Bispo do Mindelo considera que o racionalismo cristão ” é um desejo de conluio com os poderes ocultos”

9/04/2013 00:00 - Modificado em 9/04/2013 00:48

Bispo Ildo FortesO Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, em entrevista ao Jornal Expresso das Ilhas questionado sobre se já é altura de uma sã convivência entre as doutrinas do catolicismo e do racionalismo cristão, respondeu que entre pessoas sim mas que as doutrinas são contrárias. Na sua resposta, o Bispo teceu algumas críticas afirmando que, de cristão, o racionalismo só tem o nome e que as “suas doutrinas e as suas práticas são muito contrárias àquilo que a Bíblia e Jesus Cristo nos ensinaram”.

 

O Bispo continua dizendo que “o racionalismo cristão e as suas práticas de espiritismo tendem a desrespeitar a harmonia que o Evangelho anuncia”. Em termos de doutrina da vida após a morte, fala do desrespeito do racionalismo cristão em relação à harmonia desta doutrina defendida pelos católicos, com práticas espiritistas. E fala de práticas que atribui ao racionalismo cristão, de adivinhação, evocação dos mortos. “Tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos”, afirma o Bispo.

  1. CidadaoCV

    O senhor Bispo mostra aqui uma total ignorância ao Racionalismo Cristão. E quando fala de “evocação dos mortos” está a ser propositadamente ignorante. Mortos não se evocam, porque o morto é aquele corpo que é enterrado e que transforma em matéria inorgânica. Já agora uma das grandes mentiras do das religiões católicas é a “ressurreição” de Cristo. Corpo nenhum, matéria nenhuma é ressuscitável.

  2. ab

    Por essas e por outras que nunca vou conseguir rezar uma Ave Maria.

    Sr Bispo aqui esta a faltar o respeito por todas as pessoas que seguem a doutrina do Racionalionalismo Cristão

  3. Mateus José Rodrigue

    Quem ignora a essência do Racionalismo Cristão, q nunca saiu da órbita do catolicismo para estudar o espiritualismo racional e científico, q concebe o universo como uma obra da divindade edificada em sete dias, q duplica a existência em natural e sobrenatural, q acredita em milagres, ressurreição da carne podre, deus pessoal, paternal, protector, iracundo, vingativo e perseguidor de seus inimigos, q acredita em milagres e dogmas e não num deus realmente infinito, não pode ter outra atitude!

  4. Moreira

    k ingnorancia por parte desse bispo, porque se fosse esclarecido näo podia falar mal dos outros. ja me fiquei surprendido e ja acabei de acretitar k nas religoes só sabem iludir os seres humanos. täo ignorante k é ainda mostra sua cara e da prova k esta a criticar. forsa sr joazinho, forsa racionalismo cristäo a luta e grande mas a vitoria é certa.
    estou aqui a dar a minha forsa vivo na suécia mas sou um grande seguidor do R.C poque sei k ali se fala a verdade e se da esclarecimento espiritual.

  5. PARA CIDADAOCV

    Cidadaocv que tamanha ignorância Cristo ressuscitou sim senhor, vencendo o mal e a morte, quando isto aconteceu mesmo os discípolos não querian acreditar…mas ele disse voçês são felizes porque veram e acreditaram mas feliz ainda é aquele que acredita sem ver ….e quanto ao racionalismos cristão são bandos de esperitistas e masomis que invovam espiritos a favor deles enganando coitados que podem ser protegidos…

  6. M.Silva

    Com todo o respeito pelo sr.Bispo, acho que ele devia ir fazer uma visita a uma casa Racionlista Cristão para se inteirar dessa nobre causa e saber de onde vem, para aonde vai e o que está aqui a fazer.O RC não é senão uma Ciência, vale a pena profundar os conhecimentos.

  7. Paulo Jorge de Faria

    É verdade que a igreja católica já matou mais em nome de Jesus que todos os anti Cristos juntos.
    Também é verdade que a mesma igreja enriqueceu desmedidamente durante vinte séculos, extorquindo os mais miseráveis, sobrevivendo dos seus dogmas e mistérios, mantendo os fieis na maior ignorância, caminhando lado a lado com vários regimes políticos totalitários, chegando eu a conclusão que o seu sumo pontífice se pode considerar bem o verdadeiro anti Cristo.

  8. Paulo J.F.B. Duarte

    Ainda não acabei, o Sr. bispo devia de ter vergonha pela falta de educação e tolerância que destoam dos preceitos Cristãos.

