Documento anónimo acusa direcção do Liceu José Augusto Pinto de favorecimento e perseguição

20/03/2013 23:00 - Modificado em 20/03/2013 23:50

anonimoUm documento anónimo que circula no Liceu Augusto Pinto e que chegou ao nosso online acusa a direcção desse liceu de estar sem norte e que ” o caos que se apoderou da escola está escondido”.

 

No documento pode se ler:que se vive um ambiente de contestação e revolta no Liceu José Augusto Pinto, uma vez que quem faz a gestão desse estabelecimento de ensino prefere ignorar uma série de problemas que afectam os alunos e a classe de docentes”. O director do JAP refuta o teor do documento anónimo afirmando :” rejeito linearmente o que se escreve no documento, ao não ser que alguém queira manchar o bom nome da escola, que atravessa um bom momento, com uma dinâmica bastante boa”.

Mas as denuncias do documento vão em sentido contrário quando o denunciante escreve que ” tensões interna, alunos com problemas de desinteresse e comportamento, abandono escolar e altas taxas de reprovação, falta de estratégia de orientação pedagógica, falta de capacidade da direcção para gerir os problemas internos, favorecimento e perseguição aos professores”.

 

O JAP não é uma escola sem problemas

Emanuel Rosário , director do JAP, discorda e revela que “mas é claro que existem aspectos que não são muito bem conseguidos, e que nós estamos todos os dias a tentar melhorar”. Mas refuta que haja excesso de abandono e de reprovações, e adianta que a taxa de aproveitamento ronda os 77%. E esclarece : ” A escola sempre teve alunos que perderam o ano por excesso de faltas, e nós sempre lutamos contra o abandono escolar e o desinteresse.

O JAP não é uma escola sem problemas, porque problemas existem sempre, porém rejeito a forma como as questões foram descritas. Porque não registamos abandono ou insucesso escolar em excesso, não tenho conhecimento que haja forte tensão na escola e rivalidades entre professores”. Quanto a acusação de favorecimento e perseguição considera que : ” O Liceu José Augusto Pinto não vive uma situação caótica, porque a escola tem uma orientação e uma direcção que está presente que cumpre os seus deveres. E que os professores são tratados com base no princípio de igualdade, bem como a direcção do JAP não tem razões para perseguir qualquer professor.”

  1. ESJAP

    Durante esta semana estará a decorrer a “Semana de Francês” e da “Francofonia”. Desde já convidamos o jornal a visitar a escola e a falar com os professores e os alunos. Na Sexta-Feira, o JNN poderá também assistir ao concurso “descobrindo as profissões” com a participação de alunos do 10º ano de todas as escolas secundárias de S.Vicente. Aqui poderão encontarar ainda outros motivos de reportagem: Programa “Mundu Novu”, implementação da “Revisão Curricular”, metodologia APC, etc. etc. Obg.

  2. Professor LJAP

    Isso sao Intrigas de uma cambada de desocupados, que ao enves de estarem preocupados em fazer o seu trabalho preocupam e com os colegas e com otrabalho da direçao, por coseguinte tem feito um bom trabalho
    esses chamo de “Intriguistas”

  3. Baldoquinho

    Eduino!!!!
    Não vi em nenhum momento o ESJAP a dizer que o Jornal não dá cobertura às actividades da Escola. Está a convidar que publique outras actividades.
    É uma reacção ao documento (que acusa a ESJAP de inércia e estar sem norte), não ao Jornal em si que faz o seu papel em dar conhecimento da circulação do pasquim.

  4. Carlos Silva - Ralão

    A sociedade Mindelense precisa acordar e combater este fenómeno de mente destrutiva, ou seja, sempre que se desenvolve ou que acontece algo, as pessoas saem na destruição e nunca na construção. Parece que tudo que acontece em S. Vicente nos diversos setores, a primeira crítica é sempre destrutiva, muitas vezes feitas por pessoas que de nada entendem do assunto em evidência. Todas as escolas fazem um esforço tremendo para que os alunos não sejam expulsos, aliás são diretrizes do Ministério.

  5. Carlos Silva - Ralão

    Dando sequência ao meu primeiro comentário, muitos alunos problemáticos são mantidos nos estabelecimentos de ensino, mesmo que não contribuam para o bom funcionamento da instituição, aliás um aluno na escola, é menos um desocupado, e muitas vezes, um bandido na rua. Esta luta do não abandono dos alunos problemáticos tem sido insessante, infelizmente na maioria das vezes há fatores externos que não deixam as escolas terem esse sucesso, por exemplo problemas sócio-económicos e familiares graves.

