Cabo Verde recebe na próxima semana um contingente de 46 médicos provenientes dos EUA

13/04/2024 21:46 - Modificado em 13/04/2024 21:46

Cabo Verde vai receber na próxima semana um grupo de 46 médicos especialistas provenientes das comunidades cabo-verdianas radicadas nos Estados Unidos da América, anunciou hoje na cidade da Praia, o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

Santo Antão (por um período de 12 dias), São Vicente, cidade da Praia, Santiago Norte, Fogo e Sal são as regiões contempladas com a vinda destes especialistas, que no final farão uma conferência científica de apresentação do estudo em curso da relação entre os EUA e Cabo Verde na área da saúde.

O governante, que deu esta nova, durante a cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (ACA-EUA), disse que “uma boa parte destes técnicos partiram de Cabo Verde como estudantes e hoje estão a retribuir ao país”.

A melhor contribuição que um cabo-verdiano pode dar a Cabo Verde, sintetizou, é formar o seu próprio percurso, a si próprio, empoderar a sua própria pessoa para poder estar à altura também de ajudar o desenvolvimento do país”, afiançou o ministro.

“A relação de Cabo Verde com os EUA faz parte da história da nação cabo-verdiana e da formação e formatação do que é hoje a nação crioula cabo-verdiana”, asseverou, tendo sublinhado que os EUA acolhem a maior comunidade cabo-verdiana radicada na diáspora, calculada em mais de 750 mil habitantes, até a quinta-geração.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.