Relatório do Fórum Económico Mundial: Director-geral do Turismo alerta Governo

8/03/2013 00:31 - Modificado em 8/03/2013 00:31
| Comentários fechados em Relatório do Fórum Económico Mundial: Director-geral do Turismo alerta Governo

Emanuel-Almeida-Director-geral-do-TurismoCabo Verde subiu duas posições no Índice de Viagens, Turismo e Competitividade de 2013 do Fórum Económico Mundial apresentado pela Inove Research. Com a actualização, Cabo Verde ocupa agora a 87ª posição, mais duas que em 2011, numa subida motivada pelos indicadores do ambiente de negócios e infra-estruturas e quadro regulatório, mas sofre penalizações em itens relacionados com os recursos humanos e cultura.

 

Na edição de 2013 do Índice de Viagens, Turismo e Competitividade, Cabo Verde registou uma pontuação de 3,9 pontos, que lhe permite ser líder entre os PALOP e classificar-se em terceiro a nível da CPLP. Perante os dados da Inove Research, o Director-geral do Turismo, Emanuel Almeida considera que o documento vem alertar o Governo para questões que já fazem parte dos trabalhos de planeamento turístico.

“São vertentes que já estamos a trabalhar há muito tempo a questão da sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, a questão do ordenamento do território, das indústrias criativas, e das economias culturais, de forma que os itens onde temos menos pontuação, creio que ser uma preocupação e estamos a trabalhar nesse sentido” sublinha Emanuel Almeida.

Esclarecimento

Porém apesar de liderar o ranking a nível dos PALOP, Cabo Verde é penalizado no destino turístico pelos itens recursos humanos, naturais e culturais. A penalização que Cabo Verde que Cabo Verde sofreu a nível do pilar desses tem uma explicação: a penalização surge através da pontuação nos indicadores sítios, património mundial, espaços para grandes eventos com milhares de assento, feiras internacionais e indústrias criativas.

Para a cultura cabo-verdiana ser um produto turístico, Emanuel Almeida admite que ainda há muito trabalho por fazer. “Para que seja efectivamente um produto turístico é um trabalho que está a ser feito neste momento com resultados positivos a nível do Ministério da Cultura, de forma que não considero ser uma avaliação negativa, mas sim um alerta para podermos trabalhar melhor esse item”.

O Director-geral do Turismo concluiu a sua avaliação do relatório do Fórum Económico Mundial de 2013dizendo estar confiante de que no próximo relatório a ser apresentado em 2015, Cabo Verde vai superar as deficiências que registaram este ano.

 

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.