Mindelenses reagem ao corte do sinal dos canais d ‘ Zau: “ são a nossa distracção e a nossa ligação com o mundo”

29/04/2013 00:56 - Modificado em 29/04/2013 12:16

tv estragadaA Câmara Municipal de São Vicente, como outras câmaras municipais do país, tem disponibilizado aos mindelenses o acesso gratuito aos canais generalistas portugueses como a SIC e a TVI e aos temáticos como a SPORTV. No entanto, este jornal no dia 23 de Abril anunciou, em primeira mão, que os mindelenses poderiam ficar sem acesso aos canais, se a CV Telecom desligasse os geradores que alimentam as antenas das instituições instaladas no Monte Verde. A má nova não foi bem recebida pelos munícipes.

 

Nélida, doméstica, disse ao NN que se a decisão de cortar os canais televisivos for por diante será uma má decisão e os responsáveis deveriam analisar a situação, visto que “seremos severamente prejudicados.” É não só a nossa distracção como também a nossa ligação com o mundo.” Da mesma opinião, Dânia acrescenta que “passaremos a ser menos cultos por falta de informação”.

Contudo, não só se considera a decisão da CV Telecom de desligar os geradores uma má decisão, como também há quem vá mais longe na própria opinião, “ a questão não é só dos canais da SIC, TVI e Sport TV, mas de todos os canais que disponibilizam informação e entretimento aos mindelenses”, diz Any ao NN que considera que tudo isto não passa de “politiquices” e que quem fica prejudicado é o Zé-povinho que “não tem dinheiro para pagar os serviços oferecidos pela CV Telecom”.

No entanto, há quem defenda que se deva primar pela solução, visto que são mais do que simples canais de televisão, “entretêm os nossos filhos em casa e que agora não vão ter nada que fazer”, declara Lídia. Assim como Lauriana considera que devem procurar uma solução que seja satisfatória e diz que a “CV Telecom poderia cobrar um valor aos munícipes para manter as antenas ligadas, sei que já estamos habituados ao facto de ser grátis, mas penso que estaríamos dispostos a contribuir para manter o serviço”. Mas o problema é que essa transmissão é ilegal, sempre foi. O problema do encerramento por falta de dinheiro para pagar o combustível, que alimenta os geradores que fornecem energia as parabólicas que retransmitem de borla os sinas dos canais portugueses, é apenas um dos muitos problemas a volta dessa questão.

Mas todos fecharam os olhos, governo, câmaras, CVTelecom, na altura falou-se de “transgressão positiva” visto que a televisão nacional não conseguia cobrir muitas zonas do Pais e mesmo nas ilhas cobertas pela TCV as câmaras municipais optaram por transgredir, também, pela positiva. Mas povo habitou-se e muitos não imaginam a vida sem esses canais, e aqui é válida a velha máxima romana: o povo quer pão e circo. E num tempo em que o pão escasseia e a os canais de TV de borla são o circo, retirar o circo ao povo é por em questão a velha máxima romana. Vamos ver no que vai dar.

 

  1. ADMILSON DA ROSA

    GENTE EM UMA ÉPOCA QUE FALA TANTO EM ENERGIA RENOVAVEL, AINDA TEMOS ANTENAS COM ENERGIA A GERADOR, A SOLUÇÃO É A RTC E A CAMERA MUNICIPAL COLOCAREM PAINEIS SOLARES PARA ALIMENTAREM AS ANTENAS, SOLUÇÃO CRIADA E PONTO FINAL

  2. Carlos Silva - Ralão

    Esta situação já era de esperar, não acredito que seja por questões de manter ou desligar os geradores, a verdade é que a transmissão destes canais sempre foi ilegal, porque há muita gente aqui que paga este serviço em Portugal, e há muitos que usam ilegalmente, como nós, a maioria da população que assiste os canais retransmitidos pela CMSV. Penso que não podemos fazer nada em relação a isto, agora o ser humano tem a capacidade de se adaptar a situações bem piores, todos iremos habituar.

  3. Marina Silva

    ESTE É A TELECOM A OBRIGAR AS PESSOAS COMPRAREM OS SEUS PACOTES ZAP, MAS NESSA ILHA DE 28% DE DESEMPREGADOS Ñ TEMOS DINHEIRO PARA TAL OH TELECOM!!!!! CAMARA MUNICIPAL DE SV TEM DE RESOLVER ESSE PROBLEMA PORQUE É UMA QUESTÃO DE SERVIÇO PUBLICO NESTA ILHA SEM TRABALHO E SEM OCUPAÇÃO SERÁ A CRIMINALIDADE A AUMENTAR!!!

  4. Gerry Ferreira

    Esta camara tem um dilema: Ou é sempre apanhado de surpreza por seu desmazêlo ou tentam esconder as más noticias do povo. Pelo menos a C.V. Telecom confirmou na radio ter avisado à Camara com 1 ano de antedencia. Quando a Camara tem em vista um resultado positivo, ainda que curto e sem confirmação, começa a gabar-se com 1 ano de antecedencia. Quando é o contrario, mete o rabo no sitio. COVARDES! A sorte dessa Camara, é que o povo de Soncent tornou-se, ele proprio, um covarde de primeira.

  5. Pensem em soluções

    Imagina os São-vicentinos s/ SIC e TVI? Nossa ilha já tem pouca opção de lazer impostos pela crise que atualmente abala a ilha, s/ eles a população não terá outra opção a ñ ser regressar aos antigos tempos: sentar a porta da casa para passar o tempo. Este canais proporciona não só lazer mas também cultura e informação de outros países que a TCV não é capaz de passar. Câmara Municipal e CV Telecom, sentem e discutem uma opção. Consultem o povo para a possibilidade de pagar uma taxa simbólica.

  6. Se a CVTelecom ja tinha vizod Camara ja á um one porque ke Camara ka tma ses previdencia, ka ninguem bem culpa CVTelecom ou bem manda boca des. Agora e verdade ora de utiliza energia renovaveis coza kno tem e sol pa fronta, porque Camara ka da espediente desde ke CVTelecom vizás, se es tinha dod expediente Paines ke certeza jas tinha

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.