  6. escola

    Ó Ralão, já nos habituaste a comentarios sensatos tanto mais que és o unico que assume plenamente a identidade mas desta vez os teus comentarios estão um pouco desfocados. Acho que não captaste bem a essencia da questão. Informa-te melhor meu amigo! Sei que és do bem.

  7. Bento Silva Santos

    Pergunto o porque dessa gente não dar a cara e, se na verdade, existem problemas na Escola que critiquem duma forma construtiva o Senhor Director , apontando os erros cometidos e apresentar soluções para a sua correcção? Porém, optam pela critica destrutiva , usando o anonimato para apresentar um problema que (se existe) afecta a escola JAP e a sociedade no seu todo. Estamos num País democrático e, por isso, não devemos ter medo de chamar as coisas pelo seu nome e sem medo de ninguém!!!!

  8. pensebem

    É Ralão, estas um bocado equivocado. As criticas vêm de pessoas muito bem informadas.
    Respeita o desabafo de quem conhece a outra face da moeda. Eu é que não entendo como é que lá do Aeroporto Cesaria Évora conheces tão profundamente a vida das escolas

  9. 15anos

    Noticia é noticia doa a quem doer!!!!!!

  10. driver

    Oh pessoal, tut gent sabe diaza que quel escola la é um autentico palhaçada, bo te oia alunos te entra na primeira aula, 14h e 14:10mn jas te la ne kel precinha, te isga bola, consumi bebidas alcolicas sem conta kes outras drogas. Um oia ke nha oi, ninguem contam. Um escola que tut dia tem confusão, tut dia tem panca, bzot te oia kes aluno na hora de saida bzot te dze é selvagens, la merece um intervenção, pe começa, es intervalo saida de recinto devia ser proibido.

  11. driver

    (cont.) pais te ba pe traboi te pensa ke filhas te ne escola comba es te estot é la tras de predio tutousent ma kes neigaz, te da kel charrim pe inicia, la cum data te perde virgindade hihih, kes professor ago, nem fala, so panha ses curpim

  12. JORNALISTA

    SE OS JORNAIS PODEM PUBLICAR PANFLETOS, DOCUMENTOS ANONIMOS, NOTICIAS NÃO VÃO FALAR NESTA TERRA. JA AGORA E SÓ POR CURIOSIDADE, UM JORNALISTA(?) QUE DÁ A TAL TRABALHO, TERÁ FORMADO EM QUE PAIS?

  13. etica profissional

    Ninguem de bom senso ou atento ,surpreenderá com documentos anonimos em determinados jornais. mas, tcv? mesmo sabendo quem teve tal ideia. a pergunta é:não haverá na tcv um jornalista, mas jornalista mesmo, daqueles que durante a formação estudam e conseguem saber oque é noticia?

  14. professor d'pintim

    j’ agora scnania kel carta, bsod publica

  15. pedagogico

    Esta dinamica bastante boa que o director fala existe sim mas é nos professores e nos alunos. Que fique bem claro que não é a imagem da escola que está sendo posta em causa mas sim da actual direcção. Todos queremos bem a nossa escola e é por isso que sob o lema “15 anos vencendo desafios” vamos vencer o maior de todos eles que é destituir este director e dar esta prenda à nossa querida escola

  16. seriedade

    Ralão bô devê stod k’ bo vida sabim lá na aeroporto. Bem rala um bocadim dentr de sala d’aula pa bô bem conchê de pert vida dura. Um ta garantib k’bo ka tava esperá nem sin de saída e bô tava dá milha pa S. Pedro

  17. ocupado

    Desocupado? Intriguista? Então é ele mesmo. Enquadra-se no seu perfil.

  18. informação

    Se tens que informar, informa. Força Eduino!!!!!!

  19. meteorologia

    Quem planta vento colhe tempestade.
    É este mesmo director que tem fomentado a intriga na escola Augusto Pinto. O autor da carta dançou conforme a musica.

  20. esclarece

    O documento fala em altas taxas de negativa em algumas disciplinas. Não fala no aproveitamento geral. 77% de aproveitamento sim mas não em algumas disciplinas muito abaixo dos 50% Sr. director

  21. Professora da ESJAP

    A Escola secundária Dr. José Augusto Pinto, como um todo, Direcção e Professores/colaboradores está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando. Carta anónima não define atitude de Profissionais de Educação. E nem deve merecer credibilidade. Na reunião com os professores, em nenhum momento a Direcção teceu palavras negativas sobre nenhum meio de comunicação. Pelo contrário, elogiou o trabalho que Notícias do Norte teve em dirigir à Escola JAP para veracidade dos factos antes de publicá-los.

