Estudantes do ex-ISECMAR com 30 mil contos de propinas em atraso

28/02/2013 00:46 - Modificado em 28/02/2013 00:46

A recusa dos estudantes do  Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da UNICE-CV ex (ISECMAR) em pagar os 1000 escudos por cada exame que realizarem na segunda chamada, motivou uma reunião entre os alunos e o conselho executivo , ontem ,quarta-feira, 27, onde sobressaíram outros problemas na escola.

 

A presidente do conselho directivo, Alexandra Delgado, revela que os estudantes devem 30 mil contos de propinas a esta unidade orgânica da Universidade de Cabo Verde (UNICV). Situação que periga a sustentabilidade desse departamento ,pois de acordo  com a presidente a solução não é fácil “ visto  que são os problemas sociais e financeiros que afectam muitas famílias que chegam a Universidade com os  alunos”

Se por um lado o conselho executivo mostra-se receptivo a propostas individuais de planos de pagamentos de propinas que Alexandra Delgado diz já ter resultado com alguns estudantes, estes querem que o prazo de pagamento seja alargado até dia dez de cada mês, como em anos anteriores.

Os estudantes justificam esta necessidade com o facto de nem sempre as empresas conseguirem pagar os seus funcionários até ao final do mês o que os leva ao pagamento das propinas depois do prazo estipulado. Acontece que acresce aos 9000 escudos que pagam por mês mais 10 por cento de multa pelo atraso.

Perante este e outros problemas levantados no seio da ISECMAR, uma das soluções encontradas foi a criação de uma Associação de Estudantes que facilite o diálogo entre ambas as partes.

 

  1. Echantre

    Segundo o regulamento da UNICV, os estudantes tem direito ao teste de exame. Isto é o teste ja vem incluido na propina. É qualquer universidade isto é assim. Os alunos tem direito do teste. É o Caso do ISCEE, Unimindelo, Lusofona e outros..
    Quanto ao caso da taxa da propina, acham normal que a escola aplica a taxa de 900$ logo no inicio do mês sem estipular um prazo de pagamento ???
    Isto é uma vergonha para uma Univerdidade Publica, esta sendo uma empresa faminta ao Lucro.

  2. André Leite

    Gostaria de mandar um recado ao governo, que julga ser dono de tudo e todos. Também quero receber o iur de 2008 e todos os anos em atraso com os devidos juros, pois se tiver atraso no pagamento de propina escolar da minha filha vou pagar 10% do valor. É justo recupera os 10% tb relativamente ao atraso do iur por receber. Pois eu tb tenho o mei orçamento pq penso eu, ninguém vive sem planos.

  3. companheiros

    estou solidário com os meus colegas, naquela instituição há uma roubalheira sem limite, nos somos extorquidos pelo o sistema sem dó nem piedade
    Fora este governo

  4. S Vicente

    Situação periclitante, famílias que desejam que os seus filhos tenham uma formação superior para que no futuro tenham possibilidade de ser alguém na vida no entanto vêm abraços para pagar a educação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.