Ministério do Ensino Superior vai recuperar ex-Liceu Gil Eanes

25/02/2013 00:20 - Modificado em 25/02/2013 00:20

O edifício onde funcionou o Liceu Gil Eanes, mais tarde, a Escola Preparatória Jorge Barbosa e, agora, a Reitoria da Universidade de Cabo Verde, vai conhecer uma nova vida com as obras de requalificação. O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação está à procura de parceiros para recuperar o prédio que se transformou num património nacional.

 

Esta garantia é do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação que assegura haver um projecto para remodelar o edifício por onde passaram personalidades como: Adriano Duarte Silva, Baltasar Lopes da Silva, António Aurélio Gonçalves, Teixeira de Sousa, Gabriel Mariano, Amílcar Cabral, Abílio Duarte, Pedro Pires, João Manuel Varela, entre outras figuras cabo-verdianas.

Depois de um processo de remodelação em 2011, que não se concretizou, o Ministro António Correia e Silva diz que se pretende restaurar o prédio honrando a sua história e que o ministério que dirige já apresentou uma proposta à Cooperação Portuguesa, que tem interesse no prédio.

“Estamos em diálogo para que a Cooperação Portuguesa seja uma parte nesse esforço de reabilitação. O prédio não é de reabilitação fácil, uma vez que é preciso respeitar toda a sua trajectória e o seu valor simbólico na história da cidade do Mindelo e do país, pelo que estamos a negociar com parceiros para que o projecto se torne uma realidade” afirma António Correia e Silva.

Recorde-se que em 2008, o Governo doou o espaço à Universidade de Cabo Verde que instalou no local a sua Reitoria e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

  1. Joaquim ALMEIDA

    Jà nao era sem tempo ; no entanto a sua ( CARA DESFIGURADA ) , como se vê na fotografia , ficarà na memoria do povo de Cabo Verde , o edificio que foi o berço dos seus intectuais , que o abandonaram ao ponto de chegar a esta triste figura !!! Jà nao era sem tempo !..
    Um Criol na Frânça ;

  2. Joaquim ALMEIDA

    Errata , faute de frappe ;… Intelectuais e nao intectuais !..

  3. Há muito tempo que esperava isto.

  4. AIBU

    Ja te falod e agora é pa condê ques ta começa obra?
    Tranquilo SV. bo ta levanta devagarim.Problema é pô impé.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.