  22. Conselho Nacional

    O NN andou bem no tratamento dessa materia. Um documento anónimo é uma fonte de informação desde que os factos sejam confirmados. No caso o Jornalista confrontou o director do JAP com os factos constantes na carta e este respondeu. Comportamento deontologico correcto. Juridicamente tb estiveram bem ,pois ingnoram do documento as ofensas a honra e ao bom nome e so colocaram a director as criticas e opiniões do documento. O directo do JAP deve agradecer a postura profissional do NN

  23. Fernanda Mota

    Que o LJAP esta repleto de problemas isso toda gente sabe. O que deve esperar de um liceu onde alguns dos professores nao tem postura, nao sabem se dar ao respeito, que falam de sua vida intima durante as aulas com os alunos, que nao sabem diferenciar sua vida pessoal da profissional, que ASSEDIAM as claras os alunos, entre outras diversas situacoes caoticas, que nem vale citar?! E vem o Emanuel Do Rosario falar em denegrir o “bom nome da escola”? qual bom nome Sr. Emanuel do rosario?

  24. Fernanda Mota

    um Sr. que e conivente com situacoes de assedio, nao merece ser tratado por Professor, que dira de diretor! mas nao se preocupe SR. Emanuel do Rosario, o Sr. nao esta sozinho nesta lista de individuos que deveriam ser suspensos dessa instituicao. Juntamente consigo esta a dona Paulina (trato lhe por dona pq a minha boa educacao assim me permite), que se diz professora e no entanto qdo e procurada pelos alunos para serem ajudados ela responde “nao posso fazer nada”.

  25. esclarece

    Andou bem o Conselho Nacional no seu comentario até começar a falar em ofensas a honra e ao bom nome. Acho que está a falar de outro documento que eu não li porque o que circulou na escola não ofende a honra e o bom nome de ninguem. Pelo contrario, insurge contra quem o fez numa certa reunião.

  26. profi

    Bento Silva Santos, se é mesmo este o teu nome então não és da escola Augusto Pinto. . Quem te disse que ninguem nunca criticou duma forma construtiva o Director deste estabelecimento, apontando os erros cometidos e apresentando soluções para a sua correcção? Sabes como tem sido a vida dos que ousaram fazê-lo?
    Creio que deves ser um profissional liberal pois não sabes o que costuma acontecer a quem dá as caras para criticar chefes?

  27. professorx

    Professora da ESJAP:
    1. NN não é um meio de comunicação mas sim um orgão de comunicação social.
    2. Esta noticia em nenhum momento refere a palavras negativas sobre orgãos de comunicação social. O seu comentario está fora de contexto.
    3. Se leu bem o documento e se esteve na reunião, quem criticou foi uma professora e o director não elogiou coisa nenhuma.
    4. Mais do que elogiar ele tinha o dever de advertir.

  28. solidario

    Meus amigos

    No tchá kes professor manifestá ses problema à vontade. So es ma Deus ê k’sabe o que k’es ta passá la na kel lugar.
    Porquê k ses revolta ka podê ser noticia tambem?
    Pa isso ê k’nô tem jornalistas corajosos moda Eduino Santos.

  29. intervenção

    Uma boa intervenção da inspecção tirava toda esta historia a limpo e desmontava todo o esquema. Para quando???

  30. eleição

    Se os directores fossem eleitos este já estava onde nunca devia ter saido

  31. etica

    Oh Etica Profissional, etica e preconceito não se misturam. Você é preconceituoso(a) pra caramba, cara!!!!!!!!!!!!

  32. marketing

    Eduino, nô ta ma bô, brother. Bô jornal nê um agencia de marketing e publicidade escolar. Êss cosa nê quem paga mais. Bô informa a favor kond bô tinha k fazel e agora bô ta informa contra. Isso ê que ê imparcialidade

  33. sem ditadura

    Vários ditadores já cairam, porque não este tambem?

  34. aviso

    Por esta não esperavas Neu. Não foi falta de aviso!!!!!!!!!

  35. traira

    Se foi um desocupado ou intriguista então foi traição. Porque os desocupados e intriguistas são os mais proximos e de confiança do director. Cuidado com esse X9

  36. falaserio

    Aproveitamento 77%. E abandono/perda de ano por faltas? Não avança numeros?
    Luta contra abandono e desinteresse?! Como e quando?!

