Dom Ildo Fortes “ existem coisas na Igreja que precisam ser consertadas”

15/03/2013 01:23 - Modificado em 15/03/2013 01:23
| Comentários fechados em Dom Ildo Fortes “ existem coisas na Igreja que precisam ser consertadas”

cardeaisO Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes reagiu com satisfação a escolha do Arcebispo emérito de Buenos Aires, Jorge Bergoglio para ser o Pontífice da Igreja Católica. Dom Ildo Fortes afirma que viu no Papa Francisco I, a imagem de uma pessoa com muita simplicidade e diz esperar que novo Papa possa saber lidar com problemas que afectam a Santa Igreja.

 

Em declarações à RCV, o Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes defendeu a simplicidade no seio da Igreja Católica, e enalteceu essa virtude que faz parte da vida do novo Papa Francisco I.

“Pelo respeito com todos os Papas que tivemos, que foram homens queridos e riquíssimos para a nossa Igreja Universal. Mas talvez a própria imagem que Igreja dá de si mesma, pudesse ser mais pobre e mais simples. Falo da nossa Liturgia, falo da nossa própria aparência que as vezes nós damos muita atenção” afirma Dom Ildo.

O Bispo da Diocese do Mindelo caracteriza esses aspectos como periféricos mas salienta que “não é a Liturgia, é a maneira como a gente vive, e podemos correr o risco de esquecer o essencial”.

Para Dom Ildo Fortes, o Papa Francisco representa a simplicidade que a Igreja Universal necessita “a maneira como ele se apresentou ao público das janelas da Basílica, vimo-lo com muita simplicidade falando com as pessoas sem grandes discursos teológicos. E tem que se começar por dentro esta forma simples de falar e de estar no mundo. E se ele conseguir incutir isso a toda a Igreja seria muito bom”.

O Bispo de Mindelo conclui dizendo que há algumas coisas na Igreja Católica que precisam de ser consertadas, para restaurar a imagem dessa Igreja que tem que ser Santa. E ainda acrescenta que “Lidar com esses desafios que temos tido de alguns abusos sexuais, e alguns elementos da Igreja que acabam por manchar a nossa Igreja. Penso que ele saberá lidar bem com isso”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.