José Leitão da Graça diz que Cabral mandou fuzilar muita gente por “dá cá toma aquela palha”

28/03/2013 02:40 - Modificado em 28/03/2013 03:24

 Jose LeitaoDepois do historiador guineense, Mário Cissoko que conviveu de perto com Cabral, o ter acusado de ser “egocêntrico” e que “fez tudo para chegar onde chegou”, foi vez de José Leitão da Graça,líder histórico da União do Povo das Ilhas de Cabo Verde (UPICV, desancar no pai da nacionalidade . Numa entrevista divulgada pela Inforpress , o antigo actvista vai ao ponto de afirmar que ” Amílcar Cabral estava a conduzir uma luta armada “fecunda” na Guiné-Bissau, o que o levou a tornar-se num “senhor Todo-o-poderoso, mandando, inclusive, fuzilar muita gente por dá cá toma aquela palha”. Na linha de Cissoko , Leitão da Graça chama Cabral de” prepotente” e explica porquê ” não aceitava divergências nem dentro do seu partido e nem fora dele”.

 

José André Leitão da Graça nasceu a 30 de Novembro de 1931, na Cidade da Praia. Fez os estudos secundários no Mindelo (S. Vicente) e, mais tarde, seguiu para Portugal onde iniciou licenciatura em Direito. No entanto, ficou pelo terceiro ano do curso, pois o pai, um defensor do regime do Salazar, cortou-lhe as mesadas, por se ter enveredado pelo caminho da política e defendido os ideais da independência. Assim, só depois da independência de Cabo Verde pôde concluir a formação.

Fundou a UPICV um partido que nunca conseguiu mobilizar as pessoas em torno das propostas de Graça . Tanto que depois da abertura política ficou conhecido como o” o partido do táxi”, pois gracejava- se que os apoiantes desse partido cabiam num … Táxi

  1. Um Cabo-verdiano

    Eis o metodo utilizado na ( famosa luta utilizada pelo o PAICG ) para a libertaçao da ilhas de Cabo Verde e da Guiné Bissau . Curioso so agora começam a denunciar o comportamento do ( NOSSO HEROI ) !.. Alguns dos seus discipulos , tal como Silvino da Luz -, tentou , ou por outra , começou a fazer a mesma coisa , uma vez chegado a Cabo Verde , vindo da mata , matando ” Toy de forro ” Titino boxer , provocando a morte de ” Lulù Marques ” etc !..Penso que vamos ter ainda mais surpresas!..

  2. Lena

    Vê -se logo que tipo de homem é esse. O senhor não tem moral sequer para mencionar Amilcar cabral. Não conseguiu faze nada. Nunca chegará aos pes de Cabral. Deixe de ciumes. Pena que ja não tem tempo de se crescer porque senão o diria o seguinte: Cresça para poder aparecer.

  3. esqui

    Devia era mandar fuzilar estes palhaços que só agora lembraram-se, apresentem provas seus larápios.

  4. esqui

    Agora a Upic vai ser conhecido por partido do trotinete, so cabe um leitão promovido a porco.

  5. Fernando Fortes

    É preciso respeitar este homem.Ele sempre teve ideias próprias e sempre se mostrou um grande Caboverdiano.
    Que ao dirigir uma luta Cabral cometeu exageros é claro que sim.
    Os seus companheiros é que tiveram necessidade de lhe lavar a imagem para também poderem abocanhar o poder, só para eles. Triste é que existem tipos que ainda vem com essa ladainha de pai de independência e coisas do género.A independência foi um trabalho de todos.

  6. Novamente, a imprensa servindo o diz-que-diz, a “riola”, herança da cultura colonial, lamentável, triste, de baixa qualidade humana, espiritual e até vergonhosamente traiçoeira observação que nada tem de verdadeiro ou mesmo pontinha credível do total histórico de quem verdadeiramente tenha convivido esses dias da luta pela independência. O ódio, a inveja e a gula de protagonismo intelectual, anda a matar muita gente estes dias. Oxalá não se engasguem… pois, estamos só de passagem neste mundo.

  7. Um Cabo - verdiano

    Se o ” Homem ” fez historia , se êle ficou na historia , – como gabam os seus discipulos que ainda sofrem de nostalgia dos tempos da luta na mata , nao devem se sentir incomodados quando a verdade vem à tona , a respeito do comportamento do ( vosso HEROI ) !..Jà viram o que é que o povo de Cabo-Verde ia sofrer? Se o povo de Cabo Verde sofreu com o regime da ditadura ” salazarista ” durante a sua existência , quer dizer com o regime do ” vosso HEROI ” , seria ainda pior ?? DEUS NAO DORME.

  8. Sobrinho do LEITÃO

    O tio está com amnésia e talvez esquizofrénico , porque de uns tempos para cá só diz baboseira. Por isso, na qualidade de familiar queria dizer aqui e agora que o que disse sobre CABRAL não é de se levar à sério!!! Perdoem-no por que não sabe o que está a dizer. Porém, queria dizer ao Senhor Director do NN para retirar essa ” riola” inventada
    por meu tio Leitão da Graça ou então se tem consciência que os factos são verídicos que apresente provas.

  9. Nelson Cardoso

    Ainda bem k Cabral era um lider forte, porque senão a independencia não passaria de uma utopia.

  10. djinguilane andrade

    Eu nunca acreditei nas mentiras de PAIGC e Cabral, devido a sua maldade ele foi fusilado pelos seus combatentes, havia um senhor dos Mosteiros que era tropa de PAIGC na Guiné e quando regressou e dia que tomava uns caquinhos dizia muita coisa sobre Cabral, Cabral foi morto pelos dirigentes do PAIGC porque caso fosse vivo hoje estariamos a viver na Palestina de Africa, Cabral era contra os intelectuais cabo-verdeanos caso de Baltazar Lopes da Silva, Nho Roque, Teixeira da Silva, Caldera Marques,e.

  11. Silvério Marques

    Os cabo verdianos não gostam de ouvir ou fazer o contraditório. Todos são adeptos do pensamento único. Fez-se um desenho de Amílcar Cabral, para venda ao público e essas pessoas compraram-na e agora não admitem um outro desenho feito por outras pessoas.Eu aposto que Lucindo Rosa, Carlos Tavares, Gilena, Lena Esqui e o sobrinho de Leitão da Graça foram membros da polícia política de Pedro Pires e Aristides Pereira / PAIGC/CV. A morte de Amílcar Cabral explica muita coisa. Para as pessoas que condm

  12. Carlos Cardoso

    Eu não estava lá por isso deixo os que lá estiveram falar, de uma forma ou de outra nunca saberemos o que realmente aconteceu.

  13. para bem conhecer os diregentes do P.A.I.G.C e facil vais em guine e senegal onde podemos descobrir esse partido que lutou para independencia e tambem de maltratar os seus povos turtura ,O leitao Dagraca tem toda razao e um partido qui sempre elimina os que nao estao com eles ate ainda esta pratica nao acabou com os continuadores do partido paigc/paicv .para saber toda verdade de luta armada e preciso ir num pais perto qui e senegal onde mora muitos guiniensse que conhece bem a historia da luta .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.