  37. mninbnit

    Carlos Silva-Ralão. Um concheb desde mnin. Sempre bô fui mnin bnit, bô ma Kaliss. O que k’bô ta intendê de bandid na rua? Bô ta otchá k scola ê lugar de guardá bandidos de rua. Cuidod pa bos fidj ka sentá má um d’ês. Nô tem k’ocupa mnin na scola nem k seja ta perturba aprendizagem de kês ot nê?

  38. atitude

    Ilustre professora da ESJAP, anonimato não define atitude de profissionais de Educação?
    Então, põe o teu verdadeiro nome no teu comentario. Seja coerente!!

  39. ex professor

    pessoal por favor..agora chega..vamos deixar que este problema seja resolvido internamente na Escola. Uma questão de ética e bom senso.
    Não vamos citar nomes com a D. Paulina( que nada tem a ver com o caso,só por ser esposa do Director) .
    O NN devia proibir os comentários pois tem muitos pais que confiam nessa Instituição de onde “saiu” o melhor aluno De Cabo Verde.
    Hora de dar um basta por favor( peço de coração) Sr Eduíno..pois este assunto está tomando outras proporções..e em nome da classe

  40. docente

    Caros concidadãos

    Analisando toda esta situação, uma coisa é certa: Algo vai muito mal naquela escola. Não vale a pena desviar a atençao para o facto de se tratar de uma denuncia anonima. Não podemos desvalorizar o caso só por isso. Grandes problemas têm sido resolvidos partindo de denuncias anonimas. Não se pode esquecer que existem inclusive, linhas telefonicas gratis para este tipo de denuncias. As razoes do anonimato são obvias e não desvirtuam de todo uma causa.

  41. Jason Fortes

    Estudei no JAP por alguns anos e não tive motivos para reclamar, mesmo que houvesse propaganda desfavorável sobre essa escola, acho que estão a tentar manchar a imagem de uma instituição de ensino que é um modelo a seguir.

  42. imagem

    Jason Fortes
    Para ti e para todos que alinham no teu pensamento. Nenhuma instituição pode ser bonita por fora e podre por dentro. Não tem essa de imagem de escola. A escola para ter boa imagem só precisa de estar bem pintada e limpa. O que está em causa é o que se faz dentro da escola. Não disseste de quando a quando é que estiveste lá. Mas como já não estás lá uma coisa posso garantir-te as coisa ficaram bem piores

  43. colega de Jason

    Jason! es ta pagob you. Ma talvez bo tava mut ucpod que bo estude e bo ca repara nada. Se for assim ta kul

  44. Bento Silva Santos

    Queria dizer ao “PROFI” que, na verdade, não sou professor da ESJAP, Sou aposentado e no activo fui e sou sempre frontal nas minhas criticas, não obstante, um ex-meu Chefe de serviço ter-me dito ” TOMA CUIDADO PORQUE a FRONTALIDADE E A DISCIPLINA, TEM UMA SEPARAÇÃO TÉNUE”!!!Nunca tive medo de quem quer que seja , sabe porque? Por que nunca usei a arma da mentira e anonimato para apresentar os problemas, Não estou a defender o Director, sou contra o anonimato para denunciar ilegalidades.

