WACS inaugurado :Ligados treze paises entre a costa ocidental de África e a Europa

11/05/2012 17:36 - Modificado em 11/05/2012 17:39
| Comentários fechados em WACS inaugurado :Ligados treze paises entre a costa ocidental de África e a Europa

Está lançado o sistema de cabos submarinos WACS, que une 13 países entre a costa ocidental de África e a Europa, com uma capacidade superior a 5.12 Terabits/s.

 

O consórcio West Africa Cable System (WACS) e a Alcatel-Lucent Submarine Networks inauguraram hoje na Cidade do Cabo o sistema submarino WACS de 17.200km que une a Cidade do Cabo a Londres. Este sistema de cabos dá origem a uma nova vaga de largura de banda no continente africano e permite, pela primeira vez, o acesso direto à rede global de comunicações a países como a Namíbia, a República Democrática do Congo, o Togo e a República do Congo.

 

O novo cabo submarino estende-se da África do Sul ao Reino Unido e liga um total de 13 países, contribuindo para a redução dos custos de acesso à banda larga e permitindo a distribuição de aplicações digitais inovadoras em áreas como a educação e a saúde. A largura de banda e velocidade adicional proporcionadas por este novo sistema tem o potencial de estimular novas oportunidades de negócio e contribuir para um aumento dos elos digitais que podem ter um efeito positivo na vida das pessoas no continente africano.

 

De acordo com Angus Hay, Vice-Presidente do Comité de Gestão do WACS, “O simples volume de capacidade agora instalado irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento da banda larga, dando impulso às economias africanas e ajudando a aumentar o padrão e a qualidade de vida dos seus cidadãos. Adicionalmente, o sistema combina uma robustez elevada com latência reduzida, o que proporciona o desempenho e estabilidade necessários para garantir uma entrega de tráfego com a máxima eficiência.”

 

Já na opinião de Philippe Dumont, Presidente da Alcatel-Lucent Submarine Networks, “o WACS representa um novo marco na oferta de conectividade rápida com o objetivo de potenciar serviços multimédia em banda larga. Com a nossa combinação única de experiência e liderança tecnológica temos o prazer de contribuir para que o consórcio WACS possa servir melhor os seus clientes finais, com uma velocidade e largura de banda que permite suportar grandes quantidades de tráfego ao longo do tempo com a máxima fiabilidade.”

O sistema WACS é composto por cabos, repetidores de sinal e terminais submarinos de baixa latência 1620 Light Manager (LM) da Alcatel-Lucent Submarine Networks, proporcionando comprimentos de onda de 10/40/100 Gigabits por segundo na mesma plataforma e com a possibilidade de se realizarem upgrades de capacidade sem afetar o tráfego existente. O sistema integra a tecnologia ótica de 40G da Alcatel-Lucent na secção entre Portugal e o Reino Unido. Este sistema de cabos de nova geração incorpora uma tecnologia pioneira em sistemas submarinos, ao integrar capacidades de restauro avançadas, usando Generalized Multi-Protocol Label Switching (GMPLS) melhorando desse modo a inteligência e os níveis de resiliência da rede. Os testes de latência efetuados no sistema WACS no início do ano, desde a Cidade do Cabo, África do Sul, até Highbridge, Reino Unido, resultaram num Round Trip Delay (RTD) de 138.5 milissegundos, o mínimo atingido até hoje numa distância transoceânica de mais de 13.000km.

O consórcio WACS é constituído pelos seguintes operadores de telecomunicações: Angola Cables, Broadband Infraco, Cable & Wireless, Cabo Verde Telecom, Congo Telecom, MTN, Portugal Telecom, SCPT, Togo Telecom, Tata Communications, Telecom Namibia, Telkom South Africa, Vodacom e Vodafone Espanha.

 

 

Sobre a CVTelecom

 

A CVTelecom anunciou há 3 anos um investimento de 25 milhões de dólares no reforço da capacidade de telecomunicações internacionais, através da implementação de um novo sistema de cabos submarinos, parte integrante deste consórcio internacional.

 

Este investimento vem na linha da actuação da Empresa que tem demonstrado o seu engajamento com o desenvolvimento efectivo das comunicações em Cabo Verde, apostando na inovação, modernização e no acesso às novas tecnologias.

 

Para presenciar este importante momento, a CVTelecom está representada pelo Administrador Executivo Dr. Fernando Severino, e pelo Director do Departamento de Engenharia e Investimentos, Eng. Carlos Inocêncio, num evento oficial que acontece em África do Sul.

 

Em Cabo Verde a comemoração deste importante facto acontece no próximo dia 17 de Maio, Dia Internacional das Telecomunicações.

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.