  9. Vatikkkan

    Com tudo o respeito sr:bispo a igreja católica devia preocupar com os casos de pedofilia que acontecem dentro das vossas igrejas.e não meter a “boca” onde não é chamado. Avémaria….

  10. Mario Silva

    Não entendo o porqeu de tantos comentários a respeito do que disse D. Arlino. Na verdade ele está certo no que afirma. É bom que as pessoas conheçam as doutrinas para depois comentarem. O fundamento do principio cristão é contrário aos principios do racionalismo ccristão. Isso sem querer dizer que um é melhor ou pior que outro. São coisas distinta que devem ser analisadas comno Tal.

  11. Fredson

    Sr Bispo o Sr está equivocado. É por isso que o mundo está de cabeça para o ar. Pessoas como o Sr não merecem o lugar onde estão, respeito todas as religiões e não critico nenhuma delas. Os grandes males que a Igreja Católica já causou e tem causado ao mundo (inquisição, violação sexual de menores e muito mais) nunca se irão passar no Racionalismo Cristão, sabes porquê? Por que o Racionalismo Cristão ensina-nos a ter um Astral Elevado com pensamentos do bem. Somos Espíritos Esclarecidos, Mente Sã

  12. Angelo Ferreira Silv

    O Senhor Bispo ao julgar o que desconhece, confessa o pouco interesse dele, pelo estudo sério. Se o Racionalismo não é Cristão, a Bíblia muito menos, pois não foi escrita por Jesus Cristo , que nada deixou escrito. Uma doutrina que busca racional e cientificamente a explicação para o que somos, de onde viemos e para onde vamos, não discute com quem se satisfaz em crer que Deus fez o Mundo em 7 dias.. Nada temos contra sua crença, porque continuaremos raciocinando e refletindo. “Pai perdoa-lhe”

  13. Praia

    Jesus não Ressuscitou porque Não Morreu. Viveu com Maria Madalena no sul da França e com a sua Mãe por muitos anos. Sabiam? Leia, se faz favor!

  14. guido Bennaerts

    Todos nos temos o nosso livre arbitrio, pois o Bispo tambem mas o Racionalismo Cristâo nos ensina a respeitar o livre arbitrio do semelhante, pois tudo tem um momento.respeito.

  15. Romina Rodrigues

    “Quem não sabe é como quem não vê”. Este dito popular corrobora o irrevogável de que a ignorância é o maior inimigo da evolução. Neste sentido, a ignorância espiritual é um entrave ao esclarecimento e evolução espiritual. Todo Ser Humano, inclusive o sr bispo, deve se auto questionar: Quem sou? De onde vim? Porque e para que vim? E, Para Onde Vou? As referidas respostas serão, sucessivamente, elucidadas com o estudo, raciocínio e crescimento espiritual. O saber não é regalia de nenhum “conluio” mas sim de todos. Os pré-requisitos são, simplesmente, a força de vontade e disponibilidade para enxergar a Verdade, libertar-se das amarras da ignorância e usufruir dos ditos poderes “ocultos” de cada um. Pois é, Sr. bispo, todo aquele que não se conhece como força e matéria não consegue visualizar e entender os mecanismos científicos dos seus próprios poderes espirituais: a força do Pensamento. Porquanto concordo com o Sr. bispo, os nossos poderes manter-se-ão “ocultos” e ininteligíveis àquele que se ignore por triste ignorância da vida espiritual. Cedo ou tarde, todos chegaremos lá. Muita Luz espiritual.

    .

    .

    .

  16. João Cecilio Rodrigu

    Sr. Bispo! eu não sou religioso mas, tenho um grande respeito pelas pessoas que o são ,porque o Racionalismo Cristão nos ensina a respeitar o livre arbítrio de cada um e que ninguém tem o direito de interferir no mesmo. A mesma Doutrina também nos ensina que não se deve falar mal daquilo que não se conheça. Eu convidaria o Sr.Bispo a estudar os princípios básicos desta Doutrina e depois falar com convicção, porque numa pessoa como o senhor, não lhe fica bem.

  17. Antonio

    O Racionalismo Cristão não se sentirá ofendido, muito menos diminuído com a opinião de um religioso ou de qualquer outra pessoa que manifeste seu pensamento sem conhecimento de causa. Provavelmente, o bispo está receoso de que a Razão, que fundamenta o RC para mostrar uma realidade que as religiões escondem, possa, a curto, médio ou longo prazo, obscurecer a pregação religiosa embasada em dogmas e falsidades ideológicas. As “cartas ao bispo Arcoverde” também servem ao bispo Ildo Fortes.

