Um detonador activo

7/03/2013 00:55 - Modificado em 7/03/2013 00:55
| Comentários fechados em Um detonador activo

Bombeiro SVA proliferação de casas de lata na ilha de São Vicente tem sido a grande preocupação do Corpo dos Bombeiros. Esta situação deve-se ao número de registos de incêndios na ilha, uma vez que a maior parte sucede em casas de lata, com destaque para a última ocorrência que provocou uma vítima mortal.

O comandante dos Bombeiros Municipais de São Vicente, João Barros, tem feito um apelo para a fiscalização do crescimento dos bairros de lata na ilha. Barros considera que “em matéria de crescimento desses bairros, a situação em São Vicente é preocupante”.

O relatório de actividades dos bombeiros referente ao ano de 2012 revela que houve 115 incêndios em habitações com maior percentagem de casos em construções de lata. Para João Barros, as condições existentes nessas habitações têm sido um dos factores para a propagação “rápida” das chamas que consomem todo o recheio dessas casas e que, por vezes, culmina em perda de vidas humanas como aconteceu há alguns meses na zona de Fonte Felipe, com a morte de uma idosa.

“Na maior parte dos casos que acontecem em casas de latas, o foco de incêndio surge através de velas ou candeeiros que são deixados acesos. Por vezes, há explosões de camping gás, por causa da elevação da temperatura no interior, o que provoca uma dilatação dessas garrafas. Realço que toda e qualquer habitação de lata tem condições propícias para um pequeno foco de incêndio deflagrar e propagar-se num incêndio de grandes proporções” afirma o comandante dos Bombeiros Municipais.

O entrevistado diz esperar que se consiga fazer algum trabalho, a curto prazo, para evitar que haja situações dessa natureza, com registo de “casos extremos”, isto é, casas de latas a serem consumidas pelo fogo ou pessoas que residem em casas de lata a morrerem carbonizadas. João Barros sublinha que é preciso uma intervenção “urgente” e que é necessário o envolvimento de todos os cidadãos e das autoridades no combate dos incêndios na ilha de São Vicente

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.