São Vicente: Tributo Bob Marley – 2023 é o ano de virada do evento que quer transformar-se num festival de nível mundial – Organização

26/04/2023 18:01 - Modificado em 27/04/2023 15:33

O Tributo Bob Marley – Ribeirinha, em São Vicente, já faz parte do calendário cultural da ilha. Aliás é o único evento, na ilha e no país, conforme a organização, dedicado exclusivamente ao Reggae.

E este ano, está de volta ao local onde nasceu, a zona de Ribeirinha, com um cartaz recheado de artistas nacionais. A prioridade desta edição é dar espaço a artistas nacionais, dentro e fora do país.

Em vésperas do evento, que acontece nos dias 10 e 11 de Maio, a organização divulgou o cartaz e fala do ano estratégico do evento, que entra na sua 14ª edição.

O propósito é colocar o Tributo Bob Marley – Ribeirinha, no seu devido lugar, que é segundo o seu mentor, To Heaven, no patamar de único evento do género em Cabo Verde e único de Reggae no país. E a estratégia passa por mudar a logística do evento, que segundo a organização, é transformá-lo num festival de Reggae.

E logo de seguida, avançar com uma candidatura para o ranking mundial de Reggae e ver até onde podem se classificar. “Este ano vai ser transmitido direto e vamos fazer um documentário após o evento, sobre a sua criação, crescimento, internacionalização, os melhores momentos, entre outros”, elucidou o artista que diariamente “corre” atrás de patrocínios para colocar esta máquina do reggae em movimento.

Mudanças

Além disso, um novo Layout do espaço vai ser colocado em prática, e que vai definir a forma como o local vai ser explorado de forma a maximizar o seu potencial, com o palco e barracas de forma organizada, para que o público aproveite da melhor forma. “O projeto foi apresentado por um arquiteto, de São Vicente, e é quem o vai dirigir” afirmou Tó Heaven.

Neste sentido, Tó Heaven pede aos patrocinadores e parceiros que não tenham receios de arriscar e que serão dois dias de muita atividade, com início das 18 horas à meia-noite, no primeiro dia e no segundo dia termina às 02 horas da madrugada.

Djamila Rodrigues da Boavista, da cidade da Praia Hernâni Graça, de Portugal “Quem é o Bob?” surgiu como um Tributo a Bob Marley e à sua banda The Wailers, que já esteve no evento e da Espanha Manu Neves, e da Austrália o artista RASJAHKNOW, naquilo que é a estratégia é apoiar crioulos que atuam fora do país.

Destatque para artistas crioulos

Um festival com muitos artistas que querem marcar presença no evento, mas que devido a vários condicionalismos não é possível. E neste sentido, Tó Heaven afirma que futuramente, o projecto poderá ser alargado para três dias, de forma a dar espaço a artistas de atuarem no festival. “Não podemos colocar todos que querem participar, mas gostaríamos”, lamentou o artista que tem como objetivo trabalhar, mais afincadamente, no projecto.

Relativamente ao cartaz, afirma que este forte elenco de artistas nacional e Internacional nomeadamente crioulos residentes dentro e fora do país como de Santo Antão, do Sal, de Boa Vista, do Santiago, Da diáspora como Espanha, Portugal e de bem longe Austrália onde o lema deste ano foi Valorizar os nossos Artistas Crioulos Do Reggae.

Para isso a escolha do lema “crioulos” para que os patrocinadores se sintam confiantes em patrocinar “um bom espetáculo no nosso e vosso festival Tributo Bob Marley – Ribeirinha 2023”. 

O festival que já recebeu nomes como Anthony B, Boy G Mendes e outros, quer para as próximas edições, se não já no próximo ano, tem como ambição, sonho trazer para o festival, Alborosie, Morgan Heritage e Tiken Jah Fakoly.

Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu em Nine Mile, Jamaica, no dia 6 de fevereiro de 1945, dono de hinos, como “One Love”, “No Woman No Cry”, “Jammin”, “Get Up Stand Up”, “I Shot The Sheriff” e “Redemption Song”, ficou conhecido e amado por todo o mundo, lotando estádios e casas de shows por onde passava.

Exemplo disso é o show do dia 27 de junho de 1980 em Milão, quando cerca de 100 mil pessoas se reuniram para escutar o ídolo se apresentar.

No entanto, a apresentação talvez mais emocionante de Marley foi em 23 de setembro do mesmo ano, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, considerado o último show que o cantor fez antes de morrer.

O reggae já foi reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

O Tributo a Bob Marley, em São Vicente, foi criado no ano de 2000 pela banda, “Os mensageiros”, na altura para celebrar o 19º aniversário do falecimento do rei do reggae, Bob Marley.

O certame tem um forte apoio da Câmara Municipal da ilha, além de outras entidades públicas e particulares, conforme faz saber o porta-voz da organização, “To Heaven”. 

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.