  18. silvia regina alves

    Não se esqueçam de que o Bispo também é uma parcela da Inteligência Universal. Ele, assim como outros evangélicos sofrem uma lavagem cerebral que não os deixa raciocinar. Principalmente porque a palavra “perdão” é a palavra-chave para eles. Imagine que beleza; todos os pecados perdoados! No Racionalismo Cristão aprendemos a raciocinar e nosso “deus” não quer crentes, mas espíritos inteligentes e amadurecidos que sabem que não existe perdão. Existe é a Lei de Causa e Efeito.

  19. Maria silva

    Com todo o respeito plo o Sr. Bispo, é lamentável a sua ignorancia e falta de respeito pelo RC, o sr deveria ler a obra básica desta doutrina e talvez não faria esta triste figura, pois fica sabendo que o Racionalismo Cristão não é uma religião, mas sim um doutrina filosofola que nos ensina a respeitar a opção de cada um, é a verdadeira doutina de Cristo onde somos todos irmãos na essencia, onde a força do pensamento é fudamental. Pois é Sr, Bispo não ficou nada bem na fotografia

  20. Demerval Mendes Ferr

    É muita pretensão desse bispo querer manter a humanidade naquele estado de consciência que sabe-se é de interesse da igreja católica; ou seja: – Mais lhe incomoda a busca ética de infiéis e o inerente exemplo duma fé consciente que a manutenção duma fidelidade cega. Pior que isso só esse manifesto de não reconhecimento do direito à liberdade de crença religiosa que todos indistintamente têm…

  21. carlos cardoso

    QUE IGNORÂNCIA E FALTA DE RESPEITO POR PARTE DO BISPO DO MINDELO. DEVIA O SRº BISPO PREOCUPAR-SE COM OS PROBLEMAS DA PRÓPRIA IGREJA E DEIXAR AQUELES QUE SEGUEM O RACIONALISMO EM PAZ. FOI UMA INTERVENÇÃO INFELIZ, DEVIA SIM TER UM PUXÃO NAS ORELHAS POR PARTE DO ACTUAL PAPA

  22. Alcídia Araújo

    O Racionalismo Cristão é a doutrina da verdade fundada por Luíz de Mattos e Luíz Tomaz, que tiveram António Vieira como um dos seus grandes mentores; só visa a harmonia e o bem da humanidade. Nele não se ensina misticismos, nem existem protecções, mas sim esclarece os seres para que sejam livres e independentes, utilizando as suas capacidades próprias. O espírito como força e inteligência situa-se na lógica da evolução da força e assim permanece. Em São Vicente e em Cabo Verde no geral, o Racionalismo Cristão já é uma realidade incontornável, pelos benefícios que proporciona.

  23. dino tavares silva

    Senhor Bispo o Racionalismo cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espirito e tudo explica dentro da razão e do raciocinio, respeitando a maneira de pensar de todos os seres humanos. O Racionalismo cristão afirma que o universo é composto de força e materia , divulga de forma simples e objectiva, a existencia de um principio inteligente a irradiar sobre todo o universo.

  24. Barbosa

    Nós Racionalistas Cristãos não devemos ter medo de nada e nem nos preocupar com esses, ditos missionarios, uma vez que eles enganam o povo ha muito tempo, e logicamente, agora se sentem incomodados, com medo de perder suas ovelhas.
    Vão perder, sim, por que o mundo está evoluindo, a alma esta evoluindo, so as religiões não conseguem enxergar que a alma evolui.
    Na realidade, essas igrejas so conseguem reunir adeptos, falando mal de outras doutrinas.
    Não nos preocupemos, seguimos adiante.

  25. Claudia

    Para melhor informação e esclarecimento do que seja o Racionalismo Cristão, fica o convite para visitarem uma das suas casas ou, simplesmente visitar o seu site (www.racionalismocristao.org) onde, de entre outros encontrarão os endereços e horaários de funcionamento de todas suas casas, bem como toda a bibliografia Racionalista Cristã, que pode ser consultada ou copiada gratuitamente. Bom proveito!

  26. cristão

    o sr Bispo tem razão a cerca do racionalismo cristão!A BÍBLIA NOS ENSINA QUE DEUS É DEUS DOS VIVOS NÃO DOS MORTOS,E O RACIONALISMO É COISA DO DIABO, E AO SR EMANUEL MIRANDA OS SÁBADOS ESTA NOS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO DEVERIAS SEGUIR 1 POUCO DO NOVO TESTAMENTO. QUE É O EVANGELHO DE CRISTO JESUS QUE É O DEUS TODO O PODEROSO QUE CRIOU OS CÉUS E TERRA E TUDO QUE NELE EXISTE!