  45. Docente

    Estou convencido de que muitas das pessoas que aqui fizeram comentários ou a favor ou contra a escola, ou a sua direcção, nunca estiveram neste estabelecimento de ensino, não conhecem a escola nem por fora muito menos por dentro para estarem aqui a proferirem comentários.
    Eu penso que nenhuma escola de Cabo Verde está livre de problemas, alunos que abandonem as escolas acontecem no mundo todo, e a primeira responsabilidade é dos encarregados de educação que nunca aparecem nas escolas para saberem se algum dia os seus filhos que saem de casa todos os dias devidamente uniformizados, se chegam a entrar na escola. Por outro lado não é exclusivamente da responsabilidade do professor educar os filhos dos outros, que venham para a escola simplesmente perturbar os que querem trabalhar. Muitas vezes quando um aluno reprova por excesso de faltas, os pais já foram chamados n vezes para aparecerem na escola para poderem resolver a situação do seu educando e eles simplesmente não aparecem, para não falar de quantas vezes os professores tiram faltas aos alunos para lhes dar uma nova oportunidade e eles não agarrem esta oportunidade porque não estão interessados em estudar. Vocês não sabem quantos alunos perdem o ano por excesso de faltas e continuam saindo de casa todos os dias para irem a escola, e quem é dessa culpa? Dos professores, da direcção ou dos encarregados de educação que não aparecem para saberem dos seus educandos. Outra coisa que aqui foi dito é que muitos alunos logo no início do período lectivo eles já estão na praça beleza, fazendo o que bem entenderem não é da responsabilidade da escola o que os alunos fazem fora do estabelecimento de ensino. Também ainda queria aqui informar-vos de que os alunos do 7º ao 10º ano são interditos de saírem dos portões da escola enquanto estiverem no período de aulas. Para mais informar-vos a escola dispõe de três espaços onde os alunos em pancas podem frequentar, e que são os seguintes a Biblioteca para aqueles que querem estudar, a Ludoteca para aqueles que querem divertir-se e ainda o Clube de línguas também para fazerem trabalhos e terem alguma orientação nas diversas línguas lecionadas nas escolas.
    Em todo o lugar do mundo existe prós e contras, a pessoas que não estão satisfeitas com a direcção é a coisa mais natural que existe, se essa pessoa que fez esta denúncia anonima tem provas contra a direcção da escola que faça uma queixa formal a quem de direito, e não venha na comunicação social expor de forma anonima sem apresentar provas o que pode e deve ser resolvido por outros meios.
    E mais por sermos seres humanos haverá sempre discórdia entre as pessoas, haverá sempre intrigas daqueles que querem derrubar os outros e assumirem o trono de forma mesquinha. E também em todas as profissões do mundo existe bons e maus profissionais, não é só na classe dos professores.
    E para finalizar gostaria aqui de deixar um apelo, para que cada um cumpre com as suas responsabilidades que possamos ter uma sociedade mais justa e equilibrada, ou seja que os pais e encarregados de educação não abandonem os seus educandos nas escolas, só para livrarem deles mas sim que os acompanhem, que vão periodicamente saberem deles, que os professores evitem na medida do possível de faltar as aulas, e que fazem o maior esforço possível para transmitirem da melhor forma os conteúdos programados e também o máximo de valores possível aos alunos, que a direcção da escola seja o mais imparcial possível na resolução dos conflitos, que apõem os professores sempre que possível nessa nobre tarefa de educar, que faça o melhor possível para que haja um ambiente saudável para que esse processo de ensino e aprendizagem seja o melhor possível, e que a comunicação social informa as pessoas das ocorrências negativas que acontecem nos estabelecimentos de ensino, quando houverem provas para tal, mas também que informem as pessoas de tudo aquilo que de bom se faz nas escolas, para os pais possam saber em que ambiente os filhos estão, que oportunidades os filhos estão tendo e que riscos os mesmos correm, para que possa haver um ambiente mais justo mais saudável para que o processo de ensino e aprendizagem seja a melhor possível.

  46. actual

    De um actual para o ex professor:

    Posso até concordar que alguem esteja a extrapolar mas vejo muita coisa interessante nos comentarios. Então o Eduino não tem que dar basta coisa nenhuma. Tens medo de quê, já agora?
    Como ex devias estar mais solidario com os actuais mas a sua preocupação é apenas com a prof. Paulina. Porquê. Responde se quiser.
    Outra coisa, só lá dentro sabes bem que as coisas não vão se resolver é nunca

  47. Indignação

    Blasfémias, inverdades, intrigas é apenas o kum akabá de lê li em alguns komentários. Pelo amor de Deus. Não falem dakilo k não sabem, minha gent. Há muita podridão sim, mas nesses komentários de prrêncik não têm o k fazer e k por isso estão sempre a prokura de algo para destruir. Desta vez é a minha ESCOLA. Uma escola de REFERÊNCIA em Sao Vicente, repleta de prrêncikapazes e kte fazé bem ses traboi. Bsot spiá algum kosa na vida pa faze e se for pa komentá k seja konstrutivamente.

  48. actual

    O ex professor deve ser o que era sub e que quis tomar o lugar do actual e que o deixou na mão porque encontrou o seu lugar ao sol noutra escola mais perto do mar e foi-se embora.

  49. Indignação

    dando continuidade: assim komo em kualker outra instituição, pode haver uma percentagem infima de prrêncik prevaricam e é precisament n seio dis prevaricadores k pode ter said es lixo kti t circulá e kti t akusá direcção de perseguição. Klaro k direcção tem de star em sima dis prevaricador. afinal kel lá é um d ses função… Ka bosses enxovalhá o bom nome da escola. Pessoas devé lutá p akilo kes k akredita ma de peito aberto e não atrás de anonimato. Ses kré é trá Director da lá es bem pa sol.

