UCID pede embargo e 1º Ministro não comenta

20/02/2013 00:01 - Modificado em 20/02/2013 13:25

A UCID pela voz do Presidente, António Monteiro, anunciou que o seu partido irá solicitar o embargo das obras do acesso norte  do Porto Grande. O Presidente da UCID considera que a praia da Laginha será afectada. Perante essas declarações o 1º Ministro, José Maria Neves, reagiu e adianta que só se pronunciará com base em dados técnicos sobre a Obra.

 

A UCID irá avançar com uma acção junto do Tribunal de São Vicente  pedindo o embargo das obras do acesso norte  do Porto Grande. António Monteiro considera que as obras  são um erro e que irão afectar fortemente a Praia da  Laginha, em vários aspectos como na sua biodiversidade, na qualidade da água  e no activo económico da ilha de São Vicente. Monteiro acrescenta que com as obras não haverá um impacto socioeconómico na vida dos sãovicentinos  que justifique o sacrifício de mais uma parte da orla marítima.

António Monteiro é da opinião que “um verdadeiro projecto de transbordo de contentores que precisamos é que o Governo construa aquilo que prometeu há mais de uma década, isto é, a construção de um terminal de contentores na zona de Morro Branco” e afirma que esse projecto teria um grande impacto socioeconómico na ilha e traria mais benefícios aos saovicentinos sem sacrificar o luxo dos mindelenses que é a praia da Laginha.

Reacções do Primeiro-ministro

José Maria Neves perante as declarações do Presidente da UCID, disse que “não posso pronunciar sobre essas declarações políticas na imprensa”. O Primeiro-ministro justifica que se pronunciará com base em dados e fundamentos técnicos.

  1. João Laginha

    uma pergunta ao sr. Ex-Vereador do ambiente da CMSV.
    porque o sr. António Monteiro não se pronunciou em tempo quando lhe foi solicitado e tinha a obrigação legal de se pronunciar?
    omitiu-se quando era o seu tempo de se pronunciar.
    devia ser responsabilizado por isso

  2. Ajax!

    Esta paranóia está a pôr-me a pensar – Todos: A Câmara Municipal, o seu presidente os vereadores, a A.M, os deputados e até o povo porém ninguém se pronunciou enquanto o projecto estava em apresentação pública, período em que qualquer um poderia “mandar bocas”, criticar, apresentar dúvidas e ou receios contudo e como sempre o povo está mais sintonizado para paródias do que se preocupar com o seu futuro… Vejam, todos agora no facebook pousam de heróis sem que saberem o fazem…

  3. Noronha

    Quem é esta «bora café» para estar ou querer embargar qualquer obra em Cabo Verde? Devia era estar calado porque teve oportunidade em se pronunciar sobre este assunto e não o fez , ficando de bico calado e agora vem com lenga lenga em nome de um partido minoritário em Cabo Verde sem influência popular querer brincar gato/rato.Haja paciência senhor corrupto e violador dos direitos da violência do genero.

  4. TubarãoAzul10

    Vamos ter o bom senso e discutir de forma séria esta questão.
    As coisas não podem ser vistas com leveza e é importante as partes dialogarem-se. Não é preciso ser tecnico da área para afirmar que essa obra é uma aberração!!

  5. Rafael Vitoria

    O Sr.João Laginha,deveria assumir a sua critica identificando com o seu nome completo pois falando as escondidas,quer dizer que não acredita na Democracia em Cabo Verde e nem assume aquilo que deita da boca para fora.
    Povo de S.Vicente, se querem fazer algo para S.Vicente, ja é hora de deixarem de comentar as escondidas,homem não deve sentir medo de exigir aquilo que tem direito.
    Ainda bem que tem Monteiro,se tivesse mais talvez a ilha estaria melhor.

  6. Joaquim ALMEIDA

    Praia de Matiota , hoje ” Laginha ” , a praia a mais frequentada nao so por habitantes de Sao Vicente mas também por emigrantes e turistas . O seu espaço o seu ambiente , fornece uma alegria ao povo do Mindelo ,de todas as classes .e isso todos os dias . A ilha de Sao Vicente tem recantos tao belos que a natureza lhe ofereceu e que hoje , o homem pelo seu egoismo , quer o desfigurar .

  7. MARIA

    Sr. Noronha devé ser um borra de café maior pois deve ser proveniente de Badilândia que querem é destruir Mindelo. Ainda bem que apereceu o Monteiro para tomar providencia pq até agora são só bocas e nenhuma acção. Não permitemos que a nossa menina dos olhos seja destruida.

  8. Artista de soncente

    Este senhor há muito tempo que devia ser embargado pelo povo, e este partido sem futuro. Quer armar-se em dono da verdade e do bom senso. Porquê é que não disse nada quando era vereador do ambiente e que tinha essa responsabilidade. Anda a brincar com as pessoas, ganhando a custa do povo há mais de 20 anos, no bem bom e nada faz em prol destes.

  9. Ivandro Lima

    Quem disse que a praia da Laginha irá desaparecer? Já viram o projecto? Sabem o que vão fazer ali?… Não!! Então deixem de fazer isso tudo um assunto politico e de “nóia”, esperem até tudo estar pronto, porque será um investimento com frutos no futuro. Deviam estar preocupados com outras coisas em vez de estarem a falar de coisas que nem sequer sabem ou tem o conhecimento e muitos aqui a discutirem porque ouviram falar isso ou aquilo. Porque não preocupar com a crise que vem ai ou os Impostos?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.