Primeiro-Ministro garante que reconhece papel fundamental dos professores cabo-verdianos

23/04/2023 19:17 - Modificado em 23/04/2023 19:17

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, destacou a importância dos professores do país no Dia do Professor Cabo-Verdiano. Numa mensagem alusiva à data, Correia e Silva reconheceu o papel fundamental que os professores desempenham na formação e desenvolvimento das crianças e jovens de Cabo Verde, além de ressaltar o empenho do governo em fortalecer o sistema educativo do país, com foco na reforma do ensino básico e secundário, formação contínua dos professores e modernização das infraestruturas educativas.

“A aposta nas línguas estrangeiras, nas TIC e na transição digital são prova do nosso compromisso em alinhar o Sistema Educativo Nacional com os padrões dos países mais avançados da OCDE”, afirmou o Primeiro-ministro, ressaltando a importância da educação de excelência para todos.

Neste dia reconheceu também os desafios enfrentados pela classe docente, mas acredita que, com o empenho e dedicação dos professores, será possível elevar a qualidade do ensino em Cabo Verde.

“Neste Dia do Professor Cabo-Verdiano, agradecemos a cada um dos nossos docentes pelo seu trabalho incansável e comprometido, e reforçamos o nosso compromisso em apoiar a classe docente na construção de um futuro mais próspero e justo para Cabo Verde”, finalizou o Primeiro-ministro.

O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) também se manifestou, na sua página de Facebook, sobre o Dia do Professor Cabo-Verdiano, enfatizando a importância da data como uma oportunidade para que autoridades, professores, estudantes e a sociedade civil em geral reflitam sobre formas eficazes de valorizar o papel dos professores como “agentes ativos no desenvolvimento social”.

A homenagem também partiu do Ministério da Educação que reconhece e valoriza o papel do professor cabo-verdiano como “pedra angular” do Sistema Educativo Nacional, contribuindo para a construção de uma sociedade “mais inclusiva, democrática, justa e equilibrada”.

O ministério também enfatizou os desafios enfrentados pelos professores em termos de desenvolvimento de suas carreiras e na consolidação das condições para o exercício da função docente. Por isso, diz que o governo está trabalhando para regularizar as carreiras e melhorar as condições de trabalho dos professores, incluindo a implementação do Sistema Nacional de Formação de Professores.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.