  50. Indignação

    e enfrentá pa mostrá ses capacidade, já kes t pô em kausa kapacidade dakes kte n frent de skola (kom serteza ka devé ser grand kosa). Gent, gent. No pô tent, no spiá dret, ka bsot txa levá pa bokas de frustrados(as). Es te assim pk direcção já pôs t trabalhá e directivas saí precisament de última reunião k direcção fazé ma professores. jás xateá e ses resposta foi kriá tud es instabilidade e manchá nome de Pintim!!

  51. tipico

    O primeiro comentario so pode ser do EMANUEL ROSARIO. É bem tipico dele aplicar cosmeticos tipo “Mundu Novu”, “Revisão Curricular”, metodologia APC, etc. etc.
    Devia falar do ultimo equipamento novo da sala informatica (mas que so serve para aula de FPS) ah ah ah. Basofo!

    Esse gajo pá, voce diz alho ele responde bugalho

  52. tipico

    Para o ex professor:

    Precisamente porque muitos pais confiam nessa Instituição de onde “saiu” o melhor aluno De Cabo Verde é q temos q temos q ser honestos e não dar-lhes gato por lebre

    Na escola onde saiu o melhor aluno de CV não merecia entrar o pior director de Cabo Verde. Elementar Sr. ekss

  53. esclarece

    Conselho Nacional

    Desculpa lá. Analisando melhor, as ofensas a honra que referes afinal devem ser mesmo as contra o NN. Se for isso, andaste mesmo bem do principio ao fim. Sabes das coisas, devo reconhecer!.

  54. Carlos Silva - Ralão

    Obrigado aos Srs “Escola, Pense Bem e Seriedade” que opinaram sobre o meu comentário. Se repararem nos meus comentários não tento desvalorizar os motivos da queixa apresentada no referido documento, referente aos Srs. Pense Bem e Seriedade, eu não trabalho no aeroporto, mas sim o meu irmão que não vou mencionar o nome aqui. Sou Ralão mesmo, professor de Física e Estudos Científicos desde 2004, em 2014 faço 10 anos de lecionamento, profissão que adoro, aliás amo, sou da Escola Jorge Barbosa.

  55. Carlos Silva - Ralão

    Dando sequência ao meu cometário anterior, se possível, gostaria que os Srs. “Escola, Pense Bem e Seriedade” saíssem do anonimato, porque não vejo problema nenhum falarmos abertamente sobre este assunto, num local bem tranquilo e acompanhdo de uma gelada quase congelada. Estou sem celular, mas deixo aqui os meus emails de contato: ralaosilva@hotmail.com ou ralaosilva@gmail.com, fico aguardando o vosso email para marcarmos esse encontro e falarmos detalhadamente sobre este assunto,

  56. aescola

    Carlos Silva – Ralão

    Continuas a dar provas de uma boa postura civica. NÃO DIFAMAS, NÃO INSULTAS E TENTAS SER MODERADOR. Mas insisto. INFORMA-TE MELHOR SOBRE O CASO EM APRESSO!!

  57. Luis Duarte

    Este caso, como ja era de esperar viria suscitar uma grande onda de comentarios e consequentemente, bons ou maus dependendo do ponto de vista.
    No entanto acredito que vai haver um desfecho e que nao sera ditado por esses comentarios. Creio que perante as repercussoes, as instituicoes proprias nao irao ignorar a situacao mesmo sendo de origem anonima e e de se esperar que se proceda a um inquerito muito bem feito para que se chegue a verdade e se tome as medidas que se mostrarem necessarias.

  58. um leitor

    Li a carta varias vezes para poder compreender bem, coisa k parece muitos nao fizeram convenientemente e pude deduzir k o autor esta de boa fe sim. Denuncia 10 preocupacoes bem claras e objectivas k o futuro podera confirmar ou nao, esta e outra questao. Pode se ler k nao pretendia que o caso chegasse a comunicacao social. Qquer outra pessoa k tenha encontrado a carta k esteve a circular pode ter feito chegar ao jornalista o k e normal e agora tem o impacto k se esta ver.

