Presidente da República busca fortalecer relações com o Luxemburgo em visita de Estado

24/04/2023 17:34 - Modificado em 24/04/2023 17:34

O presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, efectua uma visita de Estado ao Luxemburgo em Maio para impulsionar as relações político-diplomáticas e econômico-empresariais entre os dois países. A visita, agendada para 23 de Maio, ocorre quando Cabo Verde e Luxemburgo celebram 30 anos de cooperação e buscam elevar as relações a um novo patamar.

O objetivo da visita, conforme nota de imprensa, é impulsionar as relações entre Cabo Verde e Luxemburgo a um novo patamar, em termos político-diplomáticos e econômico-empresariais. O convite foi feito pelo Grão-Duque do Luxemburgo, Henrique, e Cabo Verde considera essa viagem uma oportunidade única para o chefe de Estado se encontrar com a expressiva comunidade cabo-verdiana residente no país, em um momento em que se comemoram os 60 anos da emigração cabo-verdiana.

De acordo com a Presidência da República, a cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo é “diversificada e qualificada”, abrangendo áreas fundamentais para o desenvolvimento do país, como emprego e formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, microfinanças e descentralização.

A cooperação também ajuda Cabo Verde a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A visita de Estado ocorre quando Cabo Verde e Luxemburgo celebram 30 anos de cooperação, e a presença de membros do Governo, deputados nacionais, presidentes de Câmara Municipal e representantes do setor econômico-empresarial da delegação que acompanhará o presidente cabo-verdiano reflete a importância dada pelo país à visita.

A Presidência cabo-verdiana destacou ainda que o Luxemburgo é o primeiro país de concentração da Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Cabo Verde e um parceiro fiável e previsível.

Na semana passada, José Maria Neves condecorou o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, com a Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção do arquipélago, pela cooperação com Cabo Verde e apoio na aproximação à União Europeia.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.