Juiz de Execução de Penas continua sem responder ao pedido da reclusa Lígia para voltar a estudar Direito

7/05/2013 00:53 - Modificado em 7/05/2013 00:53

presoDiz o ditado que a esperança é a última a morrer e a reclusa Lígia Furtado tinha a esperança de regressar neste ano lectivo à Universidade Lusófona de Cabo Verde. Lígia aguarda por uma decisão judicial para saber se regressa à licenciatura de Direito, mas a verdade é que se houver validação do seu requerimento, a reclusa só poderá voltar aos estudos no ano lectivo 2013/14.

Com o ano lectivo 2012/13 a terminar, Lígia Furtado perdeu a oportunidade de regressar aos estudos na universidade onde é tida como um dos melhores alunos no curso de Direito, porque a Universidade Lusófona encerra as aulas daqui a três meses. A situação deve-se ao facto do Juiz de Execução de Penas da Comarca do Sal continuar sem validar o seu pedido de autorização.

Este online sabe que a reclusa vai enviar um novo requerimento a pedir autorização para regressar aos estudos no próximo ano lectivo, porque seria impossível concluir o ano porque os estudantes da ULCV já cumpriram o primeiro semestre e têm o segundo na sua recta final.

Estudos

Recorde-se que Lígia concluiu com sucesso o primeiro ano de formação sob regime de exames, mas em Fevereiro de 2012, quando estudava o 2º ano, a sua licenciatura foi anulada pelo Ministério da Justiça devido a uma denúncia que a acusava do crime de corrupção activa num caso que envolveu a direcção da Cadeia de São Vicente.

Desejo

Mas o Tribunal de São Vicente veio a absolver a Lígia Furtado e os restantes intervenientes do processo porque as suspeitas desse crime foram consideradas falsas pelo Tribunal de São Vicente. A defesa da reclusa espera que “não lhe seja negado o direito ao ensino vinculado na Constituição da República, uma vez que ela tem direito à reinserção social”.

De realçar que a Lígia Furtado mantém o desejo de regressar aos estudos na universidade, onde é tida como um dos melhores alunos no curso de Direito. E foi nesta circunstância que emitiu um requerimento a pedir autorização para voltar à licenciatura em Direito… resta agora esperar pelo despacho final do Juiz de Execução de Penas da Comarca do Sal.

  1. Marcelo Santos

    Ela que estude quando sair da cadeia…A constituição preve a reinserção social mesmo durante o cumprimento da pena ou depois ? Mas será que pretende estudar Direito para defender a legalização do trafico de drogas ?

  2. José Augusto Brito

    Independentemente do crime que cometeu, onde está a política de reinserção social. Esta formação não é uma alternativa para não cometer novos crimes? Porque errou, já não pode ter oportunidade de integrar na sociedade como bom profissional? Uma das formas de combater a criminalidade é permitir que as pessoas tenham uma formação, profissão e emprego dignos.
    José Agusto Brito

  3. SRº Marcelo o senhor de certeza não sabe o que é ser um proficional asvezes há coisas que não se deve dizer nem escrever pq feri a sensibilidade das pessoas que são de boa fé obrigado ,e que a LIGIA seja ainda um exemplo para nossa sociedade sucessos nos seus estudos força aí badia

  4. victor

    concordo…

  5. Sanpadjud

    Nós contribuintes pagamos a estadia com cama, comida e roupa lavada a uma traficante e ainda disponibilizamos a oportunidade de fazer uma licenciatura? Muito bem. No caso dos traficantes não há reinserção pois já se encontram bem inseridos económica e socialmente. basta ver os bens dela e da família

  6. LENA

    Concordo com a inserção, mas ela que escolha uma formação que é administrada na cadeia. Julgam que a cadeia é algum lar de estudantes, pensão , ou estancia de férias?
    Ela que aguarde, vamos levar os cursos superiores ás cadeias vão sair de lá todos doutores. Ela é muito esperta.
    Por essas e por outras é que muita gente hoje em dia prefere estar na cadeia do que em liberdade, tem tudo garantido, se se fechar os olhos até podem fazer curso superior e quiçá com bolsa e vaga garantidos.

  7. Noronha

    Essa batuta da Lígia quer estudar Direito para quando, algum dia sair da choça, vir vingar da pena injusta que julga lhe ter punida?Coitada sem vergonha, nadava no dinheiro do narcotrafico até mandou matar gentes agora quer ser Presidente do Supremo Tribunal da Justiça.

  8. Ói irmãos Cabover. os que são: procur.saber quem Juiz de todos nós os pecadores e que um de vós tiram 1ª. pedra, ficam a saber que somente Cristo que é Juiz de todo Univer. que tem poder de julgar cada um de nós, que ficam gravado nos nossos coração que nos não somos nada somente Cristo é Tudo. Que Deus Todo Poderoso Omnipot. Salvador do céu de t/ terra e Maria Rainha de Univ. Mãe de Ceu e da terra com todos os seus Anjos e seus Santos e tudo que forma Corpo Celeste que transf. tudo num só bençom

  9. João Suanca

    Parece-me que ela tinha um bom emprego.

  10. ouvinte_s.vicente

    Óh ligia deixa de esperteza. Nao te vao autorizar o estudo nada porque tás a preparar a tua cama para fugir da cadeia como tinhas planeado com aquele haelicóptero que ia te buscar nos arredores da cadeia civil. Pensas que o povo de s.vicente tá esquecido? Já cansaste de estar lá dentro por isso estás a inventar estudar para poderes sair e fugir. tens cara de macaca velha. se querias estar na sociedade pensavas antes de entrares no mundo do narcotráfego e esquecias a ganancia de voltar rica

  11. atento s.vicente

    Óh ligia deixa de esperteza. Nao te vao autorizar o estudo nada porque tás a preparar a tua cama para fugir da cadeia como tinhas planeado com aquele haelicóptero que ia te buscar nos arredores da cadeia civil. Pensas que o povo de s.vicente tá esquecido? Já cansaste de estar lá dentro por isso estás a inventar estudar para poderes sair e fugir. tens cara de macaca velha. se querias estar na sociedade pensavas antes de entrares no mundo do narcotráfego e esquecias a ganancia de voltar rica

  12. refletir

    Gostaria de saber como uqe ela paga o estudo, sabendo que todos os quee foram presos por causas de norcotrafico perderam todos os seus bens e dinheiro..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.