Estudantes do ex.ISECMAR organizam manifestação em protesto contra pagamento de exames

27/02/2013 00:58 - Modificado em 27/02/2013 00:58

Terá lugar esta quarta-feira, a partir das 9 horas ,uma manifestação de estudantes do antigo Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR), contra o pagamento de 1000 escudos por cada exame que realizarem entre os dias 7 e 9 de Março, respectivos à segunda chamada. Os estudantes dizem só ter sabido que teriam de pagar o valor ontem, dia 25 de Fevereiro, através de um aviso colocado na Universidade de Cabo Verde (UNICV). Amanhã é o último dia para pagar a inscrição.

 

Antes de realizarem a manifestação, uma das estudantes, Marília Morais, garante que os alunos procuraram falar com a direcção da Universidade. A resposta que obtiveram, do vogal José Neves, é que o valor que tinha de ser pago por cada exame já estava estipulado no novo “Regulamento das Propinas e Emolumentos” aprovado desde Junho de 2012.

 

Questionada sobre se os alunos receberam alguma informação sobre essa alteração no regulamento Marília e outra estudante, Simone Silva dizem que não. Marília reconhece, contudo, que o aviso sobre esse pagamento consta no site da UNI-CV – serviços académicos, facto confirmado pelo NN (http://unicvsac.wordpress.com/2013/01/23/inscricao-exame-2a-chamada/). No mesmo site consta que esse aviso foi colocado no dia 23 de Janeiro de 2013.

 

Os estudantes afirmam-se “desprevenidos” neste momento e o que pedem é para poderem realizar o exame e depois efectuar o respectivo pagamento. Querem perceber também o porquê de terem de pagar esse valor por cada exame, para além dos 9000 escudos que pagam de propina por mês.

 

“Pelo menos deviam deixar os estudantes fazer o exame porque a Universidade sabe que vamos pagar porque um estudante não pode passar de ano sem pagar as propinas”, diz Simone Silva, que reflecte a preocupação que assoma os estudantes nesta situação.

 

Marília e Simone dizem que há muitos estudantes que não estão a conseguir pagar o valor das propinas e sem o pagamento do valor que têm em atraso também não poderão realizar os exames.

  1. SAO VICENTE

    É O TIPO DE ESTUDANTE QUE NAO TEMOS HOJE EM DIA, NEM SEQUER CONHECEM O REGULAMENTO INTERNO DA UNIVERSIDADE ONDE ESTUDAM , PORQUE NAO LÇHES INTERESSA, SE CALHAR NUNCA ENTRARAM NO SITE DA UNIVERSIDADE, SO SABEM FESTEJAR PORQUE SE TIVESSEM FEITO AS DISCIPLINAS NO PRAZO NORMAL NAO ESTARIAM A PAGAR AGORA NA SEGUNDA EPOCA

  2. Africa

    Os Alunos deveriam boicotar os exames e no dia estabelecido para a realização dos exames impedir que qualquer aluno tenha acesso as salas de aulas .Cabo verde precisa de um Rambo não só para este assunto em particular mais para tudo .

  3. Maria Fonseca

    Meus caros em qualquer Universidade do mundo paga se pelos exames porque nos que somos pobres temos de ser diferentes?? Antes de voces andarem a reclamar sem nocao deviam ler na integra o Regulamento da vossa Universidade, conhecerem o Codigo de Conduta do mesmo, conhecerem os vossos Direitos mas tambem OS VOSSOS DEVERES!!!FACAM ANTES MANIFESTACOES PARA EXIGIREM MELHORES CONDICOES DA INSTITUICAO SENAO VEJAMOS AS INSTALACOES DO EX LICEU VELHO QUE ESTA UM TERROR, NA PRAIA HA DINHEIROS PARA AS OBRA!

  4. JB

    Desculpa Maria Fonseca nao estamos a falar de exame de recurso porque isso nao existe na nossa escola nem exame especial se fossem esses exames ninguém estaria a esigir. aqui se fala de desciplinas que sao colocadas via continua

  5. estudanteunicv

    óh São Vicente, de certeza és um dos puxa saco que vive a margem dos corruptos igual a si (k mama xpundrot) .Não deves saber o que é fazer sacrifícios para educar um filho de forma justa e honesta. Lanço uma pergunta e gostaria ter uma resposta convincente. Como, com que dinheiro vamos pagar 1.000$ 00 para exame de cada disciplina para quem vive com planos. Paga-se sim exame em todas universidades, mas não em valores absurdos como este.Basta de roubalheira ness terra!

  6. Mecanica

    Ninguem deveria falar do que não sabe, inclusivo a Maria Fonseca, que de certeza não convive diariamente com a realidade economica de Cabo Verde.
    E caso seja do seu intereço deveria informar-se amais sobre a causa em questão antes de criticar quem quer que seja.

  7. angola

    dona maria fonseca talvez a senhora faz parte dessa roubalheira,por 1 acaso a senhora ja esteve desse lado ,nao……….quantas vezes a senhora ja pagou pelos exames nesta universidade(unicv).

  8. cv

    quem anda a festejar sao voces que estam sentados a recebem o dinheiro que sai dos nossos bolsos.no caso de nao termos feito as disciplinas,isso nao entra na vossa papelada.

  9. Atenta

    Mi pessoalmente um ka ti t oia motivo des reclamação! Estudantes ka kre paga 1000$ p exame, é facil es t estuda e tra nota e dispensa de exame! Pa k tud es barulio? bsot estuda k lá é k ta bsot futuro!

  10. SAO VICENTE

    bsot ba estuda te fca bsot mas melhor, pa festa ha sempre dinheiro, alias festya de estudante é tud dia, pontche de baloi tud dia enfim

  11. LEM

    Queria dizer te atenta,que não sabes das dificultades pessuais e finaceiras de que cada alumo que passa,por isso não falas sem saber e sem noção do que estas a dizer,e de certeza não es estudante do departamento da engenharia para saber o grão dificuldades que nos passamos e a fala te condições os principalmente das engenharias.(a falta de professores conpetentes e formados na area,equipamentos necessarios,laboratorio equipados entre outros.POR ISSO PESSUAL NÃO FALEM SEM NOCÃO.

  12. Silvina

    IGNORANCIA CONSTANTE DOS ESTUDANTES DE CV, Ñ LEEM OS REGULAMENTOS QUE A ELES DIZ RESPEITO, ESTÃO COSNTANTEMENTE MAL INFORMADOS E SO SABE RECLAMAR SEM COERENCIA. A VERDADE É K ENSINO SUPERIOR É PARA QUEM PODE PAGAR, Ñ SÃO OBRIGADOS A LA ESTAREM S Ñ TEM CONDIÇÕES PARA TAL!!! CHEGA DE CHORADEIRAS E LAMECHICES COMO OS FRACASSADOS DOS PORTUGUESES! ESTADO Ñ É VOSSO PAI, ENSINO SUPERIOR É UM INVESTIMENTO K FAZEMOS EM NÓS MESMO!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.