Bancos fechados no Chipre até quinta-feira

18/03/2013 19:56 - Modificado em 18/03/2013 19:56
| Comentários fechados em Bancos fechados no Chipre até quinta-feira

Banco ChipreOs bancos cipriotas vão permanecer fechados até quinta-feira, revelou hoje fonte do Banco Central do Chipre, depois de o parlamento ter adiado para terça-feira o debate e votação do plano de resgate europeu ao país.

 

 

“Os bancos continuarão fechados na terça e na quarta-feira”, para evitar uma corrida às agências, indicou um responsável do BCC.

 

Como hoje é feriado em Chipre, os bancos ainda não abriram desde que no sábado foi anunciado um plano de ajuda internacional ao país, que prevê como contrapartidas por um empréstimo de 10 mil milhões de euros a cobrança de taxas sobre os depósitos bancários.

 

O anúncio, que previa a aplicação de taxas de 6,75% sobre os depósitos até 100 mil euros e de 9,9% para valores acima de 100 mil euros, provocou uma corrida às caixas multibanco e fez cair os mercados financeiros.

 

As agências internacionais revelaram entretanto que o Governo cipriota estará a negociar um novo plano, que prevê atenuar as taxas ou mesmo isentar os pequenos depositantes.

 

Em causa poderá estar uma alteração na taxa a impor sobre os depósitos até 100 mil euros que passaria a ser 3% ou 3,5% em vez dos 6,75% acordados inicialmente, enquanto a taxa para os depósitos superiores a 100 mil euros passaria de 9,9% para 12,5%.

 

Em discussão poderá também estar uma isenção completa deste imposto para depósitos inferiores a 20 mil ou 25 mil euros, segundo relatos de deputados envolvidos nas discussões, não existindo para já declarações oficiais sobre a existência destas discussões.

 

 

Oje.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.