Lembrada só nas festas de S.João

11/05/2012 00:00 - Modificado em 10/05/2012 23:30

A população d Ribeira de Julião gosta de viver neste local, porque “é calmo, tranquilo e sem violência”. Durante a festa de São João, celebrada em Junho, a zona ganha uma grande vivacidade com o vai- vem de gente.Em particular de quem está no poder e pode fazer alguma coisa para melhor as condições de vida da zona. Mas os moradores sentem que depois da festa, ninguém se lembra mais da Ribeira de Julião.

Manuel conhecido por Nenas, morador da zona, é categórico ao afirmar que ninguém olha para a zona. “Dão muita atenção a cidade,mas nós que somos do campo somos esquecidos”, afirma Nenas. Antão, outro morador da zona também defende a ideia de um abandono por parte das autoridades á zona.

Na lista de coisas prioritárias que desejam ver na zona abrange esta a saúde, educação e saneamento. Os moradores desejam ter uma escola em condições com uma vedação e mais cuidada.Um posto de saúde para cuidar da população é outra das exigências

A zona é caracterizada por ter muitas casas afastadas uma das outras o que dá a sensação que são zonas diferentes já que tem vários focos de habitação separadas. Com essa disparidade habitacional reclamam por mais uma sentina para servir a população. Ana Sofia que mora das últimas casas sente na pele a distância de ter a sentina afastada da sua casa. Quando fala de água também fala de saneamento. E Adelino Costa fecha a lista e acrescenta que a zona precisa “de muito coisa”.

Pedindo atenção os jovens também entram na lista de reclamações exigindo mais oportunidades e emprego. Jandir Pina e Aníbal são dois jovens desta zona que sentem na pele a falta de emprego. Aníbal fala do seu dia que tem que se sentar porque não aparece nada para fazer. A saída dos jovens, como refere Jandir, é a agricultura e a criação de gado “que tem sido difícil nestes tempos”.

Esses moradores esperam que a zona seja dada uma atenção e que seja revista as suas necessidade já que “aqui só tem atenção durante o São João”.

  1. rural xitiado

    Sim, Ribeira de Julião só é lembrada quando ha festas de romarias e quando não há,denominado zona para por somente lixo. É uma zona tranquila mas de uns tempos para cá tem havido muitos problemas entre pessoas residentes e não residentes.

  2. Pùlù - Sancent

    dia qum voltà president de camara, um tita ba resolvè tud esses e outos problemas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.