  27. Teófilo Miguel

    O Sr. Bispo tem razão sim! Sessões espiritistas mascaradas de cristianismo. Finalmente alguém teve coragem de dizer algo sobre o racionalismo cristão. Não se concilia, de modo algum, com o cristianismo. Não se falou de igreja católica, minha gente! Falou-se de cristianismo! Muito bem, Sr. Bispo! É preciso ter coragem para dizer certas verdades! Ignorante é quem não sabe nada de nada e engole, sem espírito crítico. Então um Bispo não estudou? Deixem-se de coisas…

  28. cristão

    para vc que são recionalistas.no livro de oseias do cap. 4 do vers. 6 ta escrito O MEU POVO FOI DESTRUIDO PORQUE LHE FALTOU CONHECIMENTO; POR CAUSA DE VC DEVERIAM LER A BIBLIA

  29. Miza

    QUE DECEPÇÃO!!!!!!!!!!!!! QUANTA IGNORÂNCIA A SUA OH sr. bispo??? RACIONALISMO CRISTÃO Ñ É UMA RELIGIÃO MAS SIM UMA DOUTRINA QUE TRABALHA A ESPIRITUALIADE, AJUDANDO AS PESSOAS A SE ELEVAREM PARA ALEM DA MATERIA COISA QUE O sr. bispo E TODA A SUA CORJA CATOLICA NUNCA ATINGIRAM NAO PASSANDO DE UM BANDO DE HIPOCRITAS E PARASITAS, QUE NÃO SERVE DE EXEMPLO PRA NINGUEM SO VEREM A RIQUEZA QUE VIVEM SEM TRABALHAREM, O LUXO DO VATICANO, SANTUARIO DE FATIMA E ATE DE bispinho QUE VIVE NA MANSÃO NA LAGINNHA!

  30. MIZA

    CALA BOCA SEU RETARDADO MENTAL QUEM VOSSA PENSA QUE É???Ñ É NENHUM REPRESENTANTE DE DEUS POIS ESTE Ñ O ELEGEU, ISSO SÃO SÓ HOMENS MANIPULANDO HOMENS COM ATITUDES RIDICULAS DE BEATIFICAÇÃO CONDENAÇOES PATETICAS QUANDO VOCES SÃO APENAS LADROES DISFARÇADOS, TANTA GENTE VOCES MATARAM VIVOS??TANTA GENTE ASSASSINARAM NA VOSSA GUERRA SANTA???TANTA POBRES VOCES ROUBARAM???TUDO EM NOME DE DEUS, METEM NOJO!!!!

  31. Manecas Almeida

    Ignorância crassa e insensatêz dum individuo como o sr. Bispo, de quem se esperava um intelecto mais elevado. Pois falar ou criticar qualquer assunto ou Doutrina sem antes tomar conhecimento do que se trata, prova a falta de integridade e atrazo mental originado por interesses materiais. O caso de estar vendo o número das ovelhas a diminuir juntamente com os interesses materiais, não devia ser motivo para maldizer os outros. O Racionalismo Cristão, só propaga a verdade e tão sómente a verdade.

  32. António Fidalgo

    Desejo de conluio com poderes ocultos? Que parvoíce! O RC nunca se prestou a se conluiar com o mais oculto dos poderes que já se constituiu na face da terra: a igreja católica. O coitado foi muito infeliz, logo aqui em SV vir fazer apologia da intolerância contra o RC: é só ver as justas e indignadas reacções que o seu dogmatismo provocou. Ainda não se deu conta que a Idade Media acabou. E eu a pensar que depois que mandaram o Paulindo beber seus grogues em casa íamos descansar dessas sandices!

  33. cristão

    SO GOSTARIA DE SABER QUAL É VOSSA ORIGEM PQ DEUS NAO É DA IDADE MEDIA DEUS É O MESMO ONTEM HOJE E SEMPRE OS CEUS E A TERRA PASSARÃO MAS A SUA PALAVRA NÃO PASSARA É POR CAUSA DESSAS CRENSAS RELIGIOSAS QUE ESTAMOS NO MUNDO CHEIO DE PECADO, VOCES NAO TEM CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, COLOCARAO A CARROÇA EM FRENTE DO BOI, E POR CAUSA DISSO A MALDIÇÃO ENTROU NO NOSSO MEIO. FILHOS DO DIABO

  34. varela rocha

    para ficar bem claro aqui o racionalismo cristao nao he uma religiao mas sim uma DOUTRINA . RELIGIAO= GUERRA GOSTEI DO COMENTARIO DO SENHOR Januario Matias

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.