  59. um leitor

    Continuando…
    Nao se esta a ser muito justo com este autor ou com o grupo que talvez ele ou ela esteja a representar. Digo isso pque de muitas formas de luta k se tem assistido por ai, esta e mto pacifica, nao ofende nem insulta ninguem e so peca no entendimento de alguns pelo anonimato. Recuso a aceitar k seja uma intriga para acabar com a imagem da escola. O desfecho deste caso podera trazer resultados surpreendentes. Os danos colaterais que vai causando poderao ser compensados e revertidos

  60. um leitor

    …..se de facto houver os tais problemas mencionados e se forem corrigidos a tempo. Tambem concordo k nao e a imagem da escola k esta em jogo. Nao podemos descartar todas as posibilidades neste caso e uma delas e k o autor embora anonimo possa estar coberto de razao e ai o problema e mto grave e nao se pode manter uma boa imagem de uma escola a este preco. Quero com o meu contributo demonstrar que este assunto nao esta a desencadear so confusao mas k pode tambem suscitar um debate mto serio.

  61. achega

    Docente, mandou muito bem. Mas quero dar te alguma achega. Vejo q conhece mto a escola em referencia deve acompanhar com muita atencao o q se passa la dentro. Entao deve saber de muitas tentivas de professores para resolver a situacao. Sabe q o director esta la ha muitos anos e q todos os anos a maioria dos profssores vao de ferias na expectativa de comecar um novo ano com outra direccao epara o seu desencanto recomecam mais um ano encarando de novo a mesma situacao. Sabe q isso provoca um ..

  62. achega

    … enorme desmotivacao neles. Sabe tambem q esta mudanca vem sendo mesmo anunciada de ano para ano e nao acontece gerando mta frustracao no seio dos docentes e nao so.
    Portanto, nos varios apelos q faz eskeceu de incluir tambem as estruturas proprias do MED que tem responsabilidades nesta materia. Que estas tambem facam alguma coisa que alias ja deviam ter feito e q teria evitado todos estes constrangimentos.
    Sabemos q a classe docente sofre muita coisa calada e a sociedade parece nao querer..

  63. achega

    Uma ultima achega ao docente
    Sabe q as queixas formais nao tem dado em nada e q so colocam os queixosos na mira dos chefes. Tambem nao sabe se foi o denunciante por escrito q foi a comunicacao social. Isso pode ser qqer um. Nao sei se ao falar de querer derrubar e assumir o trono tambem estara referindo ao autor. Nada o leva a dizer isso e penso q no anonimato, este autor nao esta a procura de protagonismo nenhum estando apenas a fazer o q a sua consciencia manda. Mas apreciei muito do q disse

  64. ex professor

    o Sr actual está enganado..saí do pintim por livre vontade e ja não exerço a função de docência…. fiz mestrado e trabalho noutro ramo. Mas sempre respeitei os colegas, alunos e toda a comunidade..por isso pedi para resolver o problema internamente..e faz anos que não vivo em S Vicente..mas Pintim estará sempre no meu coração, como aaquela convivência e os torneios de futebol em que ganhavamos as outras Escolas secundárias de SV..convido ao actual para reviver as fotos e os troféus …

  65. calmante

    Indignaçao, mas qual a novidade deste caso?
    Electra TACV INPS Bancos, Camaras Governo, PN, Partidos Politicos, Figuras Publicas, hospitais e mais, todos ja tiveram seus 15 minutos de fama neste e noutros espaços. Já se lavou mta roupa suja. O caso “Mandinga de Rbera Bôt” está acima deste com mais de 100 comentarios. Está tão irritado a ponto de chamar o documento de lixo porquê. Não é para tanto! Deve ser 1 dos(as) que vão perder mordomias com a queda do imperio. Fazer o quê? Um ka ta pode isdob

  66. juridico

    Para alguns comentadores, resolver o problema de outra forma seria o que?
    Por exemplo, leva-lo ao tribunal?
    Para isso não há dinheiro para advogado nem paciencia para esperar anos ate uma decisao judicial.
    Entao, cada um joga com a arma que tem. E preciso que se tenha mta atençao com certos chefes de serviço pois a lei lhes confere poderes com os quais eles podem fazer estragos na vida e no futuro dos seus subordinados porque eles parecem estar acima de qualquer suspeita e a eles ninguem controla

  67. Carlos Silva - Ralão

    Caro amigo “aescola” continuas no anonimato, mas tudo bem, de todas as formas, já me informei sobre este assunto, agora fico a espera do teu contato para um dos meus emails: ralaosilva@hotmail.com ou ralaosilva@gmail.com. Podes não querer te revelar aqui, mas de certeza que te revelarás nos meus emails, fique tranquilo que jamais irei colocar o teu nome verdadeiro aqui, sem a tua permissão, claro…., Abraço, fico aguardando então, eu pago as geladas, pode ser?

