Quem diria: ” Não gosto do Carnaval

11/02/2013 01:25 - Modificado em 11/02/2013 01:51

Uma minoria , compreensivamente silenciosa, não se identifica com esta sabura de quase todos e há quem diga : não gosto do Carnaval! Gostos não se discutem e ninguém leva a mal porque é Carnaval

Carnaval é a festa de todos os mindelenses e todos se revêem na sua folia?Não! Melhor : nem por isso!Quando entra o mês de Fevereiro, tradicionalmente o mês do Carnaval, Mindelo ganha uma nova dinâmica, onde o Carnaval é o prato principal. E parece que todos comem no mesmo prato : Músicas, batucadas, ensaios, desfiles, mandingas, corpos quase nus , grogues , cervejas, amores,pois com sentencia a cultura popular mindelense : depos de pasá sab morre ca nada. Mas dizer que, tradicionalmente, todos os mindelenses comem desse prato que a maioria considera gostoso, é um exagero. É que alguns , uma minoria , compreensivamente silenciosa, não se identificam com esta sabura de quase todos. Motivos pessoais, religiosos ou que o Carnaval já perdeu o brilho de outrora, são razões que muitos encontraram para justificar a sua ausência nas comemorações da festa do Rei Momo.

Roberto Santos, estudante universitário, é bastante crítico em relação a esta festa. Para ele, a festa tem perdido qualidade ano após ano e relembra com nostalgia os trabalhos realizados nos finais dos anos 90. E o que classifica como “falta de brilho” no Carnaval, não justifica todo o frenesim à volta do Carnaval.

 

Renato é outro exemplo de quem não vai no ritmo da batucada do Carnaval. Baseando-se em razões religiosas, este jovem indica os motivos porque não festeja o Carnaval. Tendo como base a Bíblia fala em “separar o espiritual do carnal”.

 

“Eu não gosto de ir para a morada por causa das multidões e dos empurrões para ver os grupos”. Aponta Jorge Nascimento pelo facto de não marcar presença no Carnaval. Esta é uma das razões mais comentadas já que de uma forma ou de outra, a maior parte dos mindelenses estarão festejando o Carnaval na cidade. Mas ainda para quem acha que todos os mindelenses gostam do Carnaval, Rogério Delgado diz simplesmente: “Não gosto de Carnaval”.

  1. Mindelense

    Tenho de concordar em parte com o Jorge e o Renato, e devo dizer que pelas críticas não é uma minoria não. Devido ao caos social que vivemos, quase uma falta de respeito generalizada por parte de uma grande franja da população, o Carnaval foi perdendo brilho, por exemplo, nos diversos desfiles de finais de semana que antecedem o Carnaval, pode-se verificar pessoas gritando palavrões, outros simulando cenas de sexo, consumindo bebidas alcoólicas, que muitas vezes culminam em violência gratuita….

  2. Mindelense

    Tendo em conta as razões apresentadas no meu primeiro comentário, vem contribuindo o afastamento de muitas pessoas, mas como a maioria acha que é normal as pessoas gritarem palavrões no meio da batucada, consumir bebidas alcoólicas em plena rua pública, simular cenas de sexo, etc…, ou seja, a inversão de valores veio para ficar, o errado tomou o lugar do certo e do bem. Eu pessoalmente já fui uma única vez, assisti o desfile de crianças, lá pelo menos não houve essas atrocidades…..

  3. Silvina

    Grande escabeche, nem Jesus consegui agradar a todos!!! Caranaval é pa gente de mente e espirito aberto, é uma forma de se desanuviar da vida para que se possa revIgoarar pra aguentar o resto do ano. VIVA CARANAVAL DE MINDELO!!!!

  4. Traquine

    BOCIS TCHA MA EH DE DESPARATE. CARNAVAL É FESTA DPOVO.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.