Carnaval 2013: folia e criatividade batucam a crise

13/02/2013 00:40 - Modificado em 17/02/2013 16:57

O Carnaval mindelense surpreendeu mais uma vez pela positiva. Cor, movimento e folia estiveram presentes no sambódromo do Mindelo, com os quatro grupos oficiais a mostrarem o trabalho para deleite do público que esteve presente em massa para presenciar o já prestigiado Carnaval mindelense. Quatro os grupos oficiais, cada um com o seu enredo, vestimentas, andores, rainhas e reis mas com o único objectivo de brincar o Carnaval.

 

O Grupo do Monte Sossego foi o primeiro a pisar o sambódromo. O Grupo nesta participação, sambou com “cor e folia para despertar São Vicente” e com um desejo de voltar aos “tempos de canequinha” para perspectivar um melhor futuro. A mensagem era simples: levantar Mindelo e fazer com que “não caia no esquecimento”.

 

Os sonhos Sem Limites deram asas aos seus sonhos com “a ideologia do universo”. Com um pedido simples ao universo para revelar os seus segredos, mostrando sempre que “o Carnaval está no sangue”. Foi uma viagem aos mistérios do universo e da história da humanidade.

 

O mundo mágico da Walt Disney lembrou a todos que “são sempre crianças”. Os personagens dos desenhos animados ganharam vida para também abrilhantar o Carnaval mindelense. O grupo Flores do Mindelo celebrou desta forma o seu 10º aniversário.

 

O último a desfilar foi o campeão, Cruzeiros do Norte, que mostrou a importância da escrita e do alfabeto. Uma viagem desde a origem da escrita à era digital, recordando que a quem “não aprender a escrever vai ser colocada orelha de burro” e a quem não aprender a ler “palmatória vai esquentar-lhe a mão”.

 

Este ano, o Carnaval surpreendeu tendo começado no horário previsto. O que há de assinalar é o esforço dos grupos em valorizarem o Carnaval, juntando todas as gerações numa festa genuinamente mindelense.

 

  1. Carnaval Comercial

    Carnaval foi bnite , MAS UM CARNAVAL COMERCIAL, carnaval de mindelo ca te resumi ne qs 4 grupos, e os GRUPOS DE ANIMAÇÃO ?? quem ca te lembra de Cacoi, Faray, Maltas Lama, Mampritinha , Jon Sonte ma ses babosa etc etc … a ORGANIZAÇÂO tem q espia preenxe espaços com animação.. PORQ CONDE CATEM GRUPOS È ANIMAÇÃO QUE TE SFA NOS CARNAVAL.. PEna q tinha grupos de animação organizado q es ca tcha desfila….

  2. Beita costa

    Desde quando sao vicente, ou seja Cabo Verde tem sambodramo.
    Nao sabia aonde fica?

  3. Alice

    Falou muito disse pouco… na criol so blue…

  4. gloria

    oh Beita, bo deve ser de kes pessoas k estudá na Brasil e k bem k kel mania de brasileira, muita ignorância de bo parte estod ta dze um cosa desse. francamente, bo divia era ter ogulho de nôs terra, pq é esse k é d nôs. no pode ka tem um sambodromo moda na bo Brasil, ma no tem orgulho na nôs Rua de Lisboa! ba katá m**** na tcker

  5. PJota

    Oh Glória, bô devia respondê a ess Beita que nôs sambódromo ê más grande c´aquel de Rio de Janeiro porque el ê composto pa: Rua de Lisboa, Av. Baltazar Lopes, Praça Nova, Av. 5 de Julho, sem contá c´avenida Marginal…. el ê grande e bnite. Pove de S. Vicente tem orgulhe de sê sambódromo…. ê lá que nôs criólas lindas de Mindelo tá mostrá sês beleza, sês samba…. Inveja mata… dor de cotovelo mata…. Nôs de SV nô tem orgulho na nôs terra….SV ê singular….. ô non?

  6. PJota

    Quanto a Carnaval Comercial… oh criatura gente tem que evoluí….
    Cacoi ma Ninanja, Faray, Manpritinha criá nôs tude… passaram à história… nô ta lembrás através de outros jovens que ta continuá sês trabói dum forma mais… MODERNA, mais… CRIATIVA…. mas… BNITE… enfim… nô divia estode orgulhoso de nôs POVO e de nôs CARNAVAL.
    Viva Mindelo
    Viva Carnaval,
    Viva S. Vicente…. terra saaaaaaaaaaaaaabeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…..

  7. PJota

    Concordo com o Sr. Tito Lívio… a classificação deixou muito a desejar…
    Acho que o 1º lugar foi bem dado para os Cruzeiros do Norte. O 2º lugar deveria ser para Monte Sossego, o 3º para Sonhos sem Limites e o 4º para Flores do Mindelo que apanhou a boleia de ficar no 2º lugar e sabem porquê?? Porque tinha pelo 3 membros daquel maldito juri que tinha fidje ta desfilá na Flores do Mindelo e Cruzeiros do Norte… Isso não pode ser… Os jurados têm que ser pessoas neutras….Viva carnaval de SV.

  8. PJota

    De Samba Tropical ninguém falá….
    NÔS SAMBA TAVA MAS BNITE QUE NUNCA…..
    CHEI DE LUZ, GLAMOUR, PLUMAS, PAETÊS… CHEI DE VIDA E BELEZA…
    NÔS VELHA GUARDA E NÔS JOVENS TA DE PARABÉNS…
    D. LUISA, D. ELSA, D. CARMITA, D. SÃO, D. FERNANDA, D. GINAU, SR. DAIA, SR. NEGRA, SR, MORAZZO, SR. VIRISSS, OTES SENHORAS E SENHORES DE COMISSÃO…
    PARABÉNS PA ESSE GRANDE PRESENTE QUE BSOT DÁ ESS POVE… NÔ TA ESPERÁ MÁS 25 ÓNE – BODA D´OURO – DE BELEZA E GLAMOUR….

  9. Nati Lima

    Mnin’s de Mont Sossego espalhod pa tud mund. Nôs qu foi pioners de carnaval d’ nôs zona, já e altura de nô começa ta pensa num data pa junta tud lá e desfilá. Um táva gosta de oia otra vez quel trio de porta bandera composto pa Julia e Vera de Nita e Milú de Sr. Teodor que abri ala 1ª vez que MSossego saí. Nô revive Broda e nhá bol tem nata. Qui tal nô junta lá daqui a 2 one??

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.