Presidente grego reúne-se com partidos em tentativa derradeira de formar Governo

13/05/2012 10:56 - Modificado em 13/05/2012 10:56
| Comentários fechados em Presidente grego reúne-se com partidos em tentativa derradeira de formar Governo

O Presidente grego, Karolos Papoulias, tem agendado para este domingo reuniões com os líderes dos partidos que conseguiram assento parlamentar, na última tentativa de evitar novas eleições.

A série de reuniões começou ao início da manhã. Papoulias reúne-se primeiro com os líderes do Pasok (socialistas), da Nova Democracia (conservadores) e da Syriza (radicais de esquerda), as três forças políticas mais votadas nas eleições.

Aos três respectivos líderes já foi dado mandato para formar Governo, mas nenhum conseguiu a coligação necessária.

Mais tarde, o Presidente grego reúne-se individualmente com os líderes de cada um dos partidos mais pequenos com representação parlamentar.

Caso Atenas não consiga constituir um Governo, serão convocadas novas eleições em Junho. Na última votação, que penalizou os partidos defensores das políticas de austeridade, a Nova Democracia conseguiu 18,85% dos votos. Em segundo lugar ficou a Syriza, com 16,78%, e o PASOK em terceiro, com 13,18%.

O impasse político tem alimentado o receio de uma saída da Grécia da zona euro e de uma bancarrota. As conversas entre Papoulias e os partidos poderão durar dois ou três dias.

O líder da Nova Democracia, Antonis Samaras, afirmou à chegada ao encontro com o Presidente que deveria ser formado um Governo de coligação por um período de dois anos, com a missão de manter o país dentro da zona euro.

“O povo grego deu-nos um mandato para colaborarmos de forma a mudar as políticas permanecendo no euro. Um mandato para cooperar num Governo viável pelo menos até às eleições europeias de 2014”, disse Samaras, citado pela AFP.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.