  68. ANALISTA

    Gosto de analisar comentarios de diversas noticias online e depois de ler com mta atencao os comentarios desta, algo me surpreendeu:
    Tirando uma ou outra critica manifestamente maldosa ou superficial, é muito raro assistir-se a um nivel tao alto de qualidade no meio de quase 70. Vejo que são pessoas que sabem o que dizem e principalmente como escrevem. Parece que este senhor “mexeu mesmo com quem nao devia”.
    A todos os meus PARABENS e que tudo se resolva da melhor forma a bem da educação.

  69. Help

    So pa da um ajudinha ao “Calmante” lembral k Escola Salesiana, Lugero Lima tambem tiv na top bem recent. Na Pedro Gomes ta falod agora na sapo de tcheu gravides (e nao fui Noticias do Norte) e varios ots escola na Praia na Sal, etc… Pintim ka pode falod tambem. El tem algum imunidad?….. Sr. Eduino Sants e ke jornalista experient e de visao. El saca log k ness fjom tinha tussim e el ba tras d noticia. Kel la ke se traboi

  70. Carlos Silva - Ralão

    Excelente caro “Docente” a forma como colocastes aqui o teu comentário. É disso que nosso país precisa, pessoas que todos os dias trabalham com objetivo de resolver problemas, apresentando dicas e/ou soluções, e nunca tentando destruir o trabalho e a imagem de outras pessoas. A profissão de professor é desvalorizada por vários setores da nossa sociedade, mas eu em particular, amo o que faço, principalmente porque todos os dias temos novos desafios, isso porque trabalhamos com pessoas.

  71. Recado

    Sr. Carlos Silva ou Riolão, seja la como for está um bocado baralhado. Uma hora fala em mente destrutiva depois diz que não esta a desvalorizar os motivos da queixa apresentada. Defina-se claramente. É de uma escola e está a intrometer-se demasiadamente nos assuntos de outra que nem conhece. Se esta tao bem la onde está, deixa os outros resolverem o seu problema. Entenda de uma vez por todas que nao sao os seus comentarios alguns deles pateticos vao que decidir o rumo deste problema.

  72. Recado

    Ainda para o Sr. Ralão, saiba tbem q isto nao e problema para se resolver tomand geladas. O(a) Sr(a) “aescola” pegou muito leve c/ quem esta a convidar lhe para bebedeiras online. Este é o exemplo q da aos seus alunos? Ainda mais insistindo para marcar encontros. Pensa q é mulher ou para si tanto faz?
    O q pensa afinal? Estes paleios q esta por ai a dar sao conhecidos e todos sabem para que servem. Parece q esta em campanha!
    Quer marcar encontro comigo tambem? O meu email é vaitecatar@hotmail.com

  73. actual

    ex professor. Com que então estiveste la no Pintim so pa fazer parodia e jogar futbol nas horas vagas do teu mestrado e para arranjar o dinheirinho da propina, nao é? Assim k terminaste correste logo de la a procura de “um futuro melhor”. Mas nós continuamos la pegando no pesado tentando fazer algo de util para aquela escola. Já nao faz parte do team por isso FICA NA TUA MEU………

  74. troika

    Sr. Ralão. Recod bem dód ma inda m’ kre dzeb k ja no uvi tcheu bla bla mas bnit kes d’bossa na runiao n kel scola e kem k fazês ek tem kel lugar na kel caos. Ja bo tinha dzid k escola e lugar pa guarda bandid e agora bo totcha k nos país precisa d abafa asneira de pssoas p pode fka bnit na fot. Dvolve legalidad num instituiçao é destrui traboi d pssoas? Bo ka sabe o ke kbo ta dzê! Jam comessa descunfia k bo ta ba sai d ESJB e bo ta spia um lugarzim na Pintim tont k bo ta dfende kel director.

  75. juridico

    Gostaria de elucidar algumas pessoas q tanto falam em provas, q a comnicação social não julga nem condena ninguém. Apenas confronta o visado com os factos e/ou denúncias, evitando qquer opinião própria e dando-lhe oportunidade de se defender e esclarecer a situação, podendo ate inverter totalmente a seu favor.
    Se ha um documento anonimo a circular, não deixa de ser notícia. Provas apresentam-se sim mas é em tribunal.
    Quando se vai a imprensa para contar vantagens, ninguem questiona se ha provas

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.