O tema foi a ministra

19/03/2013 00:31 - Modificado em 19/03/2013 00:31
| Comentários fechados em O tema foi a ministra

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA preocupação da situação dos alunos da Uni-CV – DECM, em São Vicente, foi levantada no debate da Assembleia Nacional sobre as perspectivas da juventude cabo-verdiana. O Ministro António Correia e Silva reconheceu os problemas que se registaram em São Vicente com os alunos a reivindicarem o não pagamento de taxas de exame e outros problemas da universidade pública em São Vicente.

 

Para o Ministro, o problema é “de foro pedagógico”. Correia e Silva defende que o trabalho deve ser no sentido de que se possa ter menos alunos nos exames e que o excesso de exames não ajuda os alunos nos seus estudos. “Além da questão das taxas, estão outros problemas de aprendizagem”, diz o ministro do ensino superior, ciência e inovação.

 

Janira Hopffer Almada: O centro do debate

 

Janira Hopffer Almada e as políticas da juventude estiveram no centro do debate com a bancada do MpD a criticar duramente a ministra e a bancada do PAICV e o governo a defender a mesma. O MpD acusou a ministra de não estar a fazer o seu trabalho o que resultou na alta taxa de desemprego na juventude e uma falta de políticas direccionadas para ajudar a juventude. A bancada do MpD diz que a ministra tem somente o título e que “se não há resultados as responsabilidades são sempre da ministra”. E com uma certeza, a bancada diz que a ministra “não resolverá os problemas da juventude”. “Não precisamos de ministros da juventude somente em tempo de campanha”.

 

A ministra defende alegando um engajamento na resolução dos problemas da juventude e que os dados e os relatórios evidenciam o trabalho feito. Contou com o auxílio do Primeiro-ministro, José Maria Neves que mostrou confiança na ministra e no seu trabalho. Para Neves, com toda a conjuntura e com os problemas nos países parceiros de Cabo Verde, a taxa de desemprego só não é maior “por causa do trabalho do governo”. E confessa que a situação “é extremamente difícil”, mas que o governo tem investido e tem tido alguns ganhos a nível da juventude e da sua educação.

 

Relativamente ao tema sugerido pelo MpD, José Maria Neves respondeu que foi escolhido apenas para atacar a ministra e que não apresentou dados nem soluções. O MpD mostrou-se preocupado com a juventude e pediu a demissão da ministra Janira Hopffer Almada.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.