90 dias de suspensão para agentes da PN apanhados a beber em serviço

14/02/2013 00:22 - Modificado em 14/02/2013 00:22

A lei seca lançada pelo Ministério da Administração Interna sobre a punição de polícias apanhados a beber em serviço foi executada na ilha de São Vicente: dois agentes da PN foram suspensos e outros colegas estão sob vigilância.

 

Para a ministra da Administração Interna, Marisa Morais, os agentes da Polícia Nacional devem ser os primeiros a dar o exemplo à sociedade. Marisa Morais condena a atitude de polícias que fazem uso de bebidas alcoólicas durante o período de serviço. E no Comando da PN na ilha de São Vicente, a MAI identificou dois agentes e mandou aplicar-lhes um castigo: 90 dias de suspensão e com orientação para receber apoio psicológico.

Devido a esta situação, o Comando da Polícia Nacional está a vigiar o uso de bebidas alcoólicas por parte de polícias durante o exercício das suas funções para que a norma imposta pelo Ministério da Administração Interna seja executada. A Polícia Nacional já identificou cinco casos de agentes que tendem a beber durante o serviço, por isso, está a apostar no gabinete de psicologia que existe no comando para acompanhar casos de comportamentos desviantes.

Este online soube que “alguns tiveram acompanhamento psicológico, mas há quem já tenha sido submetido a tratamento hospitalar. Mas a PN quer eliminar esse problema no seio da classe, por isso, está à procura de melhores soluções para combater o vício do álcool, que muitas vezes leva alguns polícias a faltarem ao trabalho”.

  1. Mindelense

    O Comando da PN e o Ministério da Justiça, atuaram corretamente, têm de ser punidos, e claro, também é preciso serem acompanhados, no caso de já serem dependentes de alcool. O exemplo tem de começar de dentro para fora. Beber em serviço é muito complicado, aliás é punido por lei. Agora é preciso estender estas outras instituições do estado.

  2. Africa

    S.Vicente sempre com essa mania de dar o exemplo , há quanto outros policias a fazer o mesmo em Cabo Verde . Agora quando se trata de reivindicar e defender direitos ficamos longe a espere .

  3. Francisco Mendes

    Muito bem Senhora Ministra , com o trabalho não se brinca. todoas os efectivo tem os seus tempos livre para para tomar um caquinho.

  4. CidadaoCV

    Não é ser “radical”, mas, um agente policial não deveria ser consumidor de álcool, nem fora de serviço e muito menos ainda em serviço. Um agente policial que apresentasse em serviço com sinais de ter consumido álcool deveria ser expulso por justa causa. É uma questão de imagem, e quem não se identifica com a imagem, não entra ou sai da polícia.

  5. Paulino

    bOM DIA,
    EXCELENTE MEDIDA MORAIS, PQ OS POLICIAIS ANDAM A COLOCAR CONDUTORES OS BAFÓMETROS E AS VEZES ESTAO ELES EMBRIAGADOS. MAU EXEMPLO. DOA A QUEM DOER

  6. Silvina

    ALELUIA, FEZ-SE LUZ!!! É PRECISO MÃO PESADA NOS PN OS QUAIS DEVIAM SER BEM FORMADOS E EXEMPLARES. NO PERIODO DE CARNAVAL TIRAM AS BEBIDAS DAS VENDEDEIRAS AMBULANTES E CONSOMEM-NAS. ESSA POLICIA É MUITO MAL FORMADA COM GENTE COM NIVEL MUITO BAIXO DE ESCOLARIDADE SEM TECNICAS NENHUMAS DE TRATO COM O PUBLICO E BANDO DE BEBADOS. TAMBÉM COMO É POSSIVEL FORMAR UM POLICIAL EM 3 MESES E ESPERAR QUE ELE SEJA EXEMPLAR???

  7. di bila

    es lei ta vigora so na Sao Vicente, pamodi na otus ilhas es ta bota sem tchacota

  8. Álvaro

    SEM DÚVIDA É UMA MEDIDA BOA, MAS TAMBÉM É NECESSÁRIO FORMAR AGENTES POLICIAIS COM NÍVEL DE LICENCIATURA E MAIS PROFISSIONALIZADO. EXISTE UM PÉSSIMO COMPORTAMENTO DE ALGUNS PRINCIPALMENTE OS MAIS ANTIGOS, QUE PASSAM ESTES PRÍCIPIOS AOS MAIS NOVOS . O TEMPO DE FORMAÇÃO TAMBÉM É MUITO POUCO, ACHO QUE DEVIA HAVER UM PERÍODO PARA PREPARAÇÃO (FORMAÇÃO BÁSICA ) E DEPOIS ESPECIALIDADES NUM MÍNIMO DE 1 ANO. DEPOIS PARA SEGUIR A CARREIRA DE OFICIAIS TER CURSO DE ESPECIALIDADE COM 2 ANOS.

  9. Cipriano Maurício

    Acho justo. Qualquer profissional devia ser punido por beber em serviço. Penso que todos os comandos do páis deviam estar atentos porque esse é um fenómeno nacional, infelizmente.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.