Marco Rendall regrava em crioulo a música ‘Um Mundo Ideal’ da animação “Aladdin”, em parceria com Sivy Gomes

8/05/2024 17:10 - Modificado em 9/05/2024 13:13

Depois de ter sido regravado em várias línguas, a trilha sonora da famosa animação do Walt Disney Animation Studios, lançado em 1992, “Aladdin”, chega às plataformas digitais, desta vez, em versão crioula, no dia 10 de maio.

Uma novidade apresentada pelo cantor mindelense, Marco Rendall e conta com a participação do cantor e pianista Nana Almeida e em dueto com a Sivy Gomes.

Estamos a falar de “A Whole New World”, ou seja, “um Mund Ideal”, em crioulo. O que mais o motivou, começou por expressar Marco Rendall, é o facto de ser uma das suas músicas favoritas e por isso a escolheu para realizar esta experiência de cantar em crioulo.

Em entrevista ao Notícias do Norte, Marco Rendall conta que, “Aladdin”, sempre foi um dos seus clássicos favoritos, e depois de ter-se lançado oficialmente mundo da música em 2017, com alguns singles, o jovem natural de São Vicente, resolveu, desta vez, embarcar numa aventura mais “ousada”. E apresenta “Um Mund Ideal”.

Para além de cantor, Marco Rendall que é também produtor audiovisual desde 2013, contou ao Notícias do Norte, que a ideia surgiu, porque além de ser um apaixonado por “desenhos animados”, há muito que questionava sobre o porquê de nunca nenhum outro artista cabo-verdiano ter tentado fazer uma versão em crioulo de Cabo Verde de uma das músicas dos filmes de animação da Disney.

“Crescemos ouvindo essas músicas na língua inglesa ou portuguesa. “A Whole New World” em inglês ou “Um mundo Ideal” em português do filme “Aladdin”, mas nunca deparei com uma versão em crioulo, e, portanto, desta forma resolvi assumir este risco e embarcar “nesta loucura”, conta.

Em complemento, “Macky” como é conhecido pelos amigos, diz que interpretar um dos maiores sucessos foi um desafio incrível: “É uma responsabilidade enorme produzir uma nova versão depois de tantas já gravadas”.

Contudo, apesar disso, afirma que como bom fã da Disney que é, acredita que as pessoas que acompanham o seu trabalho, e outros vão gostar”, comenta. 

Segundo Rendall, “melodicamente falando a canção é linda. E a forma como foi feita, tentamos manter a sua essência e para isso contamos com o “génio” Nana Almeida”, reforçou, alegando que não teve obstáculos quando estava fazendo a sua tradução. 

Após o término do projeto, da gravação, da captação das imagens e finalização do vídeo, diz que ficou “muito emocionado” com o resultado final da música.

Além de ser um projeto diferente, revela que sempre desejou ouvir na nossa língua materna a emoção que uma música da Disney transmitia. “E vi que aqui em Cabo Verde, temos sim a capacidade de fazer dublagens das músicas desses filmes, assim como são feitas em outros países”.

Portanto, no dia 10 de maio vai lançar esta música com um vídeo e conforme a receção do público, afirma que pretende fazer outras versões de outras músicas da Disney em crioulo.

Recorde-se que no passado dia 27 de março lançou a música “Amam Sem Matam” que tem como tema o
feminicídio, seguido de um videoclipe protagonizado pelos atores Fabrizia da Paz e Hugo Paz.

“O que me motivou a fazer esta música e que vem logo acompanhado de um videoclipe foram os recentes casos de assassinato de mulheres pelos seus companheiros em Cabo Verde”.

Marco Rendall é um jovem natural da ilha de São Vicente, que em 2017, juntamente com o amigo e produtor, Joel Chantre, apostou na carreira musical. Criaram a editora Fucarau Music e gravou o seu primeiro single ‘Nos estória’. Depois veio ‘Deskonekta’ ft Bertin TB, ‘K sou uvil, bem sintil’ e ‘Última vez’. Já em 2020 lançou o remix de ‘Nos estória’ ft Sivy Gomes”, com quem volta a fazer parceira.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.