Campeonato nacional de de xadrez em feminino arranca com oito participantes

2/05/2024 13:01 - Modificado em 2/05/2024 13:01

O terceiro campeonato de xadrez em feminino arranca hoje, no Mindelo, com a participação de oito xadrezistas de quatro concelhos do País, informou a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX).

Conforme a mesma fonte, as partidas devem iniciar-se às 20:30 e prolongam-se até domingo, 05, nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, em São Vicente

A ilha com maior representação é a do Sal e participa do torneio com três xadrezistas, entre elas Célia Rodriguez Guevara, campeã nacional de 2023, apurada automaticamente para poder defender o título que detém.

As outras duas, Divânia Spínola e Akiane Moreno, participam sob escolha de associação regional.

A cidade da Praia é o segundo concelho com mais atletas e estará representado por Jacira Almeida e Deise Pereira.

Santo Antão, São Nicolau e São Vicente têm uma xadrezista, cada, Mirian Oliveira, Samara Gomes, e Érika Pérez, respectivamente, que, conforme o regulamento da prova, também foram indicadas pelas respectivas associações regionais

O III Campeonato Nacional Feminino será arbitrado, de acordo com a FCX, pelo árbitro Internacional Francisco Carapinha, que fará a sua primeira arbitragem como IA da categoria C, título que detém desde o início da semana.

“Ou seja, este Campeonato Nacional irá ser arbitrado pelo árbitro, actualmente, mais categorizado dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa]”, assegurou a mesma fonte.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.