Obama diz que o Irão está a um ano de ter uma arma nuclear

15/03/2013 00:26 - Modificado em 15/03/2013 00:26
| Comentários fechados em Obama diz que o Irão está a um ano de ter uma arma nuclear

obamaNuma entrevista a um canal de televisão israelita, o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, disse que “no prazo de um ano, ou perto disso, o Irão conseguirá desenvolver uma arma nuclear”.

 

Na entrevista, transmitida Nesta quinta-feira pela Channel 2 TV e concedida no âmbito da visita que Obama fará a Israel a partir do dia 20 de Março, o Presidente diz que no esforço de travar o programa nuclear iraniano “todas as opções estão em aberto”.

 

A capacidade nuclear do Irão tem sido o problema mais delicado nas relações entre o Governo de Washington e Israel. Obama irá encontrar em Telavive Benjamin Netanyahu, de novo no cargo de primeiro-ministro, uma vez que nesta quinta-feira o líder do Likud (direita) conseguiu formar uma coligação que junta cinco grupos políticos que lhe asseguram a maioria no Parlamento; o Likud ficou em primeiro lugar nas recentes legislativas, mas ficou longe de conseguir eleger a maioria dos deputados.

O Governo de Israel ameaçou por diversas vezes agir militarmente contra o Irão caso obtivesse informações de que este país estaria perto de conseguir construir uma arma nuclear. Já o Governo de Washington tem-se batido pela travagem do programa nuclear de Teerão pela via diplomática, com negociações, e através de sanções económicas. Obama disse na entrevista, citada pela Associated Press, que ainda prefere estas opções.

 

Esta será a primeira visita de Obama a Israel – Netanyahu esteve em Washington em 2012 e recebeu em Telavive o rival de Obama antes das eleições presidenciais americanas de Novembro do ano passado, o republicano Mitt Romney (são amigos de longa data). A agenda que foi divulgada diz que Barack Obama visitará alguns monumentos e Jerusalém Ocidental. Os jornais americanos diziam que o relançar das negociações de paz entre israelitas e palestinianos não está na agenda, pelo menos oficialmente.

 

 

 

publico.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.