Tubarões Azuis: o longo e doloroso caminho africano para chegar ao Mundial 2014

8/02/2013 00:09 - Modificado em 8/02/2013 00:14

Com a prestação de Cabo Verde na CAN 2013 aumentou a expectativa entre os cabo-verdianos numa possível qualificação dos Tubarões Azuis para o Mundial 2014, a ser realizado no Brasil. Mas os cabo-verdianos têm que ter atenção, que o modelo desta prova difere do apuramento que garantiu a primeira participação na CAN, e que a Cabo Verde tem um longo e doloroso caminho para estar presente no Brasil.

 

Os cabo-verdianos viveram momentos históricos com a qualificação dos Tubarões Azuis para a CAN 2013. A primeira aparição de Cabo Verde na maior competição do futebol africano era um desígnio da nação cabo-verdiana que foi concretizada pelo seleccionador Lúcio Antunes, Federação Cabo-verdiana Futebol, staff técnico, jogadores e a comitiva que integrou os Tubarões Azuis.

Com a chegada à África do Sul, Cabo Verde deixou uma imagem na CAN que lhe coloca ao nível das melhores selecções de África. Os Tubarões Azuis ficaram pelos quartos-de-final, mas demostraram que tinham estrutura para atingir as fases seguinte da prova, e o seu feito histórico fica guardado na memória dos cabo-verdianas e de várias selecções africanas.

Findo a participação na CAN, a selecção cabo-verdiana de futebol vai preparar o próximo jogo de apuramento para o Mundial 2014, com a Guiné Equatorial. Pela imagem que os Tubarões Azuis deixaram ao mundo, a nação cabo-verdiana sonha com a qualificação para o mundial, mas é preciso colocar um freio nessa euforia, porque os Tubarões Azuis vão enfrentar diversas dificuldades para alcançar esse objectivo.

 

Condicionamentos

 

As duas derrotas anteriores com a Tunísia e a Serra Leoa deixaram o sonho cada vez mais longe porque Cabo Verde, que integra o grupo B terá que percorrer um amargurado caminho para chegar a fase mundial. Os Tubarões Azuis ocupam a última posição do grupo sem qualquer ponto, a Tunísia é líder com seis pontos, seguido da Serra Leoa com quatro e Guiné Equatorial com um.

A selecção de Cabo Verde tem nos próximos meses quatros jogos, cuja vitória e a garantia do primeiro lugar do grupo se afigura para muitos cabo-verdianos com a chave para os Tubarões Azuis chegarem pela primeira vez ao mundial. Mas não basta conseguir o impossível de ficar no primeiro lugar do grupo.

É que o continente africano por determinação do modelo da competição coloca cinco selecções na Copa do Mundo do Brasil, e Cabo Verde compete não apenas com quatro países do grupo B, mas sim com 40 selecções africanas que lutam por um lugar no Mundial 2014.

Assim sendo para chegar ao mundial não basta sonhar, é preciso vencer o grupo para fazer parte das dez selecções que passam a terceira ronda, a ultima fase de acesso, onde os países qualificados jogam a duas mãos e os cinco vencedores recebem o passaporte para a Copa do Mundo. ( ver calendário da CAF para copa 2014 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Eliminatórias_da_Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014

  1. tibaron

    com essa equipa vamos apurar para o Mundial, temos potencial, a base ja esta criada

  2. teste

    Uma opinião :.Nunca usam wikipedia como fonte… Mesmo, contendo informação correctas , necessita sempre de uuma fone mais credivel… porque qualquer pessoa , pode alterar a informação do wikipedia…

  3. Penso que a nossa selecção independentemente, dizer que está no ultimo do grupo, poderá ultrapassar todas essas barreiras e estar no Mundial. Esta hora não devemos meter medo e falar prá negativa. Temos que pensar positivo

  4. depina

    we might be there with hard work!!!! lets go Cape Verde!!!

  5. Dje Guebara

    Bravo ? Lucio Antunes um homem que não alimenta dos seus sonhos.se emvelheça cedo,siga sonhando porque sonhar não costa nada e tamben a sorte è louca e a quqalquer lhe pode tocar.

  6. amilcar

    nao sbem fazer contas o la em cima

  7. Isa

    Muita força, lutar para vencer! com muita fé que a nossa seleçao vai realizar este sonho – chegar ao mundial 2014…. Acreditar quem crer é poder, lutar e venceeeerrrrrrrrrrrrrrrr

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.