Militares de Cabo Verde e dos EUA iniciam exercício conjunto em São Vicente

18/03/2024 15:15 - Modificado em 18/03/2024 15:16

A ilha de São Vicente acolhe de hoje, 18 de março a 8 de abril de 2024 o Exercício Granite Falco, de busca e salvamento, realizado no quadro do Acordo de Parceria entre o Estado de Cabo Verde (Ministério da Defesa Nacional) e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional informa que o exercício será conduzido em duas fases (a primeira, de 18 a 26 de março, e a segunda, de 26 de março a 08 de abril), participam 22 militares da Guarda Nacional de New Hampshire e cerda 40 militares (divididos em dois grupos de 20) das Forças Armadas de Cabo Verde, incluindo aviadores, médicos e mecânicos.

à mesma fonte, perspectiva que esta seja mais um momento alto desta parceria, uma vez que representa a troca de experiência e o reforço dos conhecimentos dos militares nacionais a nível das operações de Busca e Salvamento através do treinamento avançado numa variedade de cenários práticos com recurso à utilização de helicópteros.

O ponto alto deste exercício acontece, no dia 28 de março de 2024, com a cerimónia oficial, que conta com a presença das autoridades nacionais (do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas) e da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire.

Recorde-se que o Acordo de Parceria entre o Estado de Cabo Verde (Ministério da Defesa Nacional) e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, foi assinado a 4 de fevereiro de 2022, com o propósito comum de reforçar capacidades nacionais através de intercâmbios militares numa relação profícua, duradoura, e de ganhos para todos.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.