado a cometer delito contra os jovens, basta ver toda as denuncias feitas no televisão bem como no jornal, em cabo verde ha democracia, mas na PN ainda existem turturas e ditadores. ja é hora da Exma Srª MAI manda fazer a mudança dos Comandante ditadores,caso contrario é preciso que povos caboverdeanos juntaram para sairam a rua em manefestação contra os torturadores da Pn. são cruel maldosos e torturadores das pessoas coitados e pobres.

  9. visigol

    ja estava a demorar para que esse tipo de noticias começa-se a aparecer. Não digo que não possa haver momentos de algum excesso, mas como disso o comandante e bem era necessario mão dura na altura da criação da brigada, dai o facto de terem conseguido devolver a sociedade sãovicentina um pouco de tranquilidade, que ha muito tinha perdido, retirando dessa forma o controlo da situação das maoes dos delinquentes.

  10. visigol

    minha gente, se formos dar ouvidos e começar a fazer o que de melhor os sãovicentinos sabem fazer que é criticar, criticar e criticar, os bandidos vão aproveitar isso para fazer aquilo que essa brigada não os estão a deixar fazer. No momento que a policia em S.V abrandar a sua actuação vamos começar a ouvir as pessoas a dizer que a policia não faz nada para combater a delinquencia nem a onda de assaltos. dou parabens a essa brigada e ao espirito de sacrificio desses agentes.

  11. Mindel

    Alerta para os agentes: NÃO ESQUECAM QUE OS MINDELENSES SÃO INGRATOS, NUMA HORA IDOLATRA E NOUTRA CRUCIFACA. Tenham cuidado nas vossas actuaçoes, pois, a vossa pessoa é o mais importante. sou um cidadão do bem e sou grato pelo vosso trabalho. força para toda a policia em S.V

  12. HL

    Pau nos bandidos

  13. Eu acho que os agentes de B.C.A estão a fazer bom trabalho.Mas muitas vezes FAZEM ABORDAGEM ao jovens que nada tem a ver com o grupo . Eu mesmo já ouvi eles a fazer abordagem com gesto e palavrões, Em meu nome pessoal peço ao senhor comandante para dar lhes um lição de patriotismo que estão a deixar-lhes muita falta.Ou seja um bocadinho de conhecimento e menos exibição.

  14. Continua fazendo o vosso trabalho não dê ouvidos aos comentarios negativos
    S.Vicente está tranquilo e vai continuar tranquilo. BAC serviço 100%. força coerciva para
    os deliquentes, estou grato pelo vosso trabalho

  15. Mindelense

    Sou dos fãs n.1 da PN, mas eles podem errar no trabalho, assim como eu ou qualquer outro cidadão. Vamos analisar os números friamente e com inteligência: Qual é a população de S. Vicente (mais de 75 mil?); Quem são as pessoas abordadas? Que tipo de comportamentos tem essas pessoas? Ganhamos ou não com a criação desta brigada? Ou será que S. Vicente, até 2010 em termos de segurança, estava melhor? Ou concordam em extinguir esta brigada para o bem de poucos?

  16. Mindelense

    Não deveria ser discutido aqui e/ou criticar aqui a atuação daqueles que desrespeitam, roubam, assaltam, assassinam, violam os cidadãos do bem, da paz e que trabalham para o bem da ilha e das comunidades? BAC tem de continuar a ser firme e forte, sempre corrigindo os agentes que tiverem má atuação, agora não deixemos que a demagogia e a hipocrisia destrua o excelente trabalho desta brigada que foi solicitada pela população desprotegida, agredida, violada, assaltada, violentada durante vários ano.

  17. mindelo

    Eu so queria saber como e que os agentes BAC fazem revistas a pessoas sem ter um mondato de revista. podem ate dizer que estao agindo com base na lei de prevencao da crimilalidade, mais nao essa lei nao lhe da esse protecao para fazer isso. Emtom o que esses agentes devem fazer antes de sair as ruas e porrem a revistar pessoas e terem um mandato de revista art 234 do codigo processo penal.Por caso contrario essas revista serao ilegais.

  18. Mindelense

    Caro Mindelo, não existe nenhuma lei em país nenhum sobre autorização ou mandato de revista em via pública, existme sim mandatos de busca e apreensão emitidas por um Juiz quando a polícia tem de revistar uma residência ou propriedade. Na via pública o ato de revista é legal e só protege os que não são bandidos, ou seja, é um ato de prevenção a criminalidade. Só se sente incomodado em ser revistado a banditagem, eu já fui revistado pela polícia e com arma em punho e não me senti intimidado.

  19. ATENTO

    Isso aí caro Jota, não liguem mesmo para os comentários negativos, não existem profissionais perfeitos, quase 100% da população está com vocês. Essa cambada de bandidos e de mal educados, que se comportam como bicho no dia-a-dia é que se sentem incomodados com a vossa abordagem, violência atrai violência, se gostam de se organizar em quadrilhas para assaltar e agredir as pessoas é porque não podem se incomodar em serem agredidos também.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.