Cabo-verdianos manifestam-se cada vez mais favoráveis à institucionalização da língua materna cabo-verdiana na qualidade de língua oficial – Afrosondagem

26/04/2023 17:59 - Modificado em 26/04/2023 17:59

De acordo com os resultados do inquérito sobre a qualidade da democracia e da governação em Cabo Verde realizado pela Afrosondagem, os Cabo-verdianos manifestam-se cada vez mais favoráveis à institucionalização da língua materna cabo-verdiana na qualidade de língua oficial.

De acordo com o estudo de viabilidade, existe uma tendência em aceitar o crioulo como língua oficial tal como o português vem crescendo junto dos Cabo-verdianos de todas as faixas etárias, e é particularmente forte entre os jovens na faixa etária entre os 18 a 25 anos de idade, revela uma pesquisa recente do Afrobarometer.

Os Cabo-verdianos residentes nas zonas rurais tendem praticamente na mesma proporção que nas zonas urbanas a defender como justa a formalização do crioulo como língua oficial tal como o português.

Por outro lado, assinala-se uma maior aceitação do crioulo na qualidade de língua oficial, tal como o português junto dos homens, do que entre as mulheres.

A proporção dos Cabo-verdianos que defendem a formalização do crioulo tal como o português aumentou em cerca de 13 pontos percentuais em relação a 2005

A defesa do crioulo é mais expressiva entre os inquiridos com maior nível de pobreza (72%) do que entre aqueles sem pobreza vivida (57%). De realçar ainda que os mais jovens são aqueles que concordam em maior proporção na oficialização da língua crioula ao lado do português, com 71%, contra 60% entre aqueles com 56 e mais anos.

Pouco mais de metade (53%) dos Cabo-verdianos são de opinião que o governo tem criado pouca ou nenhuma condição adequada para promover a elevação do crioulo como língua oficial tal como o português, ao contrário de 36% que defendem que criou alguma/muita condição (Figura 3).

Aproximadamente oito em cada 10 Cabo-verdianos (78%) “concordam” ou “concordam fortemente” que o crioulo deve ser ensinado como disciplina obrigatória em todas as escolas de Cabo Verde (Figura 4).

Uma proporção ligeiramente menor (72%) dos Cabo-verdianos também manifesta a sua concordância com a afirmação de que o crioulo deve ser usado como meio oficial de instrução em todas as escolas de Cabo Verde.

O Afrobarometer é uma rede de pesquisa pan-africana e não partidária que fornece dados confiáveis sobre experiências africanas e avaliações de democracia, governança e qualidade de vida. Nove rodadas de pesquisas em até 39 países foram concluídas desde 1999.

A equipa do Afrobarometer em Cabo Verde, liderada pela Afrosondagem, entrevistou uma amostra nacionalmente representativa de 1.200 adultos cabo-verdianos entre Julho e Agosto de 2022. Uma amostra desse tamanho produz resultados em nível de país com uma margem de erro de +/-3 pontos percentuais a um nível de confiança de 95%.

Pesquisas anteriores foram realizadas em Cabo Verde em 2002, 2005, 2008, 2011, 2014, 2